home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed45

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezados leitores,

Não é necessário ser um grande especialista em desenvolvimento humano para perceber que o sucesso de uma nação está no investimento maciço em educação de qualidade. Seguindo esse raciocínio, o Brasil engatinha rumo ao crescimento. Nosso país ainda se mostra muito dependente de tecnologias desenvolvidas em outros cantos do mundo. Todavia, sempre existe um fio de esperança para que possamos nos tornar um gigante em desenvolvimento tecnológico.

Nesta 45ª edição d’O Jornal PET-Elétrica, é apresentado um exemplo brilhante desse desejo de transformar o Brasil em uma referência mundial no desenvolvimento de tecnologias que possam ser aplicadas no bem estar da população. O Projeto Andar de Novo (WalkAgain Project), chefiado pelo Dr. Miguel Nicolelis, consiste basicamente na implantação de 12 chips diretamente no córtex cerebral com o objetivo de permitir o controle de um exoesqueleto que trará o movimento para pessoas com deficiências motoras.

Educar com qualidade é um ponto deveras complexo e que precisa de bastante atenção. Transmitir o conhecimento e avaliar se este foi absorvido pelo aluno é um desafio para os educadores. O tradicional sistema de avaliação por provas é posto em cheque, sendo analisados os prós e contras desse antigo método.

Um dos maiores duelos da história da tecnologia ganha foco no Jornal PET-Elétrica. As gigantes Apple e Samsung medem forças em busca do domínio do disputado mercado de smartphones e tablets. Acompanhe toda a história dessa briga, além das perspectivas para o mercado de gadgets.

O Jornal PET-Elétrica também traz a cobertura do IEEE Computer Society Annual Symposiumon VLSI, que ocorreu em Natal/RN de 5 a 7 de agosto de 2013. O petiano Danilo Cavalcanti relata sobre sua experiência como voluntário no evento da área de eletrônica.

As dicas de livro e filme estão novamente presentes nesta edição d’O Jornal PET-Elétrica. Obras fascinantes são apresentadas ao leitor, buscando contribuir continuamente para um amplo desenvolvimento cultural de nossa sociedade.

Boa leitura!

Equipe editorial do Jornal PET-Elétrica



   









 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


A Professora Dra. Luciana Ribeiro Veloso fala sobre sua área atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculada e comenta sobre seu projeto atual. Confira!







Comments