Ao Leitor
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ciência, Fourier e Genialidade


Em 1915, com a aceitação da teoria geral da relatividade, o mundo passou por um grande momento de pungência e de empatia com a ciência; o New York Times afirmava: “Tudo o que sabíamos sobre o universo estava errado e esse homem, um cientista alemão nos deu uma nova verdade”. Albert Einstein foi, então, romantizado. Poucas pessoas de fato compreendiam as ideias publicadas, porém, era impossível não sentir a importância daquela conquista ao ver as fotografias de Einstein com seus cabelos dramáticos e seu olhar distante, centralizando tudo aquilo que a inteligência humana pode alcançar.

Atualmente, passamos por um outro importante período de atenção aos cientistas. Na verdade, não é ousado afirmar que podemos nos sentir tão privilegiados quanto aqueles que viveram nos tempos de Isaac Newton ou de Carl Friederich Gauss. Pudemos conhecer e ouvir as ideias de um indivíduo que, indiscutivelmente, alcançou razões para a imortalidade. No dia 14 de março de 2018, contudo, Stephen Hawking, um dos maiores ídolos desse singelo jornal faleceu, deixando um incrível legado para as gerações por vir.

Seria fácil continuar citando inúmeras outras personalidades que dedicaram suas vidas a vanguarda da ciência e que expandiram as fronteiras do nosso conhecimento. Do mesmo modo, poderíamos nos engajar numa discussão multifacetada sobre o que leva esses indivíduos a alcançarem tamanho arcabouço intelectual. Muitos acreditam que ser lembrado como um dos gênios da história é uma bênção para apenas uma parcela de pessoas cuidadosamente selecionadas por alguma entidade divina. Esse pensamento é contestado pelos que creem no poder do trabalho árduo para progredir no campo da ciência. Thomas Edison, por exemplo, afirma ter encontrado 10 mil maneiras de como não se fazer uma lâmpada antes de ter atingido o sucesso pela sua famosa invenção.

A 99º Edição do Jornal PET-Elétrica é uma celebração especial às conquistas da ciência. Buscamos contar para você, caro leitor, um pouco da história de uma importante personalidade que estaria fazendo seu ducentésimo quinquagésimo aniversário no próximo dia 21 de março — Jean Baptiste Fourier. Ademais, discutimos sobre como podemos gerar energia elétrica usando um novo tipo de tecnologia, os nanogeradores e sobre o lançamento do foguete Falcon Heavy, no último dia 6 de fevereiro. Não deixe de conferir, também, as seções culturais. Nela se encontram dicas de livros, filmes, séries e músicas.


André Igor Nóbrega da Silva (Editor-Chefe)

Equipe Editorial do Jornal PET-Elétrica




   















Cartas ao Leitor das Edições Anteriores

35ªEdição

36ªEdição

37ªEdição

38ªEdição

39ªEdição

40ªEdição

41ªEdição

42ªEdição

43ªEdição

44ªEdição

45ªEdição

46ªEdição

47ªEdição

48ªEdição

49ªEdição

50ªEdição

51ªEdição

52ªEdição

53ªEdição

54ªEdição

55ªEdição

56ªEdição

57ªEdição

58ªEdição

59ªEdição

60ªEdição

61ªEdição

62ªEdição

63ªEdição

64ªEdição

65ªEdição

66ªEdição

67ªEdição

68ªEdição

69ªEdição

70ªEdição

71ªEdição

72ªEdição

73ªEdição

74ªEdição

75ªEdição

76ªEdição

77ªEdição

78ªEdição

79ªEdição

80ªEdição

81ªEdição

82ªEdição

83ªEdição

84ªEdição

85ªEdição

86ªEdição

87ªEdição

88ªEdição

89ªEdição

90ªEdição

91ªEdição

92ªEdição

93ªEdição

94ªEdição





                             95ªEdição                                                96ªEdição                                                97ªEdição

                          
                             98ªEdição