Hope and curiosity about the
future seemed better than guarantees. That's the way I was. The unknown was
always so attractive to me... and still is.
(Hedy
Lamarr)
Quando
se pensa em genialidade surge no imaginário comum a caricatura do cientista
maluco - com os cabelos emaranhados, um quadro repleto de equações inatingíveis
e palavreado beirando o incompreensível. Para os mais estudados é recorrente
vislumbrar os grandes, como Tesla, Edson
e Nash, com suas histórias repletas de traços excêntricos.
Certamente
uma beldade imersa na Era de Ouro de
Hollywood, rosto e corpo fisicamente perfeitos, não é cotada como opção de
grande cientista... Hedy Lamarr, uma vez chamada a mais bela mulher em filmes, cuja beleza e presença de cena são
mundialmente reconhecidas, foi o contra exemplo vivo.
Nascida
com o nome de Hedwig Ava Maria Kiesler em nove de Novembro de 1913, filha de um
banqueiro e uma pianista, Hedy pertencia à classe média alta judia de Viena.
Desde jovem seu talento era evidente, aos dezesseis anos, ela largou a escola e
mudou-se para Berlin, onde estudou teatro com Max Reinhardt - diretor que a
descobrira.
Surgiu
no cinema alemão com o nome de Hedy Kiesler e realizou algumas participações
até despontar com sua atuação em Extasy (co-produção
checo-austríaca de 1933). Foi nesta película que
revolucionou e escandalizou a sociedade da época ao aparecer completamente nua
e simular um ato sexual, fatos inéditos até então. As cenas, ambas com não mais
que dez minutos, foram suficientes para banir o filme de inúmeros países e
renderam à atriz um contrato com a MGM, além de uma surra do marido.
O
autor da agressão era Fritz Mandl, um próspero fabricante de
armas e simpatizante dos Nazistas conhecido por ser extremamente ciumento e
controlador. No auge de sua cólera, gastou mais de trezentos mil dólares para
recolher e incendiar cópias de Extasy difundidas
por toda Europa.
Foi um casamento infeliz, mas rendeu à jovem o
ódio aos Nazistas (similar ao que sentia pelo esposo) e o conhecimento
sobre armamentos bélicos. Hedy acabou
por dopar sua camareira e fugir para Londres (seguindo para os Estados Unidos),
numa bela noite de festa.
Na América, era o jovem e
exótico talento. Louis B. Mayer, que conhecera a atriz na capital inglesa, a
promoveu como a próxima Greta
Garbo; ela ganhou o nome de Hedy Lamarr, uma chance em Hollywood e uma nova
vida. Já divorciada de Mandl, no ano de 1938, estreou com Algierie. Contudo o sucesso e reconhecimento internacional vieram
com Sansão e Dalila (1949).
Em
meio ao glamour das câmeras está uma passagem até recentemente negligenciada:
seu viés de cientista e inventora. Neste panorama, é essencial a figura de seu
amigo George Antheil; músico genial, além de escritor e estudioso de
endocrinologia e história militar - em biografia própria, o Bad Boy da Música.
Hedy
e George se conheceram em uma festa de Hollywood, onde discutiram sobre a
guerra na Europa e a ameaça que representavam Hitler e a Alemanha. Acabaram por
se encontrar na tarde seguinte para discutir como poderiam ajudar a deter
Hitler.
Apesar
de uma formação básica longe de qualquer treinamento técnico, Hedy conhecia a respeito
dos mísseis controlados por rádio (quando casada com Mandl, estava presente nas
reuniões de negócios do marido) e compreendia que estes eram facilmente desviados
pelo inimigo – motivo pelo qual nunca saíram do papel. O insight veio quando ela percebeu que ao falar estamos sempre
trocando frequências; nascia, assim, o conceito fundamental do frequence-hooping (salto de frequência).
Juntos eles desenvolveram o Sistema Secreto de Comunicações, o qual
estava sempre alterando a frequência de modo a não ser rastreado (apenas o
transmissor e o receptor estavam sincronizados, conheciam a ordem correta em
que o sinal era enviado). Segundo Antheil, cabia a Lamarr a maior parte do crédito
na invenção. Entretanto ele foi essencial no projeto do sistema, este era
baseado em 88 frequências (correspondentes ao número de teclas de um piano) e utilizava
rolos de papel perfurados - coordenado de forma semelhante aos dezesseis pianos
que o músico controlava em seu Ballet Méanique.
A
patente foi concedida em onze de Agosto de 1942, época na qual Hedy, aos 26 anos,
já era conhecida mundialmente como atriz e símbolo sexual. Os inventores,
seguindo o objetivo inicial do projeto, cederam os direitos ao exército
americano por cinco anos. Entretanto as Forças Armadas Americanas
negligenciaram a obra de Lammar e Antheil, ela nunca chegou a ser utilizada na
Segunda Guerra Mundial.
Na
época Hedy ainda se mostrou interessada em uma posição com o Dr. Kettering no
primeiro “Conselho Nacional de Inventores”. Entretanto foi desencorajada, persuadida
a utilizar sua imagem e fama na arrecadação de recursos para a guerra. Chegou a
vender beijos por 50 mil dólares e arrecadar sete milhões numa só noite!
Somente
depois de vinte anos, durante a Crise de Mísseis de Cuba (1962), a tecnologia
do Sistema Secreto de Comunicações passou
a ser empregada na transmissão de mensagens secretas. Em suma, ela foi reinventada como spred-spectrun por engenheiros da Sylvania Electronic Systems Division (com circuitos eletrônicos
substituindo os rolos de papel perfurados) e, desde então, tem larga aplicação
nos cenários militar e das comunicações - celular, fax, Wireless Wi-Fi9 (WLAN),
etc.
Hedy
e George nunca chegaram a receber qualquer soma em dinheiro por sua invenção,
entretanto houve um reconhecimento (embora que tardio). Lamarr foi recompensada
com o Pioneer Award da EFF (Electronic Frontier Foundation), além de
ser a primeira mulher a receber o BULBIEª
Gnass Spirit of Achievement Bronze Awar (o “Oscar” das invenções). Antheil,
que morreu nos anos 60, também foi honrado. Ainda se somam aos prêmios inúmeras
menções ao trabalho da dupla, prova que a comunidade científica passou a vê-los
como uns dos seus.
Durante
toda sua vida Hedy lutou por um papel no mundo que lhe considerasse mais do que
a beleza física. Segundo ela seu rosto era uma máscara que não podia retirar e
sua beleza uma maldição que lhe trouxera muitos casamentos infelizes e
infortúnios. A atriz que buscava projetos mais expressivos, como em Comarede X, é dela a citação:
Any girl can be glamorous. All you have to do is stand still and look
stupid.
Ainda
constam em sua biografia o processo contra a CorelIDraw (que utilizou sua imagem
sem autorização), mais de trinta filmes, uma estrela na Calçada da Fama, foi a inspiração para Walt Disney desenhar a
Branca de Neve (a mais bela), passagens
pela cadeia por furto, seis casamentos mal sucedidos, três filhos e , aos 83
anos, um fim de vida solitário e amargurado.
Hedy Lamarr teve uma vida digna
de roteiro de Hollywood. Foi de encontro ao estigma que antagoniza beleza e
inteligência; uma inventora à frente do seu tempo, negligenciada como muitas
outras ao longo da história.
The world isn't getting any easier. With all these new inventions I
believe that people are hurried more and pushed more... The hurried way is not
the right way; you need time for everything - time to work, time to play, time
to rest.
(Hady
Lamarr)
Paola
P. Furlanetto