home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezado leitor,

A espécie humana é, por natureza, competitiva. Apesar dessa competitividade nos encaminhar a ações absurdas e recrimináveis por várias vezes na história, há competições que focam não somente no aperfeiçoamento do indivíduo, como também influenciam positivamente o meio no qual estão introduzidas; quem as agarra com unhas e dentes recebe os louros da vitória. E premiar bons resultados é reconhecer o esforço e a dedicação daqueles que almejam um futuro brilhante, sejam eles estudantes, sejam eles cientistas renomados.

Nesta 47ª edição do Jornal PET Elétrica, são apresentados os vencedores da última edição do Prêmio Nobel, evento de renome internacional, que, desde 1901, agracia as mentes envolvidas no desenvolvimento da medicina, química e física, além da sensibilidade de escritores e dos que lutam pela paz mundial. Eventos como esse são uma forma de motivar estudos nas diversas áreas contempladas, e de eternizar feitos surpreendentes.

Em menor escala, mas não menos importante, no incentivo dos estudos científicos estão as Olimpíadas de Matemática, Química, de Programação, e outros eventos promovidos, geralmente, por universidades e empresas. Com o intuito de aguçar a curiosidade dos jovens e torná-los futuros profissionais da área tecnológica, essas ações são excelentes oportunidades de aproveitar a competitividade e a inteligência humanas. No artigo “Desafio, um incentivo”, há a descrição de algumas competições paraibanas, com destaque para as realizadas no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e o exemplo de Felipe Gonçalves, aluno do curso de graduação em Engenharia Elétrica, um medalhista olímpico.

A competitividade entre empresas é outro acontecimento benéfico para a sociedade. Não são somente os consumidores residenciais os preocupados com a economia na fatura da energia elétrica. Muitas empresas também passaram a dedicar atenção e cuidados ao tratar do desperdício de eletricidade, buscando um destaque no mercado. Visando ampliar o seu conhecimento, leitor, e ajudá-lo no combate a esse tipo de gasto, há o artigo “Como economizar energia elétrica”, escrito por um especialista na área, o Professor Doutor Benedito Antonio Luciano, membro do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

No início de outubro de 2013, aconteceu em Recife o XVIII Encontro Nacional de Grupos PET – ENAPET 2013. O evento citado contou com cerca de 1500 participantes compostos por tutores e petianos, que trabalharam sobre o tema “Maioridade PET: Identidade, Avaliação e Expansão” sempre baseados na tríade pesquisa, ensino e extensão proposta pelo Programa de Educação Tutorial (PET). Confira o relato de um dos participantes sobre o evento nesta 47ª edição.

Não deixe de conferir também as novas dicas de livros e de filmes. Resenhas sobre “A Moreninha” e “Meu Pé de Laranja Lima” apresentam essas obras consagradas da literatura brasileira. Da sétima arte foram tirados os dramas “Coco antes de Chanel”, inspirado na vida da criadora da marca Chanel, e “O Homem Que Ri”, filme baseado na obra de Victor Hugo.

Boa leitura!

Equipe editorial do Jornal PET Elétrica



   







A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!






Comments