Downloads num piscar de olhos


O mundo está em constante evolução e nos últimos anos ela tem se dado de forma ainda mais acentuada. Inicialmente, tínhamos uma internet lenta que precisava ser discada. Graças ao avanço da tecnologia e ao benefício econômico cada vez maior, são muitas as pesquisas em desenvolvimento relacionadas à internet. E o fato de boa parte da população mundial considerar a internet um meio essencial de troca de informações e veículo de trabalho, também impulsiona os avanços.

A capacidade de transmissão de dados foi aumentando gradativamente. Hoje temos uma internet mais veloz e eficiente, a internet 3G. Porém, vem aí a quarta geração da internet, desenvolvida na Coréia do Sul: a internet 4G traz avanços significativos e está sendo recebida por vários países como uma das grandes novidades da tecnologia. No Brasil, está em fase de teste. Em países da Europa e nos Estados Unidos a internet 4G já está sendo comercializada e conta com grandes operadoras disputando o mercado.

O novo modelo atinge 600Mbps, uma velocidade 180 vezes maior que a atual 3G e faz desnecessário o uso de roteadores pois toda a transmissão será feita por satélite. Estas são apenas algumas vantagens do novo sistema que terá Campina Grande como uma das cidades de teste no Brasil.

A Sky, em parceria com Nokia Siemens Network, é a única empresa que já disponibiliza a inovação no mercado. De início só estão sendo oferecidos pacotes de 2Mbps e 4Mbps e com modens fixos, mas a promessa é que aumente com o tempo.

Apesar de todos os benefícios trazidos, temos uma realidade bem diferente. A verdade é que a própria internet 3G ainda está se popularizando no Brasil e, como todas as outras, a 4G entrará no mercado com um custo relativamente alto. A internet 4G faz parte do plano de desenvolvimento para a Copa do Mundo no Brasil em 2014. As cidades que sediarão os jogos também fazem parte das listadas para teste, mas até agora o sistema só foi implantado em Brasília. 

Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff prometeu que até 2013 a cobertura da internet 4G no Brasil estará pronta para ser usada em sua totalidade, já que é uma das exigências da FIFA.

Assim esperamos que, com o incentivo do governo e com uma maior concorrência, possamos ter preços mais acessíveis. E podemos nos animar quanto aos prazos? “A licitação da faixa de frequência 2,5 GHz, que será usada para o novo sistema, está prevista para maio. E estará disponível também a faixa de 450 MHz, que levará a banda larga para zona rural.”, afirma o jornal O Globo.

Além da vantagem de disponibilizar altas taxas de transferências de dados, podemos contar com a estabilidade, mesmo em movimento (como em um carro, por exemplo), pois não haverá perda considerável de velocidade. Em breve, poderemos fazer downloads em um piscar de olhos, seja em casa usando um modem fixo ou na rua através do celular. Agora só nos resta esperar para poder usufruir dessa maravilhosa ultra velocidade de internet.


Natália Silva Medeiros

    _________________________________________________________________________________________


Facebook Comments