home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed49

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

Ter uma segunda chance. Quem não deseja uma segunda oportunidade em cumprir uma tarefa mal realizada? Revitalizar os pensamentos permeados outrora por alguns fracassos e exaltar as boas conquistas é um dos grandes desejos do homem. Para os que conseguem esta proeza, evitar repetir os erros passados é um bom começo, assim como se dedicar mais diante das dificuldades. Todos possuímos limitações, mas nem por isso devemos nos deixar presos apenas ao que está perto; a imaginação é infinita e se não tentarmos, nunca saberemos até onde a ciência pode chegar, levada por nós.

Nesta 49ª edição do Jornal PET-Elétrica, uma das ações corriqueiras dos alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFCG, a realização do vestibular por eles com o intuito de “limpar” o histórico acadêmico, ganha destaque no artigo “Falso Fera, ser ou não ser”. As limitações impostas por alguns programas de iniciação científica forçam alguns alunos a reentrarem no mesmo curso e, assim, poderem se enquadrar nos requisitos dos programas. Há quem condene a prática e há quem seja indiferente. A opinião de parte do corpo docente do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e dados dos últimos períodos letivos põem em debate até onde tornar-se “falso fera” é necessário.

Conseguir um coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) acima de 7,0 é um dos objetivos de quem repete o vestibular. O desempenho abaixo da média em algumas disciplinas é um dos problemas enfrentados por boa parte dos graduandos nas engenharias. O problema se torna ainda maior quando a “perda” da disciplina acontece nos primeiros períodos, atrasando a conclusão do curso. Mas é fundamental que as pessoas aprendam bem os conteúdos da base para amenizar dificuldades em matérias futuras. Principalmente, os assuntos trabalhados na disciplina Álgebra Linear. No artigo “Álgebra Linear e sua importância na Engenharia Elétrica” serão apresentadas aplicações em todas as áreas do curso desta tão temida disciplina.

Para quem quer seguir o caminho da eletrotécnica no curso de Engenharia Elétrica, um dos laboratórios da área mais bem equipados do Brasil está na UFCG. No artigo “Laboratório de Alta Tensão” (LAT) são apresentados o histórico dessa importante construção do DEE e listados alguns dos principais equipamentos nele instalados. Conhecido por diversas empresas do setor elétrico brasileiro, no LAT são observadas rígidas medidas de segurança ao lidar com tensões elevadas; uma boa oportunidade para quem deseja mais adrenalina no curso.

Quem ficaria orgulhoso com o que é desenvolvido no LAT seria um dos mais incríveis cientistas, criador de inúmeros adventos inimagináveis, de uma ousadia comparável apenas a de heróis dos quadrinhos, Nikola Tesla. Em um tempo sem grandes tecnologias, no qual nem o átomo possuía definições completas, Tesla trabalhou com a eletricidade de maneira visionária e tão bem produzida que hoje ainda somos beneficiados por suas ações – um herói da ciência. Claro que seus atos e contribuições não passariam despercebidos pela indústria do entretenimento. Os super-heróis dos quadrinhos, eventualmente, são dotados de qualidades humanas otimizadas sendo pontos da carreira de Tesla muito bem vislumbrados na trajetória de um deles, o Homem de Ferro. Loucura? Não! Esta comparação faz um sentido só disponível aqui, no artigo “Nikola Tesla e o Homem de Ferro, uma relação de ousadia”.

Preocupação constante da Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica é sempre disponibilizar conteúdos interessantes e de valor, artigos que tragam contribuições para você, leitor, além de inovar. Nesta edição, inicia-se uma coluna especial sobre educação no mundo. No “Mundo Acadêmico” serão abordados métodos de ensino, estruturas e curiosidades sobre o ensino superior em diferentes países. A França é a primeira desbravada. Terceiro destino mais procurado por estudantes estrangeiros, o berço do iluminismo reserva uma educação com semelhanças à brasileira e peculiaridades. Confira o texto no qual são apresentados relatos de estudantes que viveram e vivem em terras francesas.

No lado cultural do Jornal são apresentadas dicas de obras da literatura e do cinema para embalar as férias. Dois grandes nomes da literatura mundial marcam presença nas dicas de livro: Carlos Drummond de Andrade em “Claro Enigma”, obra que envolve as fases clássica, madura e filosófica do autor, e os escritos de Jane Austen sobre um jogo de sentimentos e aparências em “Orgulho e Preconceito”. Diretamente das telonas, dois recentes sucessos, “O Hobbit – A Desolação de Smaug” e “As Vantagens de Ser Invisível”, ambas produções adaptadas de livros renomados.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!






Comments