Marte, IP e Internet
Se você acompanha o mundo tecnológico, provavelmente sabe qual a importância de Marte no atual cenário da tecnologia. As atenções estão voltadas para o planeta, mas o que há de tão especial agora que não havia antes? A resposta é simples: no século XX chegamos à Lua, neste século, o próximo maior desafio espacial da humanidade é chegar ao Planeta Vermelho. Essa, contudo, não é uma tarefa tão simples, existem diversos fatores que dificultam nossa ida ao planeta, dentre eles, as próprias condições locais.
Nomeado em homenagem ao deus da guerra romano, Marte é acompanhado por dois satélites naturais, Fobos (deus do medo) e Deimos (deus do terror). Apesar dos nomes, Marte pode ser o planeta mais receptivo do sistema solar, embora sua atmosfera fina e inóspita e ausência de campo magnético, além de outras razões, possam ser nocivos à vida. No artigo Uma Viagem Pelo Planeta Vermelho, você conhecerá mais sobre esse intrigante planeta que pode acabar se tornando nossa próxima casa.
Enquanto a população humana cresce (a ponto de procurarmos colonizar outros planetas), algumas tecnologias precisam ser desenvolvidas ou sofrer ajustes para suportar a quantidade extra de pessoas. Em um número ainda maior que o de indivíduos, os equipamentos eletrônicos capazes de se conectar à internet precisam de um protocolo único para efetivar a conexão, o mais famoso e mais importante é o chamado Internet Protocol (IP). Por muito tempo, o protocolo utilizado foi o IPv4, porém, com o crescimento do número de dispositivos, ele se tornou insuficiente e foi substituído pelo IPv6, que você pode entender um pouco mais no artigo Protocolo da Internet (IP): as versões IPV4 e IPV6.
Ainda tratando de internet, uma das mais famosas inovações que está em pleno processo de popularização, apesar do alto custo, a fibra ótica é uma das mais rápidas formas de comunicação existentes a longas distâncias. Com a utilização de cabos feitos com essa tecnologia, foi possível conectar continentes com cabos submarinos – o primeiro instalado em 1988 – que hoje representam grande parte das conexões existentes no planeta. No artigo Fibra Ótica: Funcionamento e Aplicações, você poderá entender o princípio de funcionamento e um pouco sobre a história dessa tão famosa fibra.
Por fim, apresentamos um dos sete Problemas do Milênio, grandes desafios matemáticos definidos em 2000 pelo Clay Mathematics Institute (CMI), fundado em 1998, cujo valor oferecido pela solução de cada um deles é de um milhão de dólares. Por enquanto, apenas um problema foi resolvido, o que recebe o nome de Conjectura de Poincaré. No artigo P x NP: O Maior Problema da Computação, apresentamos o problema P versus NP e por qual motivo é considerado uma questão de um milhão de dólares. Desejamos a todos uma ótima leitura.
Pedro Henrique O. T. Ximenes (Editor-Chefe)
Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica
|