home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed58

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

Sabe-se que a morte é a única certeza na vida do homem. Na busca pelo aumento da sua longevidade, ele já idealizou várias estratégias, desde formas para melhorar a sua condição emocional até a sua condição física. Mas não só o interessa viver mais, como também, possuir uma melhor qualidade de vida, seja na correção de uma falha física ou no seu entretenimento. Falando deste, talvez a primeira coisa que pode vir à mente seja o cinema, que vem a cada dia conseguindo se tornar mais moderno. Mas também, a internet entrou na vida humana como uma das principais formas de entretenimento, restando a nós outro grande medo: a invasão à nossa privacidade.

Nesta 58ª edição do Jornal PET-Elétrica, aborda-se uma forma visionária de preservar a vida do homem no artigo “Criônica”. O congelamento de pessoas já foi notícia de tragédia em vários meios de comunicação, por exemplo, as que foram congeladas no acidente em que se envolveu o Titanic. Mas agora, vem sendo objeto de estudo para que no futuro seja uma alternativa para salvar o homem da morte, o que antes, talvez, só fosse uma utopia mostrada em alguns filmes como "Avatar" e "O Dorminhoco".

O cinema além de ser um lugar para entretenimento, também pode ser um local para adquirir conhecimento, para se ter novas ideias como foi visto com o processo da criônica. Para chamar ainda mais a atenção do homem, uma nova tecnologia para a projeção de filmes é apresentada no artigo "Luz, câmera, inovação!". A projeção a laser pode melhorar significativamente a qualidade dos filmes, trazendo um diferencial para as salas de cinema, que poderá desempatar o jogo para aqueles que preferem ver seus filmes em suas televisões HD. E ainda, mostra-se outra forma, que está longe de ser nova, de tornar o cinema mais atraente, com filmes em cartaz que não são digitais.

Com o advento da internet, as pessoas também passaram a ver filmes nos seus computadores, com os diversos sites de download. Como todos sabem, esse é um ato de pirataria. Teria como as produtoras de filmes localizarem esses indivíduos? A resposta pode ser encontrada no artigo "Rastreadores", que desbrava como nossa privacidade está exposta na internet muito além do que nós pensamos.

Sabe-se que os super-heróis são uma fonte de inspiração, principalmente, para as crianças. Imagine o quão felizes algumas delas ficariam se tivessem alguma parte do corpo que pudesse lembrar o seu super-herói favorito. No artigo "A influência da evolução das próteses na vida de seus usuários", aponta-se o projeto em que próteses inspiradas em alguns desses heróis são feitas para crianças. Além do desenvolvimento daquelas, há ainda informações sobre as mais comuns, que nada são parecidas com um membro do corpo.

A terra da atual seleção campeã mundial de futebol, a Alemanha, é explorada em mais uma edição do Mundo Acadêmico, em que se traz informações sobre o sistema educacional das universidades da Alemanha, em especial, para o curso de Engenharia Elétrica. Se você, leitor, está pensando em fazer um curso na Alemanha, essa é a matéria certa para tirar sua dúvida. No fim, tenha a certeza que irá ver um país diferente da tão odiada Alemanha de Hitler. Será que o placar de 7x1 no Brasil ocorreu apenas no futebol?

Não poderiam faltar as dicas de livro e de filme do Jornal PET-Elétrica. Das letras em folhas de papel, tem-se "A Ilha", escrito por Victoria Hislop, e "O Labirinto", redigido por Kate Mosse. Já das imagens em movimento, tem-se "X-men: Dias de um Futuro Esquecido", dirigido por Bryan Singer, e "Maze Runner - Correr ou Morrer", dirigido por Wes Ball.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!







Comments