Dicas de Livros
|
|
|
Politicamente Incorreto: O Guia dos Guias
A forma como determinados temas das grades curriculares são abordados, por professores em sala de aula ou por autores de livros didáticos, tem um forte impacto no aprendizado dos alunos e na sua predileção ou não pela área de conhecimento da qual o tema faz parte, isso é um fato contra o qual é difícil haver argumentos contrários. Isso ocorre com praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em todas as fases de nossa vida de aluno e de leitor.
Lembro que até o quarto ano do ensino fundamental, por volta de 1984, eu tinha muita dificuldade em aprender matemática e aquela dificuldade me fazia ver as aulas de matemática como uma verdadeira tortura! Se eu não tivesse, no ano seguinte, encontrado a professora Teresinha, do antigo Colégio Arco-Íris, no Bairro Cruzeiro, eu nunca teria cursado Engenharia Elétrica. Foi graças a essa professora que no ano seguinte, na quinta série, Matemática passou a ser a minha matéria preferida!
Como isso é possível? Como passei a gostar de uma matéria que eu detestava no ano anterior? Pois é, acho que foi graças a professora Teresinha, que ensinava tão bem que me fez ver a beleza dessa ciência. O mesmo aconteceu com a história, porém bem depois, já na universidade. Bom, e o que é que toda essa conversa tem a ver com a minha dica de leitura?
Pois bem, é que as aulas de Sociologia Industrial eram ministradas por uma professora que era tão crítica, que estimulava tanto nossa curiosidade e busca pela verdade que passei a gostar também de história e a buscar a verdade dos fatos. É aqui que tomo o gancho para falar da minha dica!
Ganhei esse livro na confraternização de amigo secreto do ano passado e quando o li, o achei tão interessante que tive a vontade de compartilhá-lo. Esse livro, intitulado Politicamente Incorreto: O Guia dos Guias, é daqueles livros que têm o poder de mudar a concepção de alguém que não gosta de história, assim como professora Teresinha mudou minha concepção em relação à matemática.
O livro do autor Leandro Narloch, ex-repórter do grupo editorial Abril, apresenta uma série de curiosidades e fatos sobre a história brasileira e do restante do mundo que certamente não são tratados em sala de aula. Quando o lemos parece até que entramos em um universo paralelo: o País das Maravilhas das Histórias não Contadas!
Desde curiosidades sobre os incas e astecas e suas associações aos colonizadores espanhóis, passando pelo processo escravagista realizado por vários reis africanos, a fatos de nossa história mais recente e curiosidades sobre vários personagens famosos dessa rica história, o Guia dos Guias nos conduz por uma viagem no tempo, nos fazendo ver o outro lado do espelho, ou em alguns casos o lado mais obscuro do espelho.
Wamberto J. L. Queiroz
|
|
Fundação
Isaac Asimov é considerado por muitos fãs e críticos o maior escritor de ficção científica de todos os tempos. Suas obras revolucionaram o modo que o gênero é escrito, sendo sua principal obra, “Fundação”, um dos maiores clássicos. Apesar de escrito na década de quarenta, Asimov consegue magnificamente criar uma ficção baseada na tecnologia, mesmo que ela não fosse tão desenvolvida na época, o que não é deixado transparecer e nem atrapalhar a narrativa. Um leitor desavisado pode até mesmo pensar que se trata de um livro contemporâneo.
Em “Fundação”, a humanidade se desenvolveu o suficiente para conquistar a Galáxia, que é unida politicamente pelo Império Galáctico, ativo há 12 mil anos e a tecnologia é tão avançada que viagens entre os planetas habitados em tempo viável são reais e praticadas. Outro fato bastante interessante sobre o universo criado por Asimov é que a humanidade não sabe mais em que ou em quais planetas a sua própria espécie teve origem.
A trama principal do livro gira em torno de uma ciência criada pelo matemático Hari Seldon, a chamada Psico-história. Logicamente, é impossível prever o que uma pessoa fará no futuro, já que isso pode ser considerado totalmente arbitrário, mas é estatisticamente possível prever que ações uma grande população com milhões ou bilhões de pessoas tomará. A partir daí, Seldon identifica, por meio de estatísticas e probabilidades, diversas crises que surgirão no futuro da humanidade e inicia, então, um processo para que elas sejam evitadas.
Primeiro livro de uma trilogia, que posteriormente ganhou mais quatro volumes e vencedor do prêmio Hugo como “melhor série de ficção científica de todos os tempos”, “Fundação” é uma leitura obrigatória para aqueles que gostam do gênero.
Pedro Henrique Oliveira Toscano Ximenes
|
Dicas de Filmes
|
|
|
Fargo – Uma comédia de erros
Fargo – Uma comédia de erros, ou apenas Fargo na versão original em inglês, é um filme estadunidense do ano de 1996 e conta com Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi, Harve Presnell e Peter Stormare no elenco. A película pode ser enquadrada nos gêneros comédia, drama e policial, mas se destaca majoritariamente pelo humor. Foi uma das primeiras produções dos irmãos Joel e Ethan Coen, conhecidos cineastas dos Estados Unidos. Os Irmãos Coen também foram os responsáveis pelo roteiro e produção de Fargo, assim como de vários outros filmes, como: Onde os Fracos Não Têm Vez, No Country for Old Men na versão original em inglês, e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, O Brother, Where Art Thou?.
