home‎ > ‎Carta ao Leitor‎ > ‎

ed42

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta ao Leitor


Prezados leitores,

O desenvolvimento tecnológico permite que avanços sejam dados em todas as áreas do conhecimento. Todos os dias novos materiais são desenvolvidos ou descobertos, assim como novas tecnologias, que tendem a facilitar e aprimorar os processos já realizados pelo ser humano. Em meio a tantas diretrizes, nas últimas décadas o enfoque é dado à sustentabilidade nos avanços dos mais diversos campos tecnológicos.

Nesta 42ª edição d’O Jornal PET-Elétrica, nos artigos “Estradas energéticas” e “Automação residencial, o futuro das casas” são apresentados temas relacionados com o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade. Nas “Estradas Energéticas”, ou Solar Roadways, são utilizadas placas solares para coletar energia e fornecê-la às casas e empresas das regiões próximas à coleta, sendo empregada a tecnologia LED para a sinalização das estradas. Já com a automação residencial, é possível controlar todos os aparelhos eletrônicos de uma residência a partir de um celular, por exemplo. É possível controlar o sistema de segurança, a refrigeração e a iluminação mesmo de outras localizações, a partir de um aplicativo instalado em aparelhos eletrônicos. Esse projeto possibilita que haja uma drástica economia de água e de energia, ao se instalar sensores que, por exemplo, podem detectar a ausência de pessoas em um determinado ambiente e desligar determinados aparelhos elétricos, como televisores e lâmpadas, contidos nele. Desta forma, é possível conciliar o comodismo ao aprimoramento do consumo energético residencial. 

No artigo “A matéria-prima do século 21” é apresentado o grafeno, material semicondutor descoberto em 2004, que promete revolucionar desde o mercado de smartphones até o aeroespacial. Conhecido como a matéria prima do século XXI, o grafeno é 100 vezes mais condutor que o silício e cerca de 200 vezes mais resistente do que o aço, além de ser transparente, devido à estrutura planar que apresenta. Tais características conferem ao grafeno muitas possibilidades de aplicações na optoeletrônica. No artigo “Nióbio: potencial valorizado ou apenas mais ouro de tolo brasileiro?” são esclarecidos mitos e verdades sobre um dos elementos químicos cuja maior concentração está no Brasil. 

O jornal PET-Elétrica, mais uma vez, está repleto de novidades e informações com caráter tecnológico que tem como intuito enriquecer os conhecimentos dos leitores. Além de matérias com teor informativo, a secção Publicações do DEE conta com a participação do professor Alexandre Jean René Serres que descreve sua formação acadêmica, os laboratórios em que trabalha, bem como as pesquisas que estão em andamento. O professor Bruno Albert faz um relato da disciplina Processos Estocásticos, descrevendo e caracterizando os objetivos da disciplina. Há ainda as dicas de livro e de filme, que trazem obras fascinantes.

Boa leitura!

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica



   









 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


O Prof. Alexandre Serres fala de área de sua atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos atuais. Confira!






Comments