home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado Leitor,

O último mês do ano reserva inúmeras reflexões sobre as ações tomadas durante os onze meses anteriores e sobre os próximos. Chegamos a mais um fim com boas e más lembranças, metas cumpridas, tentativas frustradas, ansiosos pela renovação. Com o foco no futuro, a humanidade ainda presenciará adventos brilhantes e outros nem tanto, uma vez que algumas tecnologias desenvolvidas atualmente têm fundamentos questionáveis. E para alçarmos voos emblemáticos, boas bases precisam ser construídas e apoiadas de agora. Só nos resta escolher a trilha sonora que irá embalar as novas altitudes.

Nesta 48ª edição do Jornal PET-Elétrica, é apresentada uma descrição do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), com destaque para o retorno do Ramo Estudantil do IEEE da UFCG. Esta organização estudantil reiniciou suas atividades nas últimas semanas e tem atraído a atenção dos alunos da área tecnológica. O Ramo Estudantil também visa a promoção de melhorias na graduação e o destaque dos trabalhos desenvolvidos na Engenharia Elétrica e nas Ciências da Computação, com o apoio do Instituto. Os alunos da graduação, orientados por membros IEEE, são os responsáveis pela direção do Ramo, que é um dos pilares do futuro acadêmico da UFCG.

Muitos desafios ainda precisam ser vencidos quando se trata da transmissão de energia elétrica. Esse bem fundamental para a manutenção da sociedade está sujeito a falhas e interferências indesejadas, mas que aos poucos estão sendo descobertas, estudadas e amenizadas. No artigo “As faltas e os sensores nas linhas de transmissão”, esses problemas são melhor abordados, além dos métodos aplicados na sua redução, com destaque para os inovadores métodos de sensoriamento, com irrefutável utilidade.

O ser humano sempre busca amenizar árduos trabalhos e inovar. Quando esses desejos se misturam, nem tudo que surge se concretiza como válido, ou, ao menos, sua utilidade torna-se questionável. Claro que, baseados nos estudos desenvolvidos para a criação destes novos apetrechos, muito pode ser aproveitado e adaptado para a construção de tecnologias com melhor aplicabilidade. No artigo “Tecnologia da comodidade”, a utilidade e os benefícios de algumas recentes tecnologias são postos em avaliação pelo olhar crítico de um dos petianos.

Você, Leitor, também irá conferir o relato de outro petiano sobre a VIII Escola de Microeletrônica do Nordeste – EMicro-NE. O evento aconteceu em Natal - RN, sob organização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de 14 a 16 de novembro de 2013. Com o apoio de instituições e empresas de destaque no cenário brasileiro, na EMicro foram apresentadas palestras sobre temas interessantes da área e minicursos nas quatro grandes linhas da Eletrônica, envolvendo professores e profissionais conceituados.

Esta edição conta ainda com uma novidade: a “Dica de Música”, que foi introduzida para aproximá-lo de discografias imperdíveis com potencial para se tornarem a próxima top 1 na sua playlist. E, iniciando a aba, temos Coldplay e o disco “Viva la Vida or Death and All His Friends”. Nas “Dicas de Livro”, uma opção para os amantes do terror, “O Cemitério”, escrito por Stephen King, e outra para os da prosa-poética, “Cariris Velhos: passando de passagem”, escrita por Pedro Nunes. Enquanto que da sétima arte são apresentados o drama baseado na obra de Liev Tolstói, “Anna Karenina”, e a produção “Amnésia”, estrelada pelo ator Guy Pearce.

Boa Leitura!

Equipe editorial do Jornal PET-Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!






Comments