Dicas‎ > ‎

ed80

                                                                                                                                                                                                                                                        

DICAS



Dicas de Livros Dicas de Filmes Dica de Música Dica de Série

 

Dicas de Livros


Dica_de_Livro_Giuseppe

E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas




“E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas” é um dos livros mais lúdicos e ao mesmo tempo interessantes que alguém que deseje conhecer um pouco mais sobre curiosidades na área da ciência pode ler. Escrito pelo ex-funcionário da NASA e cartunista Randall Munroe, ele é um compilado de explicações sobre perguntas aparentemente absurdas que o autor recebeu em seu site ao longo de alguns anos.

O livro começa respondendo a uma pergunta que a maioria das pessoas já se fez: o que aconteceria se a Terra parasse de girar? Além da resposta já imaginada, o autor ainda explica quais seriam os grupos de pessoas com maiores chances de sobrevivência, e também como a Lua aos poucos faria nosso planeta voltar a girar após a tragédia.

Entre as curiosas perguntas respondidas, Randall expõe como nadar numa piscina de armazenamento de combustível nuclear pode ser mais seguro do que estar fora dela; o tempo para secar os oceanos caso fosse aberto um portal circular com 10 metros de raio no local mais profundo do oceano; além do novo mapa terrestre e também uma projeção de como seria o mapa de Marte caso o portal depositasse toda a água lá; e até as surpreendentes consequências da existência de uma bala com a densidade de uma estrela de nêutrons.

O livro é, portanto, uma leitura muito prazerosa com a capacidade de cativar o leitor a ler a resposta de uma pergunta já ansioso pela próxima, devido a sua maneira clara e por vezes engraçadas de mostrar alguns fatos bastante hipotéticos, tendo como único ponto negativo sua última pergunta, pois ela é seguida pelo fim da obra.

Giuseppe Di Giuseppe Deininger






Dica_de_Livro_Camila_A.


Os Cinco Porquinhos




Há 16 anos, Caroline Crale foi acusada e condenada a trabalhos forçados por ter assassinado seu marido, o famoso pintor Amyas Crale, também conhecido por ser um grande mulherengo. Depois de todos esses anos, a filha do casal, Carla Crale, procura o detetive Hercule Poirot e afirma a inocência de sua mãe, baseada em uma carta deixada por ela pouco antes de sua morte.

Poirot aceita investigar o caso e começa entrevistando os cinco envolvidos no acontecido, que seriam os possíveis suspeitos. Ele pede para que cada um escreva o que lembra de ter acontecido nos dias próximos à morte do pintor, apesar do tempo ser um inimigo implacável contra a memória das testemunhas e contra as evidências.

Depois de ler os depoimentos escritos pelas testemunhas e de fazer uma análise psicológica dos suspeitos, o detetive consegue reunir as provas e as evidências necessárias para descobrir (ou reafirmar) o que aconteceu no mistério envolvendo a morte do pintor.

É evidente a convicção de todos os envolvidos de que Caroline matou o marido, mas mesmo assim Poirot continua a investigar o crime, pois sua experiência sempre mostrou que nada é o que parece ser. A cada passo dado, um enredo envolvente, um desfecho impressionante e um final mais que surpreendente vão se formando, características marcantes das obras de Agatha Christie.

Camila de Oliveira Abrantes


Dicas de Filmes


Dica_de_filme_Thiago


Ex Machina



Caleb Smith, programador da empresa Blue Book, estava trabalhando quando recebe uma mensagem anunciando-o como ganhador de um sorteio da companhia. Com isso, ele ganha uma visita de uma semana na casa do diretor executivo da Blue Book. Após horas de viagem de helicóptero, Caleb finalmente chega à mansão isolada e luxuosa de seu empregador. Em seguida, uma recepção livre de formalidades ocorre e Caleb conhece pessoalmente Nathan Bateman, que o apresenta aos cômodos e funcionamento interno da casa.

Ao entrar no quarto destinado ao novo hóspede, Nathan explica que sua casa é, na verdade, um centro de pesquisa secreto de inteligência artificial, e que ele deveria assinar um contrato antes que qualquer detalhe da pesquisa fosse mostrado. Caleb é, então, convencido a concordar com o contrato e o assina, partindo para o propósito de sua presença: ele realizaria o Teste de Turing no robô com inteligência artificial construído por Nathan, Ava.
Além dos dois programadores, o único indivíduo presente é a criada de Nathan, Kyoko, que, de acordo com ele, não fala inglês.

A partir disso, o enredo se desenvolve com muito suspense, levando ao limite questões éticas e morais sobre a existência da inteligência artificial. O filme traz reflexões sobre a humanização de tais máquinas, o tratamento que deve ser dado a protótipos de desenvolvimento de inteligência artificial e o que esses robôs representariam aos humanos.

