Entrevista - Adail Silva Paz
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Adail Silva Paz é natural de Campina Grande e ingressou na secretaria do curso de Engenharia Elétrica em 1991, um ano antes da criação do PET-Elétrica, ainda na então UFPB.
Em entrevista ao Jornal, Adail comenta sobre sua trajetória profissional e sua visão do Grupo PET-Elétrica.
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1. A senhora é natural de que cidade e o que você fazia antes de trabalhar
na UFCG?
Sou natural de Campina Grande, e antes de trabalhar UFCG, apenas
estudava.
2. Há
quanto tempo a senhora trabalha na UFCG e quais etapas superou para
ser secretária da coordenação do curso de Engenharia Elétrica?
Estou na UFCG desde 1985,
exercendo a função de assistente em administração no Departamento de Engenharia
Mecânica; em 1989 fui transferida para o Departamento de Física, onde permaneci
por um ano e meio; em 1991 surgiu a
oportunidade de substituir a secretária da coordenação de graduação em
engenharia elétrica, D. Neuza, que
estava se aposentando, onde estou até então.
3. O que o Curso de Engenharia Elétrica representa para a senhora?
Fazer parte de Elétrica é motivo de orgulho para mim. É muito bom fazer parte de uma equipe que vislumbra sempre se superar e procura dar o seu melhor ,com o intuito de elevar o nome do nosso curso e consequentemente da nossa instituição.
Não deixando de ressaltar a prazerosa relação profissional permeada de carinho, respeito e muita consideração. O que torna o nosso ambiente de trabalho extremamente agradável, que nos dar prazer de sair de casa a cada dia para trabalhar.
4. Qual a influência do Grupo PET-Elétrica para o Curso de Engenharia Elétrica?
O grupo
PET é um referencial, que sempre cito como um bom exemplo a ser seguido pelos
alunos, é um grupo que não visa só a “bolsa”, seu interesse é bem
abrangente. O vejo como uma influência
superpositiva para os nossos alunos e os que desejam vir para o curso, é o nosso
cartão de visitas ; também considero uma amostra do potencial do
alunado que formamos. Exemplo
disto é que quando necessitamos de apresentação do curso, nos colégios de
ensino médio, sempre sugerimos o PET como representante, acreditamos que o
grupo passa credibilidade e propaga bem o nosso curso.
5. Quais
lembranças a senhora ainda guarda do primeiro Grupo PET-Elétrica?
Um
grupo parceiro, alunos dedicados ao curso, participantes ativos nas transformações do curso, no
movimento estudantil. Ajudaram na
elaboração do currículo que aí está.
Lembro que eles pesquisavam os curriculos de outros cursos e traziam
sugestão para então coordenador e tutor do PET Prof. Benedito Aguiar. Digitam os planos de cursos, trabalhavam na
formação da cadeia de pré-requisitos, montavam fluxogramas...
6. Trabalhando
na coordenação, a senhora deve ter vários momentos marcantes desse Grupo
guardados em sua memória. A senhora poderia compartilhar algum momento que
merece destaque?
- A colaboração imprescindível no período de matrícula que junto com CAEE auxiliava a coordenação na
organização do processo, uma vez que era toda ela era feita de forma presencial
e manual;
- Participação na organização de eventos na área tecnologia a exemplo da FETEC, uma
feira de tecnologia que acontecia anualmente, geralmente no Spazzio;
- Oferta de mini cursos para funcionários e alunos do CCT que
tivessem interesse em aprender a utilizar novas ferramentas de informática principalmente no ambiente Windows;
- A disponibilidade, sempre, de representar o curso nos eventos
nas escolas de nível médio, nas feiras tecnológicas, nos eventos técnicos e
científicos;
7. Qual é a sua visão do
Grupo hoje?
Como
já disse no início nosso cartão de visita, o grupo que tem a competência para
representar nosso alunado em qualquer lugar. Meninos e meninas responsáveis ,
que muitas vezes esquecem dos seus próprios interesses em detrimento do
interesse coletivo. Comprometido do o
fortalecimento do tripé que sustenta uma IES, Ensino, Pesquisa e Extensão.
8. Em
que aspectos o PET poderia melhorar para ajudar o Curso?
- Buscar uma maior proximidade com os alunos;
- Divulgar de forma mais efetiva o que é o PET, as ações que desenvolve para
despertar interesse dos alunos de
participarem;
- Ser um instrumento de propagação da normas que regem a
graduação, para isto se aprofundar mais do que se refere a direitos e deveres
dos corpo discente;
- Buscar participar das discussões que possam trazer
mudanças para o curso, sendo voz e
ouvidos dos demais alunos;
9. Finalizando a entrevista, o que a senhora tem a dizer aos atuais
integrantes do Grupo PET-Elétrica e aos futuros petianos?
Que continuem fazendo a história do
grupo PET, que como tantos que passaram pelo grupo sejam exemplos a serem
citados. Procurei não citar nomes, para
não injusta e acabar esquecendo de mencionar um ou outro, mas com certeza os
feitos de cada estão na memória de todos nós que fazemos Elétrica.
Aproveito o momento para agradecer a
vocês e a todos os outros que passaram pelo grupo, com quem sempre pude contar.
Elvys Raposo e Natália Medeiros
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