Entrevista com os vencedores do Desafio Circuito Integrado


         Antônio Nilton B. Júnior, Reubem Palmer Rezende de Sousa e Hugo Monteiro Silva, alunos no sexto semestre de Engenharia Elétrica, foram os grandes vencedores do Desafio Circuito Integrado, competição de eletrônica realizada pelo PET-Elétrica no 2° Dia da Engenharia Elétrica. Em entrevista ao Jornal, os integrantes da equipe "Top Gear" falam sobre a experiência de participar do Desafio e os planos para o futuro.


         1)     O que os motivou a participar da competição?

         A ideia de propor uma solução a um problema nos foi atraente, afinal de contas, quando formados, seremos também resolvedores de problemas. Além disso, a gente viu no desafio a  oportunidade de colocar em prática a teoria vista nas disciplinas do curso.

 

        2)     Comente o porquê da escolha do nome da equipe.

     O nome foi escolhido de última hora. Foi uma sugestão de um aluno de outra equipe. Acabou sendo interessante pelo fato de lembrar nossas infâncias e ter um tema musical.


        3)     Descrevam brevemente seu projeto.

        Trata-se de um carrinho acionado apenas pela luz de uma lanterna específica.


        4)     Como ocorreu a idealização do carrinho?

         A gente baseou o projeto na ideia de fazê-lo imune à interferências do ambiente. Para isso, fizemos um “controle remoto” com um oscilador de 2048Hz (a cristal) e no carrinho fizemos o circuito composto por 2 filtros passa-faixa em cascata seguidos por um controle de corrente para o servo motor de antena parabólica. Utilizamos um servo devido ao bom torque e ao baixo consumo de energia, além de ele ser encontrado aos montes em lojas de manutençãode parabólicas.


        5)     Quais as principais dificuldades encontradas na elaboração do projeto?

         As dificuldades foram várias. Nossa tentativa inicial era mandar um sinal modulado por PWM, mas não conseguimos. Quando implementamos a ideia apresentada no desafio, a gente percebeu que a amplificação do sinal estava muito alta e o motor estava dando interferência no circuito receptor. O maior problema foi obter o maior ganho possível sem que houvesse interferência.



                               




         6) Quais características do seu projeto vocês acreditam que foram diferenciais para a obtenção do primeiro lugar?

         Acreditamos que um carrinho que respondesse apenas ao seu controle e o baixo custo (estimamos que os gastos totais foram menos de 15 reais, além do protoboard e 3 baterias de 9V).



        7) Existem planos de aprimorar o carrinho?

        Posteriormente a gente pretende voltar com a ideia de utilizar modulação PWM e implementar o controle de curva e marcha à ré. Não sabemos ainda se isso pode dar certo.



        8) Qual a aprendizagem recebida com o Desafio?

        As diferenças entre o modelo ideal e real nunca foram tão fortes! A gente percebeu o número de tentativas frustadas pode ser muito grande até que se obtenha algo que funcione, mas o
importante é não desistir.       


Júlio Cesar Cavalcanti