materias/ed38art3

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ligação Anglo-Franco: Eurotúnel
Por mais de 13 mil anos a Grã-Bretanha esteve separada da outra parte do continente europeu. O Eurotúnel, uma grandiosa obra da engenharia moderna rompeu as barreiras do Canal da Mancha.


Le Manche ou English Chanell, dois nomes diferentes para o canal que dificultou a passagem entre Inglaterra e França, desde a era glacial, há 13 mil anos atrás, quando era possível caminhar por tal passagem. Por 563 km de comprimento, o Canal da Mancha separa a Grã-Bretanha do restante da Europa, essa isolação favorecia a Inglaterra como um meio de proteção, foi por tal obstáculo que as tropas de Napoleão e nazistas deixaram de invadir a Inglaterra em épocas de guerra. Ainda sim, ao longo da história várias tentativas foram feitas a fim de aproximar duas partes de um mesmo continente.

Por volta de 1802, o engenheiro francês Albert Mathieu Favier propôs a Napoleão Bonaparte um túnel, no qual carruagens atravessariam a passagem e haveria respiradouros acima do nível do mar para garantir o ar em seu interior. De 1870 até 1881 estudos e perfurações experimentais foram feitas por parte de companhias inglesas, em 1973 um novo projeto foi iniciado, mas logo interrompido por falta de verbas. Só então em 1984 que uma nova proposta foi lançada entre os governos da Inglaterra e França com fundos privados.

A construção da obra durou 7 anos até a efetiva inauguração, em 1994, do Eurotúnel, o terceiro maior túnel submarino ferroviário do mundo. Um desafio para a época, a obra custou pouco mais que 9 milhões de libras esterlinas e contou com mais de 15 000 trabalhadores.

O túnel está situado próximo a parte mais estreita do Canal da Mancha, 33 km que ligam Dover – Inglaterra, ao lado francês em Calais. Constituído por três túneis paralelos, dois maiores nas extremidades, e um ao centro sendo de acesso, 50.45 km de extensão que ligam Folkestone (Inglaterra) a Calais e que chegam até 60 metros de profundidade. Os engenheiros responsáveis pelo feito utilizaram tecnologia sísmica, baseado nas explorações a óleo, para que as perfurações fossem efetuadas em lugares seguros ao longo do leito do mar. O material utilizado foi a base de cimento armado e aço, enquanto que mais de 4 milhões de metros cúbicos de terra foram removidos, só do lado inglês. 

Há quatro tipos de serviços, operados pela Eurotunnel. O Eurostar transporta passageiros numa velocidade de 320 km/h , Le Shutte responsável pelo transporte de carros e ônibus, o Europorte transporta cargas em geral e ainda há o transporte de caminhões.

Desde a construção, ocorreram dois incidentes. Um incêndio em 1996, quando um caminhão pegou fogo, houve grandes prejuízos nas linhas, entretanto não houve mortes. Em 2008 houve outro incidente, mas também não houve vítimas. Há quem contestasse tal grandiosa obra, com o receio de que pessoas entrassem ilegalmente no outro país, insatisfeitos com altíssimo custo da obra, ou até mesmo, por parte dos britânicos, por facilitar a internação de pessoas que procuravam asilos na França, porém almejavam utilizar do serviço inglês.

Channel Tunnel para os ingleses ou Le Tunnel sous la Manche para os franceses, o Eurotúnel marcou o século XX como uma grandiosa obra da engenharia moderna, há aqueles que caracterizam-na como umas das sete maravilhas do mundo moderno. Mais de 200 anos se passaram, o elo físico foi construído e a Inglaterra “perdeu” sua insularidade, estando a pouco mais de 35 minutos do outro lado do mesmo continente.

Larissa Diniz
    _________________________________________________________________________________________


  










 


Fique por dentro das atividades realizadas pelo PET-Elétrica no mês de setembro.




 


Resgate histórico da turma 1974.2, que teve como um de seus componentes o professor Rômullo Raimundo Maranhão do Vale.








Comments