Ao Leitor
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Multitarefas, Eventos Internacionais e Conhecimento Científico


A capacidade humana de realizar muitas tarefas simultaneamente é um fator decisivo na produtividade e é influenciada pelo uso constante de tecnologia. É muito comum vermos alguém escrevendo um e-mail no telefone enquanto caminha, ouvindo música enquanto estuda ou com o navegador de internet com várias abas e janelas abertas. Fazemos parte de uma geração que está sempre em busca de informações e alternativas para aumentar a produtividade, fazendo uso do maior número de recursos possíveis. Entretanto, segundo especialistas, a tentativa de concentrar atenção em mais de uma atividade por vez pode gerar efeitos contrários e trazer vários malefícios para os adeptos ao multitask, contribuindo para o mau uso do tempo.

Uma forma eficiente de usufruir o tempo e os recursos disponíveis é por meio do compartilhamento. A troca de informações, experiências e habilidades é um método eficaz de aquisição de dados e consolidação do conhecimento. Um bom exemplo é encontrado nos eventos científicos, nos quais a reunião de profissionais e estudantes é uma fonte rica de disseminação de novas ideias. Encontros dessa natureza possuem um papel de extrema importância no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de contribuir para formação dos envolvidos.

Ao longo da história o processo de produção do conhecimento foi tema de inúmeros debates filosóficos que definiram novas e melhores maneiras de pensar. Um dos precursores do movimento racionalista, René Descartes, defendeu a ideia de que a dúvida é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. A partir desse pensamento, o filósofo desenvolveu o método cartesiano, que além de facilitar a manipulação algébrica, propõe dividir questionamentos complexos em ideias cada vez mais básicas, até a obtenção de um conhecimento legítimo.

Outro grande incentivador da produção do conhecimento científico foi Benjamin Franklin. Conhecido por ter o rosto estampado nas notas de cem dólares, o político e cientista americano marcou não apenas a história política dos Estados Unidos, como também contribuiu grandiosamente para a evolução do pensamento humano e desenvolvimento científico.

Nesse contexto tenho o prazer de anunciar a 91ª Edição do Jornal PET-Elétrica. Em “Multitarefas: A Era das distrações” você encontrará uma discussão fundamentada em pesquisas de todo o mundo sobre os malefícios e consequências da prática da multitarefa. Na segunda matéria da edição, “Eventos Internacionais”, são apresentadas duas grandes instituições internacionais: “Institute of Electrical and Eletronics Engineers” (IEEE) e a “International Association of Engineers” (IAENG), que promovem eventos de cunho científico em todo o mundo, assim como suas respectivas agendas para este ano. Com a leitura de “O Ponto de Cartesius” você conhecerá a história e a obra do filósofo francês, René Descartes. Por fim, em “A Inteligência Social do Político e Cientista Benjamin Franklin” é abordada a biografia e a influência de Benjamin Franklin nas diversas áreas do conhecimento.

Convido-os ainda a visitar as demais seções do nosso Jornal, nas quais você encontrará dicas de livro, filme, música e série inéditas, galeria de fotos do mês, além de informações detalhadas sobre a segunda chamada de trabalhos para a seção técnica.


Boa leitura a todos!


Wislayne Dayanne Pereira da Silva (Editora-Chefe)

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica