home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed51

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

É inevitável habitar o mundo moderno sem ser atingido por alguma novidade a cada momento. A rapidez com que novas tecnologias são lançadas no mercado, disponibilizadas para mais uma onda de consumo massivo, já é uma marca desta geração. Seguimos a linha futurista, quebrando o impossível, construindo sonhos; quem nunca desejou que a ficção se tornasse realidade? Estamos migrando rumo a uma realidade ampliada, com não apenas céu azul, mas sim com nuvens e nuvens de informação.

Nesta 51ª edição do Jornal PET-Elétrica, embarcamos em um mundo de novas realidades. No artigo “O lado cinza das nuvens digitais”, os “Servidores Cloud” ganham destaque. Sendo uma das recentes formas de armazenamento de informação, estes servidores não poderiam deixar de fascinar os usuários, que, geralmente, só enxergam as qualidades da tecnologia. Toda a praticidade vinculada à ferramenta carrega, porém, problemas preocupantes, como o consumo exacerbado de energia elétrica.

Tamanha hegemonia das nuvens digitais teria sua fama abalada caso não houvesse acesso a suas informações em tempo hábil. A fibra óptica surge, então, como uma forte aliada no processo de armazenamento on-line ao permitir agilidade na troca de dados. A partir do desenvolvimento desta tecnologia, dispositivos de monitoramento foram também produzidos, tendo suas aplicações em diversas áreas. No artigo “Rede de Bragg: um tipo de sensor à fibra óptica” é detalhado o funcionamento do sensor, assim como sua importância na sociedade atual.

O caso da fibra óptica não é uma exceção. Muitas tecnologias serviram de base para outras e invadiram diferentes mercados. Um ambiente inusitado, onde as possibilidades são variadas e que já foi atingido por dispositivos de alta performance, é o mundo da moda. Em meio à avalanche científica promovida pelos centros de pesquisa, as vitrines passaram a agregar elementos além das cores e texturas. No texto “Tecnologia para vestir” são apresentadas peças inusitadas do vestuário, desenvolvidas com adereços promotores de beleza e de bem-estar.

O lançamento de novos dispositivos é sempre ameaçado pelo próximo apetrecho tecnológico. Existe, porém, um aparelho que ainda não saiu de moda: o celular. Criado na década de 1970, esta peça clássica usado por praticamente todo mundo passou por várias transformações, ganhando curvas e funcionalidades diferentes a cada geração. No artigo “O celular e suas atualizações” é apresentada uma amostra da evolução sofrida pelo aparelho.

É inegável afirmar que a ciência proporcionou variados benefícios à vida cotidiana. Só não foi capaz, ainda, de produzir um dispositivo que interfira no caráter humano, aniquilando qualquer malevolência inimiga do desenvolvimento. A corrupção é uma desta, sendo o Brasil marcado por índices de desonestidade alarmantes. No artigo “Corrupção: o câncer brasileiro”, o olhar crítico de uma ex-petiana é exposto sobre o tema, corroborado por exemplos e dados que deterioram a sociedade.

Esta edição do Jornal PET Elétrica conta com outro texto no “Mundo Acadêmico”. Desta vez, levamos você, leitor, para tomar um chá de conhecimento, às 17 h, na Inglaterra. Um país repleto de história e com séculos de ensino e de pesquisa, detém universidades renomadas, marcadas por tradição e desenvolvimento científico. Além dos relatos de estudantes que estão vivendo a experiência de intercâmbio lá, no texto são exibidos dados e informações sobre os ambientes universitários do país, que o auxiliarão no desbravamento do ensino superior local.

As dicas desta edição estão notáveis, variando entre o clássico e o moderno. Nas de livro, são expostos um clássico da literatura norte-americana, escrito por F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”, e o moderno thriller de Stephen King, “Sob a Redoma”. Nos filmes, são sugeridos o recente remake de Hollywood, sob direção de José Padilha, “RoboCop”, e uma obra-prima do italiano Federico Fellini, “Amarcord”. Na dica de musical, o álbum “Random Access Memories” do Daft Punk, uma dupla que tem tudo para se tornar um futuro clássico.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!






Comments