home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed62



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

A água é um dos bens mais preciosos do planeta Terra. Sem ela, as plantas, os seres humanos e os outros animais não iriam sobreviver. Um recurso natural que, além de servir para hidratar o corpo, é utilizado para tomar banho, lavar pratos e lugares, fazer comida e além de tudo, para gerar energia elétrica. Assim, a crise no abastecimento de água que vem assolando o Brasil pode trazer diversos prejuízos para nossa população, sendo necessário o racionamento tanto de água quanto de energia elétrica.

Nesta 62ª edição do Jornal PET-Elétrica, aborda-se, no artigo “Lançado novo periódico internacional”, o lançamento do periódico American Journal of Hydropower, Water and Environment Systems (AJHPWS) pela International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR). A finalidade desse periódico é que sejam enviados artigos científicos com um estudo baseado na temática da crise de abastecimento da água no Brasil e na América Latina, com possíveis medidas a serem tomadas para conter esse problema.

Uma alternativa para o racionamento de água é criar uma programação de sistemas que limitem a quantidade de água fornecida para uma determinada área e assim que esse limite for atingido, ele fosse programado para interromper o fornecimento. A programação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da tecnologia e é com o intuito de difundi-la ainda mais, que a organização Code foi criada. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo “Code.org”.

Com o racionamento tanto de água quanto de energia elétrica os sistemas de aquisição de dados precisam de um menor consumo energético. Uma alternativa para isso é a implantação de redes de sensores sem fios, com dispositivos que sigam o padrão ZigBee, por exemplo, na utilização delas em uma região agrícola para que grandezas físicas sejam monitoradas. Além do baixo consumo energético, elas contam com um baixo custo, como pode ser visto no artigo “O padrão ZigBee”.

No artigo “A formação do engenheiro no Brasil” é abordada como se dá a formação dos engenheiros no Brasil. Durante a graduação de diversos cursos de Engenharia, os estudantes encontram diversos problemas que precisam ser enfrentados: as disciplinas em si, a falta de instruções de como ingressar no mercado de trabalho. Em alguns casos, os alunos chegam no fim do curso e não recebem nenhuma informação de como se comportar em uma seleção de emprego.

Na seção cultural do Jornal PET-Elétrica, há as dicas de livros e de filmes. Para contribuir com o conhecimento em máquinas elétricas, essa edição conta com a dica de livro “Fundamentos de Máquinas Elétricas”, escrito originalmente por Stephen J. Chapman e traduzido para a língua portuguesa por Anatólio Laschuk; e ainda há a fascinante obra "Eleanor & Park", redigido por Rainbow Rowell. Sugerimos que assista aos filmes "O Grande Truque", dirigido por Christopher Nolan, e "Corações de Ferro - Fury", dirigido por David Ayer.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!








Comments