home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed88


Ao Leitor
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matéria, Ficção Científica e o Mundo Tecnológico


Por semelhança, ou por sede de inovação, tendemos a misturar os conceitos de realidade com os de ficção. Isso acontece pelo fato de a imaginação dos autores do gênero e a criatividade dos desenvolvedores de tecnologias encurtarem cada vez mais as fronteiras entre o futuro distante e o presente, transformando fantasia em realidade. No mundo atual, a ficção científica e a tecnologia são áreas que se realimentam, sendo comum que a primeira preveja descobertas e avanços da segunda.

Você já imaginou ser possível programar as moléculas que compõem a matéria? Ser possível mimetizar qualquer coisa ou pessoa? Criar objetos capazes de mudar de forma de acordo com instruções ou até com a força do pensamento? "Pura ficção científica" responderá você, meu caro leitor. Afinal, coisas parecidas já foram temas de filmes diversas vezes. Entretanto, para sua surpresa, muitos estudiosos já proclamam o futuro da Matéria Programável. A expectativa é que nas próximas décadas o que antes era fantasia passe a ocupar os cenários do nosso dia a dia, com um mar de possibilidades de aplicações, desde o entretenimento até a medicina avançada.

Precisamos esperar para ver! Mas se olharmos ao nosso redor torna-se perceptível que a nossa realidade é repleta de ficção idealizada no passado: automóveis autônomos; aparelhos desbloqueados com o escâner de olho; relógios que registram todos os passos do usuário; dispositivos de realidade virtual; robôs domésticos; óculos de projeção interativa do mundo real; e em um passado um pouco mais distante o telefone, que mudou a perspectiva da comunicação.

Assim, nesse cenário em que a ficção e as inovações tecnológicas caminham em um só sentido, convidamos você, na 88ª Edição do Jornal PET-Elétrica, a entender melhor como a ficção interfere e afeta o desenvolvimento da tecnologia, com o artigo “A influência da Ficção Científica no Mundo Tecnológico Real”. O convidamos, ainda, a conhecer a trajetória evolutiva do conceito de matéria programável e as promessas do futuro nanomolecular com o artigo “Matéria Programável”. A Ficção é, também, indiretamente abordada em “Viajando na Velocidade da Luz – Parte II”, no qual você conhecerá a saga da criação do telefone e os inventores por traz desse feito. Em “Matéria Escura e Energia Escura”, trazemos dados da assustadora proporção da matéria escura e energia escura na estrutura do cosmos, responsáveis pela composição da sua maior parte.

Por fim, com muito prazer, anunciamos a abertura da segunda chamada de trabalhos para a Seção Técnica do Jornal PET-Elétrica. (Para mais informações clique aqui).

Boa leitura a todos!


Wislayne Dayanne Pereira da Silva (Editora-Chefe)

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica




   






















Comments