Thiago Oliveira Delmiro Neves


Dica_de_Filme_Pedro

Sr. Ninguém




Nemo Nobody é o último mortal de uma Terra bastante desenvolvida tecnologicamente e, com 118 anos, ele será a última pessoa a morrer de velhice da história. Ninguém sabe quem ele é; não existem relatos oficiais de sua existência, nem mesmo ele se lembra da sua vida com clareza.

“Nós não podemos voltar. Por isso escolher é difícil. Você tem que fazer a escolha certa. Enquanto você não escolher, tudo permanece possível”. Uma vida é baseada em escolhas; podemos não dar muito valor para pequenas coisas, mas, por exemplo, será que a vida de uma criança que não consegue escolher qual doce comprar em uma padaria será a mesma independente da escolha que ela fizer? Como seria a vida de um adolescente se tivesse o amor correspondido depois de se declarar para a pessoa que ama?

Todos passam por diversos momentos de decisões durante a vida e, em cada uma delas, um grande número de possibilidades se abre. A vida de cada um é um gigante encadeamento de respostas a cada uma dessas escolhas.

O filme do belga Jaco Van Dormael faz diversas indagações a respeito das escolhas, do tempo, e de como a vida pode decorrer-se. No começo a obra pode parecer um pouco confusa, mas, com o desenrolar da história, as partes vão se encaixando e ficando mais claras aos olhos de quem assiste e se apresentando de maneira fantástica.

Com Jared Leto em uma atuação quase perfeita como Nemo Nobody, Sr. Ninguém é indicado para aqueles que desejam fugir de filmes padrão, com uma história linear e fácil de entender. Esse filme fará com que o espectador indague-se acerca de diversas questões e tire suas próprias conclusões. Uma dica: assista uma segunda vez, já que depois de entender o filme será possível observar alguns bons detalhes que não foram perceptíveis na primeira vez.

Pedro Henrique O. T. Ximenes

Dica de Música



Dica de Música_Ellen


Allow Us To Be Frank 




Em 1998, enquanto participavam de uma montagem teatral de Grease – Nos Tempos da Brilhantina, seis jovens irlandeses talentosos decidiram formar o grupo pop Westlife, boy band muito famosa na Irlanda por singles como World of Our Own, You Raise Me Up e Flying Without Wings, que ficaram entre os 14 singles número um do grupo no Reino Unido.

Allow us to be Frank é o sexto álbum do grupo. Abrindo mão do trivial pop, a banda deu lugar à vivacidade do Jazz para homenagear um grande ícone do gênero, Frank Sinatra, e deixou na boca dos fãs o gostinho dos metais no Jazz.

O álbum inclui canções que ficaram muito conhecidas na voz de Sinatra, dentre elas “Fly Me to the Moon” e “The Way You Look Tonight” que provocam um singular desejo de viver na época em que os filmes eram em preto e branco.

Ellen Ribeiro Lucena





Dica de Série




Blindspot 



Blindspot é uma série estadunidense da NBC criada por Martin Gero e que teve sua estreia em setembro de 2015. Ela é classificada nos gêneros policial, ação e suspense. O seu elenco conta com Sullivan Stapleton, Jaimie Alexander, Marianne Jean-Baptiste e Ashley Johnson. No Brasil, o seriado é exibido pelo canal Warner Channel.

A série é centrada em torno da figura de Jane Doe, interpretada por Jaimie Alexander, uma mulher que aparece sem memória, nua e repleta de tatuagens dentro de uma bolsa na Time Square. Uma de suas tatuagens a leva a Kurt Weller, interpretado por Sullivan Stapleton, um agente especial e chefe do Grupo de Resposta a Incidentes Críticos do FBI. Enquanto tenta descobrir mais sobre o passado de Jane e quem teria feito isso a ela, o FBI percebe que cada uma das suas tatuagens contém pistas para crimes que devem ser solucionados.

Cenas de ação, suspense e vários mistérios é o que não falta em Blindspot. Cada episódio vai ajudando a formar a identidade e a entender o que aconteceu com Jane, além de trazer uma nova pista oriunda de alguma das tatuagens que ajudam a resolver algum crime.
Blindspot foi a primeira série a ter confirmada uma ordem de temporada completa. Normalmente, as séries iniciam-se com previsão de 13 episódios. Caso obtenha sucesso, mais 9 são encomendados. A criação de Martin Gero precisou de poucas exibições para obter essa encomenda. No final, o seriado teve adicionado mais um episódio , totalizando 23 na temporada inicial.

Tendo sido um fenômeno de audiência, a série, ainda em novembro do ano passado, ganhou a renovação para mais uma temporada que promete fortes emoções. No último mês, junho de 2016, foi divulgado o primeiro trailer da nova fase de Blindspot que se inicia no dia 14 de setembro no canal americano NBC.

Sendo o seriado estreante de maior sucesso dos Estados Unidos, Blindspot é simplesmente indispensável para o público que gosta de séries investigativas repletas de suspense e cenas de ação, mas que também contemplam cenas românticas e de drama.

Arthur Silva Vasconcelos




Dicas das Edições Anteriores





Comments