A importância da divulgação científica
Preparação de aulas, orientação de alunos, produção de textos didáticos, elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, participações em eventos, comissões, além de organização documental de informações científicas ou tecnológicas para públicos diferenciados, são algumas das facetas importantes do vasto e intricado processo de comunicação que permeia as atividades acadêmicas.
No ambiente acadêmico, a produção e a transmissão do conhecimento envolvem a comunicação direta, que viabiliza o intercâmbio de idéias e experiências entre pessoas, e a comunicação indireta, que se estabelece por meio de documentos e sistemas de comunicação de alcance interno e externo.
Se a comunicação interna desempenha um papel importante no lado administrativo, a comunicação externa se configura como o elo entre a academia e a sociedade, por divulgar não apenas o que se produz no âmbito acadêmico, mas por dar visibilidade ao que potencialmente pode ser colocado à disposição da sociedade, a quem, em última análise, a academia deve servir.
Porém, para que a comunicação entre o mundo acadêmico e o público externo, ou até mesmo ao público interno, mas não pertencente a uma determinada área específica do assunto abordado, se torne efetiva, algumas barreiras linguísticas precisam ser ultrapassadas. E isto só é possível mediante um tipo de comunicação que viabilize o relacionamento entre a academia e os seus diversos públicos. Este tipo de comunicação é o Jornalismo Científico.
Neste contexto, o Jornalismo Científico se destaca como um tipo particular de comunicação que busca traduzir os fatos e os termos técnicos e científicos para uma linguagem mais fácil de ser assimilada pelo público leitor em geral.
Na prática, para que o Jornalismo Científico aconteça, jornalistas e cientistas precisam colaborar mutuamente, pois, em geral, a linguagem científica difere da linguagem jornalística, os meios e os interesses também são diferentes. Isto requer entendimento, “afinação de violas”. Assim, superadas as barreiras da linguagem e rompidas as barreiras dos preconceitos, esses profissionais terminam por cumprir um relevante papel social, na medida em que decodificam para o público em geral muitos trabalhos produzidos no ambiente acadêmico, os quais, sem a intermediação dos profissionais da comunicação, ficariam restritos, no máximo, às publicações especializadas destinadas a um reduzido público especializado.
Ciente da importância da divulgação científica, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) disponibilizará, em breve, duas abas na Plataforma Lattes, uma na qual o pesquisador colocará informações sobre a inovação de seus projetos e pesquisa; e na outra, ele listará iniciativas de divulgação e educação científica.
Prof. Dr. Benedito Antonio Luciano
Tutor do PET Engenharia Elétrica
Membro da Associação Brasileira de Jornalismo Científico
_________________________________________________________________________________________