home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed94


Ao Leitor
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inteligência Artificial, Inovação Tecnológica e a Última Carta


A Revolução Industrial, sem dúvidas, foi um dos maiores marcos na história da humanidade. As máquinas ganharam espaço nas grandes fábricas automatizando trabalhos manuais e melhorando a qualidade de vida da população. Esta euforia industrial não apenas consolidou com rapidez um novo estilo de vida, inovador e facilitador, como contribuiu para a ascensão das diversas áreas do conhecimento, o que permitiu o progresso tecnológico crescente até hoje. Atualmente, as máquinas substituem cada vez mais atividades humanas e dividem opiniões entre os entusiastas por inovação e os que temem uma possível revolução.

A “revolução das máquinas” é debatida por grandes desenvolvedores de Tecnologia e Ciência atuais. A preocupação gira em torno do futuro da Inteligência Artificial e da possibilidade de a humanidade perder o papel principal para os próprios inventos tecnológicos. Embora pareça uma ideia distante e fantasiosa, os computadores já começaram a superar humanos em atividades que até então tínhamos total controle e superioridade, como é o caso do jogo de xadrez e do jogo chinês Go. Não se sabe até que ponto as Inteligências Artificiais irão ultrapassar a versatilidade da mente humana em resolver problemas, no entanto, é necessário dedicar atenção desde já ao debate sobre a segurança da sua utilização.

Sob outra perspectiva, é notável a imensidão e grandiosidade das facilidades que a tecnologia proporciona. A inovação tecnológica tem se alinhado cada vez mais ao objetivo de simplificar nossas vidas e tornar as tarefas cotidianas mais intuitivas e de fácil execução. Hoje, temos um mundo de possibilidades e funcionalidades acessíveis a todo o momento graças às máquinas e tecnologias disponíveis. Um segmento que merece destaque é o da Comunicação, que tem como base a Teoria da Informação. Essa teoria envolve a transmissão e compressão de dados, a codificação, a criptografia e a correção de erros.

TÉ perceptível que a manipulação de dados está presente em todas as etapas da comunicação. Analogamente, o mercado de trabalho necessita manipular dados (com abordagem diferente) em todos os segmentos, para melhorar o desempenho e reduzir custos. Assim, se fazem necessários os requisitados profissionais de Tecnologia da Informação (TI), habilitados para atuar com redes de computadores, bancos de dados, comércio eletrônico, processamento de dados e segurança da informática.

Com os artigos desta edição: Computadores podem ter Consciência?; Vencidos pelas Máquinas; A Inovação Tecnológica no Processo de Simplificação das Coisas; O Limite de Shannon e Tecnologia da Informação (TI) – Mercado de Trabalho; damos um direcionamento para a trajetória aqui descrita e abrimos espaço para uma nova fase do Jornal PET-Elétrica.

Em clima de despedida, temos o prazer de anunciar a 94ª Edição do nosso Jornal e assegurar a você, caro leitor, que os agentes transformadores do nosso cotidiano - Ciência e Tecnologia - continuarão sendo os protagonistas do nosso enredo. A manutenção da crença no valor da descoberta e da acumulação do conhecimento científico e tecnológico, com precisão e legitimidade das informações, tornará essa transição ainda mais natural. Não houve limites e assim continuará!


Boa leitura a todos!

Wislayne Dayanne Pereira da Silva (Editora-Chefe)

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica




   















Cartas ao Leitor das Edições Anteriores

35ªEdição

36ªEdição

37ªEdição

38ªEdição

39ªEdição

40ªEdição

41ªEdição

42ªEdição

43ªEdição

44ªEdição

45ªEdição

46ªEdição

47ªEdição

48ªEdição

49ªEdição

50ªEdição

51ªEdição

52ªEdição

53ªEdição

54ªEdição

55ªEdição

56ªEdição

57ªEdição

58ªEdição

59ªEdição

60ªEdição

61ªEdição

62ªEdição

63ªEdição

64ªEdição

65ªEdição

66ªEdição

67ªEdição

68ªEdição

69ªEdição

70ªEdição

71ªEdição

72ªEdição

73ªEdição

74ªEdição

75ªEdição

76ªEdição

77ªEdição

78ªEdição

79ªEdição

80ªEdição

81ªEdição

82ªEdição

83ªEdição

84ªEdição

85ªEdição

86ªEdição

87ªEdição

88ªEdição

89ªEdição

90ªEdição

91ªEdição

92ªEdição

93ªEdição











Comments