home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed57

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

A energia é indispensável para a concretização do imaginado. De que adiantariam as ideias se não houvesse o ânimo para colocá-las em prática? E de que serviriam os sensacionais inventos sem fontes de alimentação, sem um choque de vivacidade? A falta de eletricidade aterroriza de governos a donas de casa; tudo está em risco caso não tenhamos a luz nossa de cada dia. Não faltam pesquisas objetivando obter energia, com o mínimo de impactos ambientais. E não estamos satisfeitos só com a tão conveniente eletricidade sobre o chão: queremos, também, obtê-la no espaço. Quem conseguir a melhor forma de fazê-lo, ganhará os louros pelo feito. Afinal, pensamentos engenhosos levados à prática são dignos de aplausos e ouro.

Nesta 57ª edição do Jornal PET-Elétrica, o Dr. Benedito Antonio Luciano, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aborda no artigo “Energia Eletronuclear” uma série de informações sobre a situação energética atual do Brasil e põe em destaque a importância da conversão de energia nuclear em elétrica, respaldado por estudos recentes. Esse tipo de energia já causou muita polêmica e ainda causa receio em alguns especialistas, mas se mostra uma ótima opção para complementar a matriz energética brasileira.

Uma outra fonte de energia, tão instigante quanto a nuclear, é a solar. Os raios solares são captados por painéis desenvolvidos com tecnologia capaz de converter a energia luminosa em elétrica. Grandes espaços já foram ocupados por esses painéis, que estarão mais próximos da sociedade em breve. No artigo “Avanços na Obtenção de Energia Solar”, são apresentados um painel solar transparente, invento importante para a ampliação da obtenção de eletricidade via luz, e a interessante estrutura desenvolvida pela NASA, com técnicas de origami, sob a forma de um painel solar dobrável para ser utilizado no espaço.

E não é só a eletricidade que queremos levar para além das nuvens. Tem gente investindo muito em projetos que catapultem pessoas para passeios lá em cima. A vontade de vislumbrar a imensidão azul está perto de ser realizada por quem tem uma boa quantidade de dígitos na conta bancária. No artigo “Turismo Espacial” são apresentadas informações sobre esta recente prática, além de alguns possíveis avanços tecnológicos decorrentes dos estudos focados nesse tipo de turismo.

Há uma série de projetos em andamento com diferentes assuntos focados na geração de melhorias para a sociedade. Muitos desses projetos acontecem em universidades, lugar onde oportunidades não faltam para espalhar e receber conhecimento. São professores e estudantes os responsáveis por concretizar as ideias, sejam inseridos em laboratórios, ou em competições científicas. No artigo “Competições Universitárias” são abordadas importantes competições que acontecem no ambiente acadêmico, com depoimentos de participantes. Dentre eles, Artur Ávila, o vencedor da Medalha Fields, em 2014.

Esta edição do Jornal PET-Elétrica ainda traz mais um texto do Mundo Acadêmico. Desta vez, pousamos na inigualável Itália. O berço do Renascimento já foi palco de importantes acontecimentos da história da humanidade e, sobre estes, ergueu uma cultura rica e bela. O ensino superior é um dos beneficiados pela tradição local, complementado pela modernidade atual. Conheça mais sobre a educação italiana!

Novas dicas de livro, filme e música estão presentes nesta edição! Do papel tiramos o livro “A cidade dos segredos”, de Sasha Gould, e “Duma Key”, de Stephen King. Já das telonas, “Guardiões da Galáxia”, dirigido por James Gunn, e “Diário de uma paixão”, dirigido por Nick Cassavetes. O som fica a cargo de George Barnett com o álbum “17 days”. Imperdível!

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!







Comments