home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed97


Ao Leitor
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dilema, Habitabilidade e Blockchain


Há duas edições discutimos sobre uma ideia que atormenta a cabeça dos cientistas frequentemente, o chamado “Paradoxo de Fermi”, que questiona o fato de nunca ter sido achado o menor indício de vida extraterrestre apesar da grande probabilidade de que vida fora da Terra realmente exista. Nesta edição, apresentamos o artigo Astrobiologia e Habitabilidade Planetária que explica quais são as possíveis maneiras de detectar vida em outros planetas ou saber se determinado astro pode ser considerado habitável sem que precisemos ir até ele fazer a verificação.

Outro problema filosófico tem atormentado, dessa vez, o mundo da tecnologia, o que você faria se tivesse que tomar uma decisão que pode salvar algumas pessoas e matar outras? O que faria, por exemplo, se fosse o condutor de um bonde e se deparasse com a seguinte situação: existem 5 crianças brincando mais à frente nos trilhos que seriam atropeladas, mas você percebe que pode desviar os trilhos, que levaria a outro caminho onde existe uma única pessoa trabalhando nas linhas. Você desviaria o caminho? Essa situação é chamada de “dilema do bonde” e ultimamente está sendo bastante discutida devido a iminente utilização de carros autônomos no trânsito, o que deve fazer esse carro em uma situação como essa? Essa discussão é apresentada no artigo O Dilema Ético no Trânsito de Carros Autônomos.

Esse tipo de problema que os carros autônomos enfrentam em seu desenvolvimento é bastante comum quando novas tecnologias são inventadas. Quanto mais inovadora uma tecnologia se mostra, maior é a probabilidade de encontrarmos problemas em seu desenvolvimento. Outro ponto bastante comentado no mundo tecnológico atualmente são as criptomoedas e, principalmente, o bitcoin, uma moeda que não existe fisicamente, permitindo que transações sejam realizadas apenas de forma virtual. Contudo, várias polêmicas em relação a como essas negociações são feitas surgiram, o que forçou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que garante a sua validação, que pode ser melhor entendida no artigo Blockchain, do Bitcoin à Próxima “Grande Coisa”.

Por fim, discutimos sobre um tema constantemente abordado ao se tratar de sistemas elétricos de potência. No artigo Qualidade de Energia e Distorções Harmônicas, é explicado de forma clara e objetiva porque a presença de harmônicos pode gerar problemas na qualidade da energia, o que os causa e como suavizar essa situação. Desejamos a todos uma ótima leitura.


Pedro Henrique O. T. Ximenes (Editor-Chefe)

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica




   















Cartas ao Leitor das Edições Anteriores

35ªEdição

36ªEdição

37ªEdição

38ªEdição

39ªEdição

40ªEdição

41ªEdição

42ªEdição

43ªEdição

44ªEdição

45ªEdição

46ªEdição

47ªEdição

48ªEdição

49ªEdição

50ªEdição

51ªEdição

52ªEdição

53ªEdição

54ªEdição

55ªEdição

56ªEdição

57ªEdição

58ªEdição

59ªEdição

60ªEdição

61ªEdição

62ªEdição

63ªEdição

64ªEdição

65ªEdição

66ªEdição

67ªEdição

68ªEdição

69ªEdição

70ªEdição

71ªEdição

72ªEdição

73ªEdição

74ªEdição

75ªEdição

76ªEdição

77ªEdição

78ªEdição

79ªEdição

80ªEdição

81ªEdição

82ªEdição

83ªEdição

84ªEdição

85ªEdição

86ªEdição

87ªEdição

88ªEdição

89ªEdição

90ªEdição

91ªEdição

92ªEdição

93ªEdição

94ªEdição





                             95ªEdição                                                96ªEdição





Comments