Carta ao Leitor
Prezados leitores,
O mundo globalizado vem expondo o ser humano a uma quantidade de informações inimaginável tempos atrás. Diversas decisões precisam ser tomadas em um intervalo de tempo muito pequeno, nos levando certas vezes a fazer escolhas equivocadas e imaturas. Ainda na adolescência, escolher o futuro profissional é uma das maiores indagações do jovem recém saído do mundo de proteção oferecido pelas famílias. Iniciar um curso de Engenharia é para alguns uma empolgante caminhada rumo ao sucesso profissional. Contudo, para outros, nada mais é do que uma cansativa jornada permeada por questionamentos sobre o que realmente está fazendo naquele lugar.
Nesta 40ª edição d’O Jornal PET-Elétrica é apresentada uma análise sobre as constantes dúvidas que permeiam a mente de um estudante de Engenharia Elétrica, bem como os causos enfrentados pelos alunos durante a graduação. Em paralelo, se propõe uma reflexão sobre o estado da arte do desenvolvimento tecnológico no que tange à acessibilidade, nos permitindo sonhar sobre avanços futuros.
O Encontro Nordestino dos Grupos PET, realizado em março de 2013, em Fortaleza, teve como tema “Ideologia, legado e expansão”. O PET-Elétrica se fez presente no evento contando com a participação do tutor e de quatro petianos, conforme relatado em um dos artigos desta edição.
O artigo “Afinal, você gosta do curso de Engenharia Elétrica?” traz à tona números preocupantes sobre a satisfação e a identificação dos estudantes do nosso curso sobre o seu futuro profissional, abrindo caminho para medidas que possam ser idealizadas e aplicadas com o intuito de mitigar tamanha insatisfação. Outro artigo, “Dificuldade nossa de cada dia”, vem de forma despojada mostrar as dificuldades enfrentadas no cotidiano pelos estudantes de Engenharia Elétrica. A 40ª edição do Jornal PET-Elétrica conta também com o artigo “Próteses biônicas: um abraço entre o hoje e o amanhã”, que apresenta as inovações tecnológicas que visam melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiências motoras, trazendo uma perspectiva de melhora de qualidade de vida.
Boa leitura!
Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica
|