O filme é baseado em fatos reais e se passa na pequena cidade de Fargo, localizada no estado de Dakota do Norte, Estados Unidos. Jerry Lundegaard, William H. Macy, um gerente de uma revendedora de automóveis passa por graves problemas financeiros e, visando solucionar essa situação, contrata dois ex-presidiários, Carl Showalter e Gaear Grimsrud, interpretados por Steve Buscemi e Peter Stormare, respectivamente, para sequestrarem sua própria esposa Jean Lundegaard, Kristin Rudrüd, e pedirem um resgate de um milhão de reais que seriam pagos pelo seu sogro Wade Gustafson, Harve Presnell, um homem muito rico, mas que se nega a emprestar dinheiro a Jerry. Porém, começam a acontecer uma sucessão de erros que fazem com que a situação fique cada vez mais fora do controle e delicada.
O que mais se destaca na produção são as excelentes atuações de todos do elenco, de forma que cada um dos personagens é singular e apresenta uma grande simplicidade, fazendo com que as características dos mesmos se tornem quase que palpáveis. Além disso, o filme, embora seja baseado em uma história real, é repleto de situações totalmente inesperadas e inacreditáveis, o que traz um toque de humor negro para toda a obra.
Não à toa, Fargo – Uma comédia de erros e seu elenco receberam vários prêmios e nomeações. Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Atriz, com Frances McDormand, e Melhor Roteiro Original. Ainda foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, com William H. Macy, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Também foi indicado e recebeu prêmios no Globo de Ouro, Independent Spirit Awards, BAFTA, Festival de Cannes, Prêmio Bodil e Prêmio César.
Mesmo sendo um filme antigo, Fargo ainda consegue divertir bastante mostrando como uma ideia pode dar totalmente errado. Indico fortemente para quando se desejar dar boas risadas!
Arthur Silva Vasconcelos
|
|
Truque de Mestre
Lançado em 13 de julho de 2013, “Truque de Mestre” é um suspense policial dirigido por Louis Leterrier com título original “Now you see me”. Daniel Atlas, interpretado por Jesse Eisenberg, é o líder de um carismático grupo de mágicos reunidos de forma misteriosa que encantam o mundo com truques um pouco diferentes do que se é acostumado.
Em uma de suas apresentações, ”Os Quatro Cavaleiros”, como são chamados, roubam um banco europeu, e a partir de então, passam a ser procurados pelo FBI, na figura do agente Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) e pela Interpol. Além dos policiais, o grupo passa a ser alvo do desmistificador Thaddeus Bradley, interpretado pelo famoso ator Morgan Freeman, que tenta mostrar como são feitas as “mágicas” apresentadas no palco.
O mistério principal que envolve o longa metragem está relacionado à sociedade da mágica, criada no antigo Egito, chamada de “O Olho”. Conta a lenda, que na sociedade egípcia, O Olho roubava dos grandes Faraós para dar aos pobres.
Dylan, agente do FBI, conhece bem o mundo da mágica e guarda muito mais segredos do que se pode imaginar. Um filme de muito mistério e puro raciocínio lógico, vale a pena conferir a magia do “Truque de Mestre”.
Caio Victor Aires Diniz
|
Dica de Música
|
|
Funeral
Arcade Fire é uma banda de Indie Rock canadense formada em 2003 na província de Quebec pelo casal Win Butler e Régine Chassagne. São conhecidos pela diversidade de instrumentos utilizados, entre eles acordeão, harpa e xilofone, bem como pela qualidade de suas apresentações ao vivo.
Em seu primeiro ano, antes do lançamento de seu álbum de entrada, o grupo vendia um miniálbum em seus concertos, chamado “Arcade Fire”. Graças à qualidade das apresentações, eles conseguiram um contrato para gravar o seu primeiro álbum.
Infelizmente, parentes de quatro dos seis integrantes da banda faleceram durante a gravação do álbum, o que influenciou nas músicas “Une année sans lumière”, “Haiti” e “In the Backseat”. Além dessas canções, o álbum segue um estilo um pouco mais sóbrio do que nos álbuns seguintes, e, cantando em inglês e francês intercaladamente, trata da morte, porém, de maneira otimista ao invés de depressiva.
O álbum recebeu críticas bastante positivas e até o reconhecimento de artistas e bandas como David Bowie e U2, tendo o último convidado o grupo a abrir seus shows no Canadá, além de escolher “Wake Up”, a música mais conhecida da banda, como tema de abertura da turnê Vertigo Tour, uma das maiores feitas pelo grupo irlandês.
Giuseppe Di Giuseppe Deininger
|
|
|
Dica de Série
|
|
Game of Thrones
Baseada na série de livros “As crônicas de gelo e fogo” de George R. R. Martin, Game of Thrones se tornou uma famosa série de televisão da HBO.
O enredo da série é contado em um lugar chamado Westeros, semelhante a uma Europa medieval, onde as estações podem durar anos. Depois de um longo verão, a premissa básica da história é a chegada do inverno, que está próximo, e juntamente com ele a vinda de uma ameaça.
Anos antes do enredo da série começar, “O Trono de Ferro”, símbolo de poder máximo dos sete reinos, era governado pela casa Targaryen, pelo conhecido o “rei louco”. Depois de uma revolta, a casa Baratheon assumiu o poder, mas não contente com isso, Dayneres Targaryen, que encontra-se muito longe de Westeros, está inconformada e quer reivindicar o que é seu por direito.
Enquanto não chega o inverno, conspirações e rivalidades pelo Trono de Ferro são o centro de tudo. Muitas surpresas surgem ao longo das temporadas, e com certeza Game of Thrones tornou-se uma série de grande sucesso porque vale a pena ser apreciada.
Além de trazer muitos temas considerados tabus à tona, ela conta com diversas subtramas e personagens envolventes, responsáveis pela série ser líder de audiência e mundialmente conhecida. “Game of Thrones” é indicada para quem gosta de novelas de cavalaria, com muita ação e tensão, em que todos os ramos da história se encaixam perfeitamente.
Camila de Oliveira Abrantes
|
|
|
|