Entrevista - Adail Silva Paz




     Adail Silva Paz é natural de Campina Grande e ingressou na secretaria do curso de Engenharia Elétrica em 1991, um ano antes da criação do PET-Elétrica, ainda na então UFPB.

     Em entrevista ao Jornal, Adail comenta sobre sua  trajetória profissional e sua visão do Grupo PET-Elétrica.

 
 
    1. A senhora é natural de que cidade e o que você fazia antes de trabalhar na UFCG? 
    
    Sou natural de Campina Grande, e antes de trabalhar UFCG, apenas estudava.

   2. Há quanto tempo a senhora trabalha na UFCG e quais etapas superou para ser secretária da coordenação do curso de Engenharia Elétrica?

    Estou na UFCG desde 1985, exercendo a função de assistente em administração no Departamento de Engenharia Mecânica; em 1989 fui transferida para o Departamento de Física, onde permaneci por um ano  e meio; em 1991 surgiu a oportunidade de substituir a secretária da coordenação de graduação em engenharia elétrica, D. Neuza,  que estava se aposentando, onde estou até então.

    3O que o Curso de Engenharia Elétrica representa para a senhora?

    Fazer parte de Elétrica é motivo de orgulho para mim.  É muito bom fazer parte de uma equipe que vislumbra sempre se superar e procura dar o seu  melhor ,com o intuito de elevar o nome do nosso curso e consequentemente da nossa instituição.

    Não deixando de ressaltar a prazerosa relação profissional  permeada de carinho, respeito e muita consideração.  O que torna o nosso ambiente de trabalho extremamente agradável, que nos dar prazer de sair de casa a cada dia para trabalhar.

   4Qual a influência do Grupo PET-Elétrica para o Curso de Engenharia Elétrica?

   O grupo PET é um referencial, que  sempre  cito como um bom exemplo a ser seguido pelos alunos, é um grupo que não visa só a “bolsa”, seu interesse é bem abrangente.  O vejo como uma influência superpositiva para os nossos alunos e os que desejam vir para o curso, é o nosso cartão de visitas ; também considero uma amostra do potencial  do  alunado que formamos.  Exemplo disto é que quando necessitamos de apresentação do curso, nos colégios de ensino médio, sempre sugerimos o PET como representante, acreditamos que o grupo passa credibilidade e propaga bem o nosso curso.

  5Quais lembranças a senhora ainda guarda do primeiro Grupo PET-Elétrica?

   Um grupo parceiro, alunos dedicados ao curso, participantes  ativos nas transformações do curso, no movimento estudantil.  Ajudaram na elaboração do currículo que aí está.   Lembro que eles pesquisavam os curriculos de outros cursos e traziam sugestão para então coordenador e tutor do PET Prof. Benedito Aguiar.  Digitam os planos de cursos, trabalhavam na formação da cadeia de pré-requisitos, montavam fluxogramas...

  6Trabalhando na coordenação, a senhora deve ter vários momentos marcantes desse Grupo guardados em sua memória. A senhora poderia compartilhar algum momento que merece destaque?

   -  A colaboração imprescindível no período de matrícula que  junto com CAEE auxiliava a coordenação na organização do processo, uma vez que era toda ela era feita de forma presencial e manual;

  - Participação na organização de eventos  na área tecnologia a exemplo da FETEC, uma feira de tecnologia que acontecia anualmente, geralmente no Spazzio;

  - Oferta de mini cursos para funcionários e alunos do CCT que tivessem interesse em aprender a utilizar novas ferramentas de informática principalmente no ambiente Windows;

  - A disponibilidade, sempre, de representar o curso nos eventos nas escolas de nível médio, nas feiras tecnológicas, nos eventos técnicos e científicos;

  7Qual é a sua visão do Grupo hoje?

    Como já disse no início nosso cartão de visita, o grupo que tem a competência para representar nosso alunado em qualquer lugar. Meninos e meninas responsáveis , que muitas vezes esquecem dos seus próprios interesses em detrimento do interesse coletivo.  Comprometido do o fortalecimento do tripé que sustenta uma IES, Ensino, Pesquisa e Extensão.

  8Em que aspectos o PET poderia melhorar para ajudar o Curso?

   - Buscar uma maior proximidade com os alunos;

  - Divulgar de forma mais efetiva  o que é o PET, as ações que desenvolve para despertar interesse dos alunos de  participarem;

 - Ser um instrumento de propagação da normas que regem a graduação, para isto se aprofundar mais do que se refere a direitos e deveres dos corpo discente;

 Buscar participar das discussões que possam trazer mudanças para o curso,  sendo voz e ouvidos dos demais alunos;

  9. Finalizando a entrevista, o que a senhora tem a dizer aos atuais integrantes do Grupo PET-Elétrica e aos futuros petianos?

  Que continuem fazendo a história do grupo PET, que como tantos que passaram pelo grupo sejam exemplos a serem citados.  Procurei não citar nomes, para não injusta e acabar esquecendo de mencionar um ou outro, mas com certeza os feitos de cada estão na memória de todos nós que fazemos Elétrica.

  Aproveito o momento para agradecer a vocês e a todos os outros que passaram pelo grupo, com quem sempre pude contar.


Elvys Raposo e Natália Medeiros    

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