COBENGE 2011        

                   Entre os dias 03 e 06 de outubro deste ano, ocorreu, em Blumenau-SC, a XXXIX edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a ABENGE, promoveu um espaço para discutir e refletir ações no âmbito do ensino das Engenharias.

             O XXXIX COBENGE apresentou como tema “Formação Continuada e Internacionalização”, uma escolha extremamente pertinente considerando o atual momento econômico brasileiro. As diversas obras de infraestrutura (sejam elas relacionadas às Olimpíadas de 2016, Copa do Mundo de 2014, novas usinas hidroelétricas ou demais ações relativas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC), além do desafio que constitui a exploração do pré-sal, sinalizam e justificam a crescente demanda por profissionais na área da Engenharia. Buscam-se mais e melhores engenheiros, preparados para um mundo internacionalizado; portanto, são ainda mais valorizadas experiências de integração curricular com o exterior e formação continuada.

         Durante os cinco dias do evento a programação se dividiu entre quatro Sessões Plenárias, trinta e seis Sessões Técnicas (entre apresentações em pôster e orais), quatro Workshops, e cinco Sessões Dirigidas; nos intervalos também estava disponível uma Feira de Exposição de produtos e serviços de diversas empresas e instituições. No total foram aceitos para publicação 481 artigos, um elevado número que acarretou em diversas salas com apresentações em paralelo.

      

            A grande maioria dos congressistas era composta por professores (com destaque para coordenadores de cursos, diretores e representantes de universidades). Seus trabalhos estiveram essencialmente relacionados a experiências específicas e propostas inovadoras no âmbito do ensino – com ênfase nas estratégias utilizadas, formação continuada, retenção e evasão, parcerias com o exterior e Ensino Baseado em Problemas (PBL). São exemplos obtidos em apresentações orais: o Projeto Global Drive1, um consórcio internacional de universidades que discutem educação global em engenharia; o ensino de campo magnético utilizando realidade aumentada2 (o objeto é filmado e aparece na tela do computador, mas permitindo que sejam “visualizadas” as linhas de campo); e as experiências em estágio constatadas pelo Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG3, Talvanes M. Oliveira.

            Apesar de em menor número, o XXXIX COBENGE também contou com a participação de graduandos; sendo a maioria dos que apresentaram publicações relacionados à Engenharia Elétrica e Computação. Muitos dos trabalhos expunham experiências obtidas em disciplinas caracterizadas pela execução de projetos – atividades desenvolvidas pelos alunos que integravam diversos conhecimentos e com aplicabilidade posterior como material de ensino. Neste contexto, enquadra-se o trabalho de controle de uma estufa para desidratação de frutas4 realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, desenvolvido para ser utilizado como material didático na unidade curricular de Controle de Processos.

         Dentre as participações estudantis também se encontravam ações dos Grupos PET. Para citar duas delas, o PET Elétrica – UFES abordou o estudo da propriedade intelectual5 e expôs as atividades do Grupo voltadas a esclarecer sobre o tema, enquanto nós, do PET Elétrica – UFCG, apresentamos artigo sobre a reformulação do Minicurso de Análise de Circuitos no MATLAB®6 (desafios, contrapartidas e resultados obtidos). Outra contribuição interessante foi o trabalho realizado na UFRGS sobre a evasão em Engenharia Elétrica7, uma pesquisa que explicita e documenta as já conhecidas falhas no ensino (elencando o despreparo de alguns profissionais no chamado “método te vira”, com depoimentos de ingressantes, desistentes e concluintes, além de análises estatísticas e sugestões para melhoria do curso).

               O XXXIX COBENGE, na sua primeira edição em Blumenau, não permitiu aos congressistas motivos para reclamar do evento (inclusive a cerimônia de encerramento foi realizada na tão famosa Oktoberfest). Com uma estrutura impecável e repleto de discussões pertinentes, revigorou o ânimo daqueles que pensam o ensino em Engenharia. Ficou clara a necessidade de uma formação sólida, permeada com atividades práticas e voltada a desenvolver um profissional dinâmico; sendo elencado o estudo de outros idiomas e a capacidades de gerenciar equipes.

Paola P. Furlanetto

 

1. Netto, Marcio L.; Mugnela, Bruno S. O PROJETO GLOBAL DRIVE E SUA REPERCUSSÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

2. Macedo, Suzana da H.; Fernandes, Filipe A.; de Lima, José V.; Biazus, Maria Christina V. ENSINO E APRENDIZAGEM DO CAMPO MAGNÉTICO DE UM ÍMÃUSANDO REALIDADE AUMENTADA. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

3. Oliveira, Talvanes M.; Oliveira, Tchaikowisky B. de. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ELETRICISTA DA UFCG. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

4 . Asmus, Bernardo F; Naccache, Bernard;  Milena Won Dias Victorette; Dias, Roberto Alexandre; Noll, Valdir; Dutr, Cynthia B. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE APLICADO A UMA ESTUFA DE DESIDRATAÇÃO DE FRUTAS. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

5. Amaral, Murilo P.; Iglesias, Matheus S.; Vassallo, Raquel F. INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE SEU ESTUDO. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

6. Gurjão, E. C.; Furlanetto, P. P.; Cordeiro, I. N. A.; Mello, J. P. R. A ; Nascimento, A. B. ; Pereira, P. D. ; Pinto, T. M. S. ; Santos, J. C. C. ; Araújo, A. C. ; França, R. L. B. ; Pontes, E. R.; Freitas, N. B.; Diniz, L.. MINICURSO DE ANÁLISE DE CIRCUITOS NO MATLAB. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.

7. Barbosa, Paola V.; Mezzomo, Felipe Haas; Loder, Liane Ludwing. Motivos de Evasão no curso de Engenharia Elétrica: Realidade e perspectivas. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, Blumenau - SC.