home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed43

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezados leitores,

O mundo globalizado desenvolveu um estilo de vida bastante acelerado. Informações chegam por todos os lados de todos os cantos e a todo momento. O desenvolvimento de novas tecnologias ganhou um ritmo nunca antes visto, no qual produtos ditos de ponta se tornam obsoletos em questão de meses ou até semanas. Mais recentemente, o apelo pela sustentabilidade foi inserido nesse contexto, de forma que a relação entre tecnologia e meio ambiente está cada vez mais íntima.

Nesta 43ª edição d’O Jornal PET-Elétrica são apresentados diferentes exemplos da busca incessante por desenvolvimento sustentável no século XXI. A Eletrônica, por exemplo, se desenvolveu a passos largos a partir da segunda metade do último século, todavia, apenas à poucos anos vem se pensando em medidas mitigadoras para o lixo gerado no descarte dos mais diversos dispositivos eletrônicos. Ainda mais interessante é o fato de ideias simples e criativas possibilitarem a transformação desse material em novos produtos prontos para o mercado.

A engenharia moderna vem buscando unir suas mais distintas partes, de forma que sejam criadas soluções inovadoras para problemas antigos. O concreto, por exemplo, se apresenta como alternativa para a construção de torres eólicas mais altas, de forma que o potencial eólico seja melhor aproveitado. Assim, conceitos das engenharias de Civil, Elétrica e de Materiais se unem de forma a obter uma solução ótima.

Ainda nesse contexto, outro belo exemplo dessa tendência é a possibilidade de aproveitamento do potencial eólico a partir da aplicação do efeito piezoelétrico. Por meio de inúmeros filamentos anexados a prédios é possível a conversão de energia elétrica a partir da pressão exercida pelo vento incidente.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de Campina Grande, o Jornal PET-Elétrica apresenta uma cobertura completa do evento que ocorreu no último dia 17 de junho, no qual renomados professores da instituição foram homenageados pelos esforços empreendidos em busca da excelência dos cursos de graduação e pós-graduação do nosso departamento.

O Jornal PET-Elétrica vem repleto de novidades. Obras fascinantes estão presentes nas dicas de livros e de filmes. Além disso, a professora Dra. Luciana Ribeiro Veloso descreve sua formação acadêmica, falando sobre o laboratório em que trabalha e o projeto que desenvolve na área de processamento de informações.

Boa leitura!

Equipe editorial do Jornal PET-Elétrica



   









 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


A Professora Dra. Luciana Ribeiro Veloso fala sobre sua área atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculada e comenta sobre seu projeto atual. Confira!






Comments