home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed61


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

O homem se depara com vários desafios durante sua vida, dentre eles, encontram-se as doenças. Já se conhece o tratamento de várias delas, mas a cura é algo que ainda é desconhecido para muitas. Com o avanço da tecnologia, o ser humano ganha cada vez mais artifícios para conseguir superar essas adversidades, como a AIDS, o Diabetes Mellitus, o Ebola, doenças com curas desconhecidas, mas que poderão, em um futuro próximo, ser tratadas até o ponto em que o paciente esteja curado.

Nesta 61ª edição do Jornal PET-Elétrica, aborda-se, no artigo “Tecnologia no tratamento do Diabetes”, o quanto o Diabetes afeta todo o mundo e quais são as novas alternativas que estão sendo produzidas para tentar aperfeiçoar o seu tratamento. O Diabetes Mellitus é bastante conhecido por ser uma doença que não permite que o doente possa fazer extravagâncias na ingestão de alimentos “doces”. Isso se deve ao fato da dificuldade na produção da insulina ou da não assimilação desse hormônio pelas células.

Para os pacientes diabéticos é necessário que seja feita a medição regularmente da glicose para realizar o controle do índice glicêmico. Normalmente, essa medição é feita com o auxílio de exames de sangue. Uma alternativa é o uso de biossensores, criados com o intuito de serem menos invasivos ao corpo humano do que o furo de uma agulha. E esse tipo de sensor é discutido no artigo “Biossensores: uma alternativa portátil do diagnóstico molecular”.

Os avanços tecnológicos permitem melhorias em várias áreas de conhecimento, por exemplo, na conversão da energia solar para a elétrica. No artigo “Placas fotovoltaicas: uma nova vertente da geração de energia limpa” é exposta a forma que as placas fotovoltaicas são compostas e quais são os benefícios e os prejuízos que elas podem trazer. A utilização delas é uma alternativa para a geração de energia elétrica, sem que sejam causados grandes danos ao meio ambiente, sendo a questão financeira o grande problema.

Quando se assiste a um filme, a um programa de televisão, escuta-se diversos efeitos sonoros e, raramente, pergunta-se como eles foram criados. É com base nesse assunto que no artigo “Som e Engenharia” é abordada uma Engenharia não tão conhecida, que é a Engenharia de Som ou de Áudio. Nele, são expostas as possíveis áreas de trabalho de um engenheiro de som e o que se pode realizar nessa profissão.

O ano de 2015 está só começando e nesta edição nos despedimos da seção “Mundo Acadêmico” do Jornal PET – Elétrica. O último texto discorre sobre o país famoso por ser detentor de pessoas de raciocínio extremamente alto, a Coreia do Sul. Com um sistema educacional bastante completo, ele é detentor de universidades de ponta, o que o torna alvo de estudantes estrangeiros. Mas acredite se quiser, 40 anos atrás, o Brasil se encontrava à frente dele. E com uma política voltada para a Educação, os sul-coreanos ganharam o destaque no cenário mundial atual.

Na seção cultural do Jornal PET-Elétrica, há as dicas de livros, de filmes e de música. Para aproveitar a leitura nesse recesso, foram selecionados os livros "On the Road", escrito por Jack Kerouac, e "Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal", redigido por Ricardo Alexandre. Já para sentar no sofá e comer sua pipoca, sugerimos que assistam aos filmes "Família do Bagulho", dirigido por Rawson Marchall Thurber, e "Deus não está morto", dirigido por Harold Cronk. E para desfrutar de boas músicas, contamos com o álbum “Sonic Highways” da banda Foo Fighters.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!








Comments