Educação Brasileira: Conjuntura de Problemas


A problemática da educação brasileira é nítida e vem sendo amplamente discutida ao longo dos anos, apesar disto a sociedade não consegue enxergar melhoras consideráveis, o que só acentua o atraso no desenvolvimento do Brasil perante os outros países.

Atrevo-me a dizer que o centro do problema está na educação básica. A escola pública, em geral, não é um ambiente acolhedor, nem instiga os alunos a pensar e a buscar o conhecimento. A cultura por si só já enraíza nas mentes das crianças que estudar é algo enfadonho e que ir a escola é um tormento.

Por outro lado, os professores recebem salários pífios e não se sentem estimulados a oferecer o seu melhor em sala de aula e a buscar novos meios de melhorar o aprendizado dos alunos. Não sejamos inocentes para supor que todos os professores irão dar o melhor de si simplesmente por amor à profissão, quando são obrigados a realizar uma cansativa jornada tripla de trabalho para ter condições de sustentar a família.

Além disso, a família normalmente não trabalha junto à escola na formação dos alunos. Muitos pais entregam toda a educação dos filhos a cargo do profissional de ensino e se esquecem da importância de seu acompanhamento diário das atividades da criança, além da participação em eventos da escola.

Em meio a tudo isso, tenho certeza que muitas crianças com um grande potencial intelectual e que poderiam realizar grandes feitos por nosso país são “atrofiadas” diariamente; sem estímulo para aprender o quanto é bom receber e multiplicar conhecimento.

Infelizmente, devido a essa conjuntura, nossa juventude torna-se cada vez mais apática aos problemas de nosso país e não “aprende a pensar”, nem muito menos a ter senso crítico e a buscar melhores condições de vida. Então permanecemos em um terrível ciclo: a classe política não cuida bem da educação, o povo não desenvolve senso crítico, nem aprende a votar com consciência e, por conseguinte, o governo se mantém oscilando entre grupos de políticos paternalistas.

  Nayara Brandão de Freitas



Confira um vídeo interessante relacionado à temática do artigo na seção Diversos.