Seleção para membro do Grupo PET-Elétrica

 

No início de outubro, será aberto um processo seletivo que elegerá um novo integrante para o grupo PET de Engenharia Elétrica.

A priori estará aberta uma vaga para membro voluntário. Alunos entre o 2º e o 4º período podem candidatar-se, desde que possuam coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0 e não conste qualquer reprovação no seu histórico. Os interessados devem apresentar um currículo com foto, o histórico escolar e o RDM.

Para eleger o novo membro, o grupo estabeleceu quatro etapas: análise do CRE, produção textual, dinâmica de grupo e uma entrevista.

Todas as informações pertinentes à seleção serão divulgadas oficialmente no Edital que será amplamente divulgado e de conhecimento público. A partir de então, o processo estará oficialmente aberto.

Detalhes técnicos à parte, o grupo abre uma vaga sempre que uma das doze está disponível. No presente caso, a integrante Elíbia Colaço se formará em breve, portanto, a pessoa selecionada em outubro permanecerá voluntária nesse curto intervalo de tempo, até que possa assumir de fato a bolsa. Não obstante, suas atividades e responsabilidades serão as mesmas dos demais integrantes.

O grupo funciona através da atividade conjunta de, no mínimo, doze pessoas além do tutor, sendo, portanto, redundante comentar que se espera do novo membro boa conduta e bom relacionamento com o grupo, além de competência e disponibilidade.

Comparado aos demais projetos oferecidos no meio acadêmico, o PET se destaca pela abrangência de suas atividades, bem como a experiência da convivência em grupo, através dos trabalhos realizados em conjunto, fundamental na carreira de um engenheiro bem sucedido, além de todas as vantagens que a presença de um tutor durante a graduação pode proporcionar.

Alguns dos alunos egressos já dispõem de excelentes resultados, a exemplo de Jairo Alves, que foi um dos 60 contratados dentro de 19 mil candidatos para uma das maiores empresas de siderurgia mundial, a ArcelorMittal, que inclusive ressaltou sua participação no grupo PET como um dos fatores relevantes na sua conquista e Felipe Vigolvino que foi o primeiro lugar do Prêmio Iecom Datashop de Excelência Acadêmica em 2008 e quinto lugar no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Engenharias e Tecnologias.


Ilis Nunes A. Cordeiro