Carta ao Leitor
Caros leitores,
Comemorar conquistas é muito importante em nossas vidas. Sentimo-nos recompensados pelo que já conseguimos e somos impulsionados a alçar voos mais altos. O fim de um período excepcionalmente extenso, em virtude de uma greve de quatro meses, constitui-se certamente em um motivo de celebração para os alunos das instituições federais. Entretanto, para nós que fazemos o Jornal PET-Elétrica, há um motivo adicional: esta é a primeira edição do periódico a apresentar o ISSN (Internacional Standard Serial Number), indexação que garante a oficialidade das publicações do Jornal e que marca uma nova fase para o mesmo.
O ISSN é um código único, internacionalmente aceito, destinado a publicações em série. Além de facilitar a identificação destas, tal número indica que elas podem ser comprovadas. Assim, permite que matérias divulgadas em um periódico sejam incluídas nos Currículos Lattes de seus autores. O ISSN do Jornal PET-Elétrica (acredite: não foi fácil obtê-lo) pode ser visualizado no canto superior direito de nossa página inicial.
Além de comemorações, nesta edição do Jornal PET-Elétrica são abordados diversos assuntos da atualidade. Em destaque, o blecaute ocorrido no dia 25 de outubro e a sua relação com o desequilíbrio em termos de oferta e demanda no setor elétrico brasileiro, assim como deficiências operacionais ocorridas em outros setores. A razão oferta/procura também é abordada no artigo “Onde estão nossos engenheiros?”, que trata da insuficiência de engenheiros no mercado brasileiro. Além disso, a edição 35 apresenta a biografia de um ex-professor do DEE/UFCG, Wilson Guerreiro Pinheiro, marcada pela relação entre duas artes: Música e Engenharia Elétrica. Por fim, nesta edição do Jornal PET-Elétrica é abordado um assunto de interesse geral: a amizade.
Além dos agradecimentos a todos aqueles que colaboraram direta ou indiretamente para esta edição, destacamos as contribuições do Prof. Dr. Francisco das Chagas Fernandes Guerra (docente do DEE/UFCG, popularmente conhecido como “professor Chagas”) e do Prof. Dr. Saulo Oliveira Dornellas Luiz (docente do DEE/UFCG) nas seções “Relatos das Disciplinas” e "Publicações DEE", respectivamente. Agradecemos, também, a todos os leitores do Jornal e os convidamos a participarem do mesmo com matérias e dicas, seguindo as orientações contidas da aba “Normas”.
Boa leitura!
Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica
|