Primeiro Dia da Engenharia Elétrica na UFCG
No dia de 19 de novembro do corrente ano ocorreu o Primeiro Dia da Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tendo como tema “Debatendo o Futuro, Interagindo Idéias”, o evento disponibilizou para os alunos palestras relacionadas ao curso de Engenharia Elétrica e sua reformulação, houve também apresentações sobre o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos - IEEE e a criação do Ramo Estudantil na UFCG. O evento foi finalizado com uma cerimônia solene de inauguração do Ramo e a posse dos dirigentes.
A existência do Ramo Estudantil em nossa universidade representa não somente um enlace com o IEEE, mas sim, uma conquista para os estudantes de graduação, pois o Ramo irá contribuir na melhoria do nível acadêmico e profissional, incentivar liderança, criatividade, responsabilidade, iniciativa e trabalho em grupo entre os alunos, atendendo, consequentemente, às necessidades e aos interesses dos mesmos.
Entretanto, para muitos dos alunos, o ponto alto do evento foi a Mesa Redonda, a qual teve como integrantes os professores Antônio Marcus, Marcelo Sampaio, Mário Araújo e Péricles Rezende Barros, que expuseram suas idéias com relação à possível divisão do curso de Engenharia Elétrica em cinco novos cursos, passando a existir as Engenharias de Controle e Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Eletrotécnica e Computação.
Entre os participantes da mesa, notou-se que a maioria é a favor da divisão e apenas um contrário, houve divergência no que se trata da grade curricular dos novos cursos, perspectivas de mercado, a formação de alunos cada vez mais especializados, se a qualidade do curso atual irá melhorar ou não, ou seja, se os cursos separadamente apresentarão melhor desempenho do que o curso vigente com suas devidas ênfases, quais serão as novas avaliações do MEC, a decisão que o CREA terá mediante a profissão que o profissional exercerá, autonomia da instituição, dentre muitas outras.
Por conseguinte, o evento foi de grande valia para aqueles que compareceram, pois estiveram mediante um momento de discussões relacionadas com o futuro do nosso curso, interferindo dessa forma no futuro dos novos ingressantes e daqueles que ainda irão concluir.
Andréia Bispo do Nascimento