home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed60


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

O controle de sistemas é algo que vem sendo aprimorado com o avanço da tecnologia. O uso de controladores otimizou o desempenho de muitas atividades antes realizadas pelo homem, como, por exemplo, no processo de embalagem de produtos nas indústrias de produção em larga escala. Outra aplicação importante dos controladores está na realização de atividades em que as condições de trabalho são inviáveis para o homem: na exploração interespacial se pode utilizar controladores para monitorar naves e satélites.

Nesta 60ª edição do Jornal PET-Elétrica, aborda-se, no artigo “O controle PID: prático e eficaz”, um tipo de controlador bastante utilizado no setor tecnológico. O controlador PID é baseado em três operações, a proporcional, a integral e a derivativa, que combinadas prezam pela eliminação de erros e pelo aumento da velocidade de execução em um processo, para que o sistema alcance a estabilidade rapidamente. Com isso, podem ser usados em uma gama de aplicações, por exemplo, no ajuste de posição de um braço robótico.

Quem já olhou para o céu enquanto passava um cometa sabe o quão bonito é esse corpo celeste e pode ter se perguntado como ele e todo o universo surgiram. Essa pergunta está perto de ser respondida devido ao inacreditável pouso de um módulo espacial, um robô autônomo, na superfície de um cometa realizado pela Agência Espacial Europeia. No artigo "Um pouso histórico", são abordados os detalhes desse pouso e qual o real objetivo desse feito.

Os transportes ferroviários passaram por um grande desenvolvimento: do trem movido a vapor, em que o maquinista alimentava o motor com lenha enquanto o conduzia, ao trem-bala, controlado das centrais da companhia. Em alguns lugares do mundo, já se começou a dar um avanço nesse tipo de transporte, trocando os trilhos de ferro por eletroímãs. No artigo "Tecnologia Maglev: uma proposta real para o transporte urbano brasileiro", é abordado como esse avanço está acontecendo no Brasil.

No mês de novembro, depois de dezesseis anos, aconteceu a 12ª Feira de Tecnologia de Campina Grande. No artigo "12ª FETECh", um dos petianos que esteve presente no evento, Hugo Gayoso, relata o que houve de mais interessante nele, além de comentar algumas das palestras que pôde estar presente. A volta dessa amostra pode influenciar as empresas e as universidades para desenvolver novos produtos, sendo esse evento uma grande possibilidade de divulgação.

Na seção cultural do Jornal PET-Elétrica, há as dicas de livros e de filmes. Os livros selecionados foram "Eu", escrito por Augusto dos Anjos, e "O misterioso caso de Styles", redigido por Agatha Christie. Já os filmes escolhidos foram "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1", dirigido por Francis Lawrence, e "O Pianista", dirigido por Roman Polanski.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!







Comments