home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed65




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

Quando se trata de empreendedorismo, a intuição é um fator que pode definir o futuro de um empreendimento. Aqueles que não têm medo de arriscar estão ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial, assim como as ideias inovadoras. Juntando-as com o caráter intuitivo, pode-se definir o rumo do sucesso ou do fracasso de um empreendedor. O sucesso é mais provável de ocorrer quando são analisados diversos fatores financeiros, pessoais, e suas possíveis consequências.

Nesta 65ª edição do Jornal PET-Elétrica, aborda-se, no artigo “Startups”, um dos rumos em que um recém-formado pode se engajar, a criação de uma startup. Traduzindo essa palavra para o português, tem-se “começar” e com base nesse conceito, criou-se o termo aportuguesado de mesmo nome, que nada mais é do que uma empresa jovem criada a partir de uma ideia inovadora. Por isso que esse ramo é uma possibilidade para aqueles que estão acabando de se formar, pois normalmente, estão cheios de ideias de novos produtos e serviços.

Um grande exemplo de uma ideia inovadora foi a do renomado matemático Alan Turing que desenvolveu uma máquina decifradora de códigos nazistas criptografados pela máquina Enigma, criada pelo engenheiro alemão Arthur Scherbius, no final da Primeira Guerra Mundial. No artigo “Um pai escondido” é retratado como ele idealizou esse feito além de aspectos da sua vida até a sua morte. Vários dos ideais de Turing serviram como base para o estudo de novas áreas, como o desenvolvimento do computador e da inteligência artificial.

Mas não se pode lembrar apenas de mentes brilhantes estrangeiras, quando um dos mais inovadores veículos de transporte, o avião, foi idealizado por um brasileiro, Santos Dumont. Entretanto, com o surgimento dos aviões, também surgiram os acidentes aéreos, que na sua maioria, são fatais. Uma análise da segurança em viagens de aviões é apresentada no artigo “Voar está mais seguro do que nunca”, assim como o desenvolvimento das tecnologias existentes nesses veículos aéreos.

Dentro do âmbito dos grupos PET, também são necessárias ideias para que o programa se fortaleça cada vez mais em todo o Brasil. No XIII Fórum Paraibano de Grupos PET na cidade de Sumé, Paraíba, reuniram-se vários dos grupos PET da Paraíba e foram discutidas algumas propostas de projetos para serem levadas ao Encontro Nordestino dos Grupos PET. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo “XIII Fórum Paraibano de Grupos PET” em que foi realizado um relato do evento pelo petiano Klynger Dantas.

Na seção cultural do Jornal PET-Elétrica, encontram-se novas dicas de livros e de filmes. Os livros selecionadas foram “Os homens que não amavam as mulheres”, escrito por Stieg Larsson, e "O Gênio do Crime", de João Carlos Marinho. Os filmes "Boyhood – Da infância à juventude", aclamado por ter 12 anos de gravação e dirigido por Richard Linklater, e "Velozes e Furiosos 7" contando com a última participação do ator Paul Walker antes de sua morte, dirigido por James Wan, são os escolhidos para as dicas de filme.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!









Comments