Ramo Estudantil - IEEE

 

Que há em comum entre os departamentos de engenharia elétrica da Melbourne University (Austrália), da McMaster University (Canadá) e da National University of Computer and Emerging Sciences (Paquistão)? Certamente não muito, a não ser, talvez, pelo fato de todos possuírem ramos estudantis do IEEE.

Os ramos são entidades de caráter estudantil ligadas ao IEEE, através dos quais alunos de graduação e pós-graduação podem interagir, desenvolvendo atividades que possibilitem tanto o seu crescimento pessoal, como o das instituições de que fazem parte.

Segundo dados do IEEE, existem hoje mais de 1789 ramos estudantis espalhados por 1500 universidades em 80 países, característica que proporciona aos seus membros uma excelente oportunidade de manter contato com pessoas no mundo inteiro.

Em geral, os ramos estudantis desenvolvem atividades técnicas e educacionais, tais como: cursos extracurriculares, seminários, eventos, palestras de profissionais convidados, competições acadêmicas, etc. Muitas dessas realizações contam com apoio financeiro do IEEE; outras, no entanto, são realizadas com recursos próprios, obtidos de diversas formas, o que reforça o caráter empresarial de muitos ramos, embora estes não possuam fins lucrativos e seu principal alicerce seja o trabalho dos voluntários.

Neste momento, o ramo estudantil da UFCG está em processo de implantação e já conta com diversos voluntários, bem como com o apoio de vários professores. Esta é uma atitude importante para a promoção de nosso curso e uma excelente oportunidade para os alunos que desejarem se envolver.


Felipe Maia Másculo