home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezados leitores,

No mundo globalizado em que vivemos, o ritmo com que as mudanças ocorrem nos mais diversos segmentos da sociedade impressionaria qualquer estudioso do século XIX. O mercado de trabalho, por exemplo, apresenta uma dinâmica incrível. A cada dia que passa, maiores são as exigências feitas para quem almeja uma boa colocação. Dessa forma, o peso cai em grande parte sobre as instituições de ensino. A formação técnica não é mais suficiente, necessita-se ampliar a gama de conhecimentos oferecidos aos estudantes.

Nesta 44ª edição d’O Jornal PET-Elétrica, informações de diferentes gêneros são oferecidas ao leitor. Desde a necessidade de ampliar a formação do aluno universitário, até o estudo dos fluxogramas, que são formas de solucionar problemas graficamente e com uma maior didática.

O desenvolvimento tecnológico impressiona cada vez mais. Um exemplo claro disso é o advento das impressoras 3D. Com o auxílio de softwares como o AutoCad, é possível projetar os mais diversos objetos para serem impressos em 3D. Um passo além é quando a tecnologia pode ser empregada para o bem da sociedade. A impressora 3D se insere nesse contexto, possibilitando a confecção de próteses bioabsorvíveis, permitindo assim, que vidas sejam salvas.

No âmbito da busca incessante por uma formação ampla e diferenciada, o Jornal PET-Elétrica traz uma cobertura completa da visita realizada pelo Grupo PET no último dia 27 de julho de 2013, à subestação Campina Grande II da Chesf. Um relato completo sobre a visita é apresentado, destacando a importância de atividades extra classe para a consolidação do conhecimento oferecido pela instituição de ensino.

A teoria de controle também marca presença na 44ª edição do Jornal PET-Elétrica. Utilizar uma forma eficiente para caracterizar um sistema de controle é algo primordial para um bom engenheiro. Assim, as variáveis de estado se apresentam como um conjunto de variáveis que possibilitam a determinação de todo o comportamento de um sistema dinâmico. Com esse foco, apresentamos uma forma eficiente de identifica-las.

As dicas de filmes e de livros são outro ponto forte dessa edição d’O Jornal PET-Elétrica, obras fascinantes são apresentadas ao leitor, buscando sempre contribuir culturalmente para o universo da engenharia elétrica.

Boa leitura!

Equipe editorial do Jornal PET-Eletrica



   









 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


A Professora Dra. Luciana Ribeiro Veloso fala sobre sua área atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculada e comenta sobre seu projeto atual. Confira!






Comments