COBENGE 2011
Entre
os dias 03 e 06 de outubro deste ano, ocorreu, em Blumenau-SC, a XXXIX edição
do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O Centro de Ciências e
Tecnologia (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a
ABENGE, promoveu um espaço para discutir e refletir ações no âmbito do ensino
das Engenharias.
O XXXIX COBENGE apresentou como
tema “Formação Continuada e Internacionalização”, uma escolha extremamente
pertinente considerando o atual momento econômico brasileiro. As diversas obras
de infraestrutura (sejam elas relacionadas às Olimpíadas de 2016, Copa do Mundo
de 2014, novas usinas hidroelétricas ou demais ações relativas ao Programa de
Aceleração do Crescimento – PAC), além do desafio que constitui a exploração do
pré-sal, sinalizam e justificam a crescente demanda por profissionais na área
da Engenharia. Buscam-se mais e melhores engenheiros, preparados para um mundo
internacionalizado; portanto, são ainda mais valorizadas experiências de
integração curricular com o exterior e formação continuada.
Durante
os cinco dias do evento a programação se dividiu entre quatro Sessões
Plenárias, trinta e seis Sessões Técnicas (entre apresentações em pôster e
orais), quatro Workshops, e cinco
Sessões Dirigidas; nos intervalos também estava disponível uma Feira de
Exposição de produtos e serviços de diversas empresas e instituições. No total
foram aceitos para publicação 481 artigos, um elevado número que acarretou em
diversas salas com apresentações em paralelo.
A grande maioria dos congressistas era composta por
professores (com destaque para coordenadores de cursos, diretores e
representantes de universidades). Seus trabalhos estiveram essencialmente
relacionados a experiências específicas e propostas inovadoras no âmbito do
ensino – com ênfase nas estratégias utilizadas, formação continuada, retenção e
evasão, parcerias com o exterior e Ensino Baseado em Problemas (PBL). São
exemplos obtidos em apresentações orais: o Projeto Global Drive1, um
consórcio internacional de universidades que discutem educação global em
engenharia; o ensino de campo magnético utilizando realidade aumentada2
(o objeto é filmado e aparece na tela do computador, mas permitindo que sejam
“visualizadas” as linhas de campo); e as experiências em estágio constatadas
pelo Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG3, Talvanes
M. Oliveira.
Apesar de em menor número, o
XXXIX COBENGE também contou com a participação de graduandos; sendo a maioria
dos que apresentaram publicações relacionados à Engenharia Elétrica e
Computação. Muitos dos trabalhos expunham experiências obtidas em disciplinas
caracterizadas pela execução de projetos – atividades desenvolvidas pelos
alunos que integravam diversos conhecimentos e com aplicabilidade posterior
como material de ensino. Neste contexto, enquadra-se o trabalho de controle de
uma estufa para desidratação de frutas4 realizado no Instituto Federal de Santa Catarina,
desenvolvido para ser utilizado como material didático na unidade curricular de
Controle de Processos.
Dentre
as participações estudantis também se encontravam ações dos Grupos PET. Para
citar duas delas, o PET Elétrica – UFES abordou o estudo da propriedade
intelectual5 e expôs as atividades do Grupo voltadas a esclarecer
sobre o tema, enquanto nós, do PET Elétrica – UFCG, apresentamos artigo sobre a
reformulação do Minicurso de Análise de Circuitos no MATLAB®6 (desafios,
contrapartidas e resultados obtidos). Outra contribuição interessante foi o
trabalho realizado na UFRGS sobre a evasão em Engenharia Elétrica7,
uma pesquisa que explicita e documenta as já conhecidas falhas no ensino
(elencando o despreparo de alguns profissionais no chamado “método te vira”,
com depoimentos de ingressantes, desistentes e concluintes, além de análises
estatísticas e sugestões para melhoria do curso).
O
XXXIX COBENGE, na sua primeira edição em Blumenau, não permitiu aos
congressistas motivos para reclamar do evento (inclusive a cerimônia de
encerramento foi realizada na tão famosa Oktoberfest). Com uma estrutura
impecável e repleto de discussões pertinentes, revigorou o ânimo daqueles que
pensam o ensino em Engenharia. Ficou clara a necessidade de uma formação
sólida, permeada com atividades práticas e voltada a desenvolver um profissional dinâmico; sendo elencado o estudo de outros
idiomas e a capacidades de gerenciar equipes.
Paola P. Furlanetto
1. Netto, Marcio L.; Mugnela, Bruno
S. O PROJETO GLOBAL DRIVE E SUA
REPERCUSSÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA. XXXIX Congresso
Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.
2. Macedo, Suzana da H.; Fernandes,
Filipe A.; de Lima, José V.; Biazus, Maria Christina V. ENSINO E APRENDIZAGEM DO CAMPO MAGNÉTICO DE UM ÍMÃUSANDO REALIDADE
AUMENTADA. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE
2011, Blumenau - SC.
3. Oliveira, Talvanes M.; Oliveira,
Tchaikowisky B. de. ANÁLISE DA
CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ELETRICISTA DA
UFCG. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011,
Blumenau - SC.
4 . Asmus, Bernardo F; Naccache,
Bernard; Milena Won Dias Victorette;
Dias, Roberto Alexandre; Noll, Valdir; Dutr, Cynthia B. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE APLICADO A UMA ESTUFA DE
DESIDRATAÇÃO DE FRUTAS. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em
Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.
5. Amaral, Murilo P.; Iglesias,
Matheus S.; Vassallo, Raquel F. INTRODUÇÃO
À PROPRIEDADE INTELECTUAL AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E A IMPORTÂNCIA
DA INCLUSÃO DE SEU ESTUDO. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em
Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.
6. Gurjão, E. C.; Furlanetto, P. P.;
Cordeiro, I. N. A.; Mello, J. P. R. A ; Nascimento, A. B. ; Pereira, P. D. ;
Pinto, T. M. S. ; Santos, J. C. C. ; Araújo, A. C. ; França, R. L. B. ; Pontes,
E. R.; Freitas, N. B.; Diniz, L.. MINICURSO
DE ANÁLISE DE CIRCUITOS NO MATLAB. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação
em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.
7. Barbosa, Paola V.; Mezzomo,
Felipe Haas; Loder, Liane Ludwing. Motivos
de Evasão no curso de Engenharia Elétrica: Realidade e perspectivas. XXXIX
Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.