SÉRIE OS GRANDES NOMES DA ENGENHARIA

Hedy Lamarr: a mais bela

 

                Hope and curiosity about the future seemed better than guarantees. That's the way I was. The unknown was always so attractive to me... and still is.

(Hedy Lamarr)

 

Quando se pensa em genialidade surge no imaginário comum a caricatura do cientista maluco - com os cabelos emaranhados, um quadro repleto de equações inatingíveis e palavreado beirando o incompreensível. Para os mais estudados é recorrente vislumbrar os grandes, como Tesla, Edson e Nash, com suas histórias repletas de traços excêntricos.

Certamente uma beldade imersa na Era de Ouro de Hollywood, rosto e corpo fisicamente perfeitos, não é cotada como opção de grande cientista... Hedy Lamarr, uma vez chamada a mais bela mulher em filmes, cuja beleza e presença de cena são mundialmente reconhecidas, foi o contra exemplo vivo.

Nascida com o nome de Hedwig Ava Maria Kiesler em nove de Novembro de 1913, filha de um banqueiro e uma pianista, Hedy pertencia à classe média alta judia de Viena. Desde jovem seu talento era evidente, aos dezesseis anos, ela largou a escola e mudou-se para Berlin, onde estudou teatro com Max Reinhardt - diretor que a descobrira.

Surgiu no cinema alemão com o nome de Hedy Kiesler e realizou algumas participações até despontar com sua atuação em Extasy (co-produção checo-austríaca de 1933). Foi nesta película que revolucionou e escandalizou a sociedade da época ao aparecer completamente nua e simular um ato sexual, fatos inéditos até então. As cenas, ambas com não mais que dez minutos, foram suficientes para banir o filme de inúmeros países e renderam à atriz um contrato com a MGM, além de uma surra do marido.

O autor da agressão era Fritz Mandl, um próspero fabricante de armas e simpatizante dos Nazistas conhecido por ser extremamente ciumento e controlador. No auge de sua cólera, gastou mais de trezentos mil dólares para recolher e incendiar cópias de Extasy difundidas por toda Europa.

Foi um casamento infeliz, mas rendeu à jovem o ódio aos Nazistas (similar ao que sentia pelo esposo) e o conhecimento sobre  armamentos bélicos. Hedy acabou por dopar sua camareira e fugir para Londres (seguindo para os Estados Unidos), numa bela noite de festa.

Na América, era o jovem e exótico talento. Louis B. Mayer, que conhecera a atriz na capital inglesa, a promoveu como a próxima Greta Garbo; ela ganhou o nome de Hedy Lamarr, uma chance em Hollywood e uma nova vida. Já divorciada de Mandl, no ano de 1938, estreou com Algierie. Contudo o sucesso e reconhecimento internacional vieram com Sansão e Dalila (1949).

Em meio ao glamour das câmeras está uma passagem até recentemente negligenciada: seu viés de cientista e inventora. Neste panorama, é essencial a figura de seu amigo George Antheil; músico genial, além de escritor e estudioso de endocrinologia e história militar - em biografia própria, o Bad Boy da Música.

Hedy e George se conheceram em uma festa de Hollywood, onde discutiram sobre a guerra na Europa e a ameaça que representavam Hitler e a Alemanha. Acabaram por se encontrar na tarde seguinte para discutir como poderiam ajudar a deter Hitler.

Apesar de uma formação básica longe de qualquer treinamento técnico, Hedy conhecia a respeito dos mísseis controlados por rádio (quando casada com Mandl, estava presente nas reuniões de negócios do marido) e compreendia que estes eram facilmente desviados pelo inimigo – motivo pelo qual nunca saíram do papel. O insight veio quando ela percebeu que ao falar estamos sempre trocando frequências; nascia, assim, o conceito fundamental do frequence-hooping (salto de frequência).

Juntos eles desenvolveram o Sistema Secreto de Comunicações, o qual estava sempre alterando a frequência de modo a não ser rastreado (apenas o transmissor e o receptor estavam sincronizados, conheciam a ordem correta em que o sinal era enviado). Segundo Antheil, cabia a Lamarr a maior parte do crédito na invenção. Entretanto ele foi essencial no projeto do sistema, este era baseado em 88 frequências (correspondentes ao número de teclas de um piano) e utilizava rolos de papel perfurados - coordenado de forma semelhante aos dezesseis pianos que o músico controlava em seu Ballet Méanique.

A patente foi concedida em onze de Agosto de 1942, época na qual Hedy, aos 26 anos, já era conhecida mundialmente como atriz e símbolo sexual. Os inventores, seguindo o objetivo inicial do projeto, cederam os direitos ao exército americano por cinco anos. Entretanto as Forças Armadas Americanas negligenciaram a obra de Lammar e Antheil, ela nunca chegou a ser utilizada na Segunda Guerra Mundial.

Na época Hedy ainda se mostrou interessada em uma posição com o Dr. Kettering no primeiro “Conselho Nacional de Inventores”. Entretanto foi desencorajada, persuadida a utilizar sua imagem e fama na arrecadação de recursos para a guerra. Chegou a vender beijos por 50 mil dólares e arrecadar sete milhões numa só noite!

Somente depois de vinte anos, durante a Crise de Mísseis de Cuba (1962), a tecnologia do Sistema Secreto de Comunicações passou a ser empregada na transmissão de mensagens secretas. Em suma, ela foi reinventada como spred-spectrun por engenheiros da Sylvania Electronic Systems Division (com circuitos eletrônicos substituindo os rolos de papel perfurados) e, desde então, tem larga aplicação nos cenários militar e das comunicações - celular, fax, Wireless Wi-Fi9 (WLAN), etc.

Hedy e George nunca chegaram a receber qualquer soma em dinheiro por sua invenção, entretanto houve um reconhecimento (embora que tardio). Lamarr foi recompensada com o Pioneer Award da EFF (Electronic Frontier Foundation), além de ser a primeira mulher a receber o BULBIEª Gnass Spirit of Achievement Bronze Awar (o “Oscar” das invenções). Antheil, que morreu nos anos 60, também foi honrado. Ainda se somam aos prêmios inúmeras menções ao trabalho da dupla, prova que a comunidade científica passou a vê-los como uns dos seus.

Durante toda sua vida Hedy lutou por um papel no mundo que lhe considerasse mais do que a beleza física. Segundo ela seu rosto era uma máscara que não podia retirar e sua beleza uma maldição que lhe trouxera muitos casamentos infelizes e infortúnios. A atriz que buscava projetos mais expressivos, como em Comarede X, é dela a citação:

Any girl can be glamorous. All you have to do is stand still and look stupid.

Ainda constam em sua biografia o processo contra a CorelIDraw (que utilizou sua imagem sem autorização), mais de trinta filmes, uma estrela na Calçada da Fama, foi a inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve (a mais bela), passagens pela cadeia por furto, seis casamentos mal sucedidos, três filhos e , aos 83 anos, um fim de vida solitário e amargurado.

Hedy Lamarr teve uma vida digna de roteiro de Hollywood. Foi de encontro ao estigma que antagoniza beleza e inteligência; uma inventora à frente do seu tempo, negligenciada como muitas outras ao longo da história.

 

The world isn't getting any easier. With all these new inventions I believe that people are hurried more and pushed more... The hurried way is not the right way; you need time for everything - time to work, time to play, time to rest.

(Hady Lamarr)

 

Paola P. Furlanetto


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