Como ser um bom leitor

 

Ler distrai, educa, acalma, ensina, enriquece o vocabulário e a cultura, diverte, emociona, melhora a capacidade de se expressar, melhora a escrita, mostra novas visões de mundo, novas concepções, no entanto, acima de todas essas vantagens há um aspecto primordial na leitura: dar prazer.

Há varias coisas no cotidiano que podem dar prazer, televisão, internet, cinema, mas nenhuma delas pode ser tão construtiva quanto ler. Antes de tudo, saiba dosar seu tempo e o mais importante: reserve um tempo do seu dia para a leitura, ainda que seja vinte minutos antes de dormir.

Se você não sabe por onde começar, comece pelos clássicos. Há pelo menos 100 livros que você não pode morrer sem ter lido, mas, se após ter lido uma parte razoável do livro você ainda assim não gostar, não tenha medo de abandoná-lo, há muitos outros esperando para serem lidos e você não tem muito tempo.

Não se sinta mal se você tiver gostado de certo livro e se deparar com um estudo de um crítico literário sobre como ele é uma perda de papel e tinta, ou se não gostar de algum clássico ou de uma obra historicamente fundamental, simplesmente desconsidere, mantenha sua opinião e não pare de ler.

Tente ler em posição adequada isto envolve uma cadeira confortável, uma mesa de altura ideal e boa iluminação, você se cansará menos e renderá muito mais. Leia sempre com um dicionário por perto, as palavras que você, por ventura, desconheça estão ali por um motivo e são importantes no contexto, não tente entendê-las sem um dicionário. Tenha sempre papel e caneta à mão, mas evite rabiscar o livro, é um costume feio e mais tarde você se arrependerá de tê-los corrompido.

Leia com calma, respeitando vírgulas e pontos. Sabemos que os livros são muitos e seu tempo é pouco, mas ler envolve prazer e requer a sutileza de observar as construções do autor, as palavras escolhidas e a história contada. Em períodos longos, leia com atenção para não se perder e principalmente: nunca passe para o parágrafo seguinte sem ter entendido plenamente o anterior.

Não dedique muito tempo ao mesmo escritor, conheça vários, cada um é um novo mundo a ser conhecido, seja curioso. Há também vários gêneros diferentes: romances, poemas, memórias, biografias, reportagens, peças, ensaios... todos eles têm potencial para serem excelentes experiências.

Por fim, cuide bem dos seus livros, guarde em local arejado e cuidado com a umidade, leve-os para onde você for, e principalmente: não empreste.

Além de tantas regras e normas de conduta, bons leitores o são por gostarem de ler, além dos outros tantos benefícios eles sentem prazer em passar páginas e sentir o cheiro bom de um livro e se sentem felizes por serem envolvidos pelo vício que é a leitura.


Ilis Nunes A. Cordeiro