Visita Técnica à Empresa Datasonic
No dia 06 de agosto de 2009, o grupo PET-elétrica teve a oportunidade de visitar a empresa Datasonic e entender como funciona sua linha de produção. Como pioneira em montagem de computadores no nosso estado, essa empresa busca pensar sempre à frente e, desta forma, está bastante consolidada no mercado.
A importância desta visita, para estudantes de engenharia, é entender como é feita a otimização do processo, desde os fornecedores até chegar ao cliente. A Datasonic produz sob demanda e, portanto, precisa ter sempre estoque completo, agilidade na montagem, etc.
Com o pedido do cliente em mãos, a primeira etapa da produção consiste em checar o bom funcionamento isolado de cada componente do computador. Se alguma das peças estiver danificada, ela é enviada de volta ao fornecedor que faz a troca. Esta etapa é importante por dois motivos: primeiro, evita que esta descoberta seja feita só ao final do processo, desperdiçando o tempo das fases inicias; segundo, a troca das peças é fundamental para que capital da empresa não seja perdido.
Na segunda etapa, a montagem é realizada com cuidado para garantir o bom funcionamento da máquina. Por fim, na terceira etapa, o computador fica ligado por seis horas rodando um programa que testa à exaustão todos os seus componentes. Para manter este padrão de qualidade, a empresa depende fortemente dos seus fornecedores, que são cuidadosamente escolhidos. As peças compradas têm padrão de qualidade ISO e não podem apresentar percentagem de defeito superior a 5%.
Ana Maria Araújo