home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed53

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

A busca por inovação está tão intrínseca à natureza humana quanto o ato de andar. Claro que, dependendo do período, houve muitas ou poucas invenções, chegando ao crescimento exponencial atual. Nem tudo, porém, pensado e posto em prática, agradou aos destinatários; nem toda ideia é válida, nem todo sonho realizável, nem toda fama bem-vinda. A nossa linha do tempo está marcada por inventos de sucesso duradouro e por muitos outros efêmeros, sucumbidos pela falta de bom senso do inventor ou do usuário.

Nesta 53ª edição do Jornal PET-Elétrica, apresentamos artigos sobre criações humanas cada qual com sua importância e potencial de sucesso. A obtenção de energia elétrica é um grande estimulador do pensamento humano; inúmeras foram e são as pessoas focadas no desenvolvimento de tecnologia capaz de obter este bem iluminador! Uma das mais recentes tecnologias desenvolvida é a que possibilita extrair eletricidade da umidade. Pode soar estranho e irrealizável, mas não é o que pensam os brasileiros envolvidos nesse projeto. No artigo “Hidroeletricidade” são dadas informações interessantes sobre essa emergente ideia.

A tecnologia empregada na construção de biomateriais é outra que já foi especulada outrora e que atualmente embasa diversas pesquisas científicas, chegando já a criar órgãos vitais do corpo humano. No artigo “Bio-vida” é relatado um recente processo cirúrgico fomentador do primeiro implante de coração artificial em um humano, além de características do processo de construção destes materiais compatíveis com organismos vivos. Um exemplo inovador e viável para a sociedade.

Em 2013, o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande completou 50 anos de história; uma idealização concretizada há mais de meio século que hoje rende orgulho e engenheiros de qualidade ao país. No artigo “A história do curso” são apresentados fatos sobre a criação do curso de graduação em Engenharia Elétrica, com o detalhamento de cada fase do curso ao longo dos anos.

Alguns casos de inventos de sucesso, de ideias engenhosas, visionárias e bem aceitas pelo público, foram expostos nos artigos até aqui. Mas, como nem todo pensamento humano é viável à concretização, muitas engenhocas foram descartadas ao longo da história. No artigo “Ideias e investimentos malsucedidos” são apresentados alguns dos apetrechos mais bizarros ou ineficientes já feitos pelo homem. Não pense que só pequenos inventores são fadados ao fracasso. Grandes empresas, com impacto global, também têm seus momentos de desventura.

A qualidade na educação japonesa é conhecida mundialmente. Com fama de disciplinados e culturalmente inabaláveis, os habitantes da terra do sol nascente fazem por onde tê-la. No Mundo Acadêmico desta edição, tiramos os chinelos para adentrar no oriente e conhecer mais, em linhas gerais, sobre o ensino superior do Japão, com relato de intercambista, dados irrefutáveis e aquela dose motivacional para você ganhar o mundo em busca do saber.

Para enaltecer o quadro cultural do Jornal PET-Elétrica, novas dicas de filme, de livro e de música. A literatura didática de Jorge Zahar, inspirada em um clássico infantil, explica um mundo fisicamente fascinante em “Alice no país do quantum”. Já Brian Greene instiga o leitor ao relatar sobre a constituição da matéria, do espaço e do tempo na obra “O Universo Elegante”. Os frames desta edição vieram de um clássico romântico estrelado por Julia Roberts, “Uma Linda Mulher”, e do recente vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, “Azul é a cor mais quente”. Na dica musical, o som fica a cargo da banda Warpaint. Imperdível!

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!






Comments