A linguagem C está de luto!



- Coloca um “for”. – Não, eu prefiro um “while”. Qual o aluno de Engenharia Elétrica que nunca participou de uma discussão dessas? A linguagem de programação C é um elemento bastante presente na vida dos estudantes. Já no primeiro período da graduação, somos apresentados a essa rica ferramenta da programação estruturada. O conhecimento adquirido com essa linguagem aplica-se em diversos momentos do curso, mostrando assim o quão importante é a Linguagem C para a Engenharia Elétrica.

No último mês de outubro, o universo da tecnologia sofreu um grande abalo com a morte do criador da Linguagem de Programação C, Dennis Ritchie, que faleceu aos 70 anos de idade. Sem dúvidas, um ícone do último século nos deixa. Dennis Ritchie nos presenteou com uma linguagem que veio com o propósito de facilitar o desenvolvimento de programas mais extensos e com menos erros, e esse objetivo foi satisfatoriamente atingido. O C, como é mais conhecido entre os programadores, se apresentou como uma linguagem simples e interessante para o desenvolvimento de grandes projetos.

A linguagem C tem a capacidade de proporcionar ao programador uma sensação que poucas linguagens conseguem transmitir, que é o sentimento de programar por paixão aquilo que se está executando. Dennis Ritchie deixa muito mais do que uma linguagem de programação, ele deixa um grande legado para a humanidade. A morte do criador da linguagem C, apesar de menos alarmada, é tão triste para o mundo tecnológico quanto à morte do ícone Steve Jobs.

Para terideia da importância da linguagem C, o Windows, que é o sistema operacional mais utilizado no mundo, foi desenvolvido em grande parte na linguagem C. O C rapidamente ganhou espaço no mundo da programação, tornando-se uma linguagem de uso universal. Sem dúvida alguma, Dennis Ritchie merece nossos sinceros agradecimentos pela grandiosa contribuição que ele deu para o mundo da tecnologia.

Fica o desejo de que a memória de Dennis Ritchie seja preservada por diversas gerações, e, como em um loop infinito, seu trabalho seja valorizado e aproveitado pelas gerações vindouras.

 

Rayan Lucas Barreto