Carta ao Leitor
Caros leitores,
O desenvolvimento científico e tecnológico exprime uma necessidade cada vez mais maior de renovação. Dia após dia, são divulgados ao mundo métodos mais rápidos, máquinas mais eficientes, soluções mais precisas. Nos primeiros passos de uma trajetória como engenheiro, já é semeada de maneira inconsciente tal mentalidade de otimização contínua. Sendo assim, em que ponto a inovação deixa de ser necessidade e conforto para se tornar futilidade? A tecnologia tem se mostrado um meio de individualização gradativa e será que esse é um preço baixo a se pagar? As luzes do progresso iluminam tanto que paradoxalmente cegam, e nem sempre precisamos de tanta luz...
Propõe-se tal reflexão sobre a demanda de renovação tecnológica, pois nesta 39ª Edição do Jornal PET Elétrica, bem como na proposta geral do Jornal, destacamos o desenvolvimento e, portanto, levantamos seu questionamento.
A comemoração dos 50 Anos do Departamento de Engenharia Elétrica já teve seus primeiros momentos. No começo do mês corrente, o Departamento promoveu uma palestra do Engo. Max Norat Cavancalte, da CHESF, e o Jornal PET Elétrica cobriu o evento mediante a participação do tutor e de dois petianos, o que gerou um dos artigos dessa edição – “50 Anos DEE: uma primeira amostra”.
No artigo “O caos na telefonia móvel brasileira”, são detalhados os problemas enfrentados pelos usuários e como a Anatel vem se posicionando no sentido de mitigá-los. Em outro artigo, intitulado “A teoria eletromagnética por trás da tecnologia”, é apresentado um esclarecimento sucinto do grau de importância que deve ser dado ao eletromagnetismo e de seu papel fundamental na Engenharia Elétrica. No artigo “Sete dicas para uma melhor programação em C” são listadas dicas e sugestões de como resolver problemas de programação. Finalmente, fugindo um pouco do caráter técnico, o artigo “A melhor cena” questiona a importância das experiências vividas e como é enriquecedor evoluir com elas.
Destacamos um agradecimento especial aos professores que contribuíram, direta ou indiretamente, com o Jornal PET-Elétrica. Ao Prof. Edmar Candeia, por expor na seção Acervo Histórico um pouco de sua experiência no exterior. Ao Prof. Raimundo Freire, que na seção Publicações DEE, descreveu sua pesquisa, área de atuação e o laboratório LIMC, ao Prof. Mário Araújo, que colaborou com a seção Relato das Disciplinas, discorrendo sobre a disciplina Eletromagnetismo e sobre sua experiência em lecioná-la. Agradecimento adicional ao Prof. Edson Guedes, que cedeu ao Jornal as fotos da palestra promovida nesse mês.
Boa leitura!
Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica
|