Dicas de Livros
|
|
|
MAUS
Vladek é um homem judeu de idade avançada que sobreviveu às perseguições e ao holocausto nazista. Como sinaliza o subtítulo da primeira parte do livro, ‘Meu pai sangra história’, pouco restou a Vladek, senão o seu filho Art e as muitas lembranças.
Toda a história se desenrola com a franqueza e espontaneidade de uma conversa entre pai e filho, pois é Art, cartunista por profissão, que insiste em escrever um livro em quadrinhos sobre as memórias de seu pai. Os muitos mergulhos no passado feitos numa garagem ou mesa de cozinha por Art e seu pai Vladek revelam não apenas a fragilidade humana e as consequências da cegueira moral em uma sociedade, mas também os efeitos dos traumas na forma de enxergar o que sobrou de vida.
MAUS não é apenas uma biografia em quadrinhos. É capaz de descrever o regime nazista sob o ponto de vista de um polonês comum cuja rica história provavelmente acabaria desconhecida. De maneira pessoal, sincera e comovente, os quadrinhos permitem que os acontecimentos e fatos escritos ganhem ainda mais proximidade com o leitor
Humberto de Brito Rangel Neto
|
 |
Dom Casmuro
Escrito por Machado de Assis, ‘Dom Casmurro’ é um clássico da literatura brasileira e faz parte da trilogia realista do autor – que incluem ‘Quincas Borba’ e Memórias Póstumas de Brás Cubas’. A história é muito bem narrada e gira em torno do romance de Capitu e Bentinho, que se apaixonam ainda crianças.
Depois da perda do primeiro filho e do marido, Dona Glória, mãe de Bentinho, jurou que seu segundo filho seria padre. Bentinho nunca gostou nem se acostumou com a ideia e sua paixão por Capitu, sua vizinha, o fez ter certeza da sua falta de vocação, mas, por respeito à família e à mãe, o menino resolve ir para o seminário.
Lá, Bentinho conhece Escobar, que se torna seu melhor amigo. Juntos, os dois conseguem convencer suas famílias a tirá-los do seminário. Bento se forma em Direito e se casa com Capitu, Escobar acaba por se casar com Sansha, melhor amiga de Capitu.Não demora muito e nascem os filhos dos casais, Ezequiel, filho de Bentinho e sua esposa, e Capituzinha, filha do casal amigo.
A história é toda narrada por Bentinho,então só o que sabemos é a sua visão dos fatos, por isso não existe uma certeza absoluta sobre os acontecimentos descritos, já que na maioria das vezes há apenas uma descrição dos sentimentos e desconfianças de Bentinho. Além de ser um clássico da literatura brasileira, ‘Dom Casmurro’ é com certeza uma leitura deliciosa e indispensável, que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Camila de Oliveira Abrantes
|
Dicas de Filmes
|
|
|
Beastsof No Nation
Adaptação do romance homônimo do escritor norte-americano de origem nigeriana UzodinmaIweala, “Beastsof No Nation” revelou-se uma produção marcante e intensa. O drama de guerra acompanha o menino Agu (o estreante Abraham Attah), mais uma das vítimas dos conflitos sectários existentes na África.
A guerra civil na Nigéria chega ao vilarejo de Agu (Abraham), cuja população se encontra no meio da disputa entre governo e rebeldes. Depois que os habitantes de sua vila são caçados – e executados – pelo exército, o menino consegue fugir, mas é cooptado pela milícia de Elba, que o treina para ser um guerrilheiro. A figura imponente do Comandante (Idris Elba) é quem comanda a milícia responsável por todas essas atrocidades. O ator vive aqui um personagem grotesco e carniceiro, mas igualmente carismático.
É uma história atemporal de perda da inocência, que ecoa Cidade de Deus em tema. Mas Agu, formidavelmente interpretado por Attah, não é Zé Pequeno... Mesmo depois de ver e sofrer toda sorte de violência inerente à guerra, o garoto segue com espírito resiliente... Ainda que seus atos, sob medo da morte e de nunca mais ver a mãe, digam o contrário.
CaryFukunaga consagra a trama ao fundir personagens fortes com o ambiente natural ao redor, em uma fotografia com um aspecto de umidade que parece filtrar a realidade. O fim dessa forte e atraente historia revela um desfecho marcante que vale a pena conferir!
Bárbara Nicoly M.Oliveira
|
|
Que Horas Ela Volta?
Interpretada por Regina Casé, Val, uma pernambucana que deixou a filha com a irmã para tentar a sorte em São Paulo, é empregada doméstica em uma mansão no Morumbi, onde, além de todos os afazeres domésticos, é também babá de Fabinho, Michel Joelsas.
Morando há mais de uma década na casa dos patrões, Val é considerada “quase da família”, mas ela ainda faz suas refeições em uma mesa separada, dorme no quartinho dos fundos e nunca tomou um banho na piscina. Tudo caminha bem até que ela recebe um telefonema de sua filha Jéssica, vivida por Camila Márdila, pedindo para ir aSão Paulo para prestar vestibular. Com o consentimento dos patrões, Jéssica vai para São Paulo ficar com a mãe enquanto não encontram um novo lugar para morar, o que causará uma revolução na vida de todos.
Ao contrário do que ocorre com Fabinho, Jéssica e Val não têm intimidade e a garota não entende e nem suporta a vida submissa que a mãe leva no trabalho. É nesse cenário que muita coisa acontece! O filme permite uma reflexão crítica sobre as contradições sociais brasileiras centrada nas relações entre uma família de classe média alta, sua empregada doméstica e a filha desta, emocionando o espectador.
William Pinheiro Silva
|
Dica de Música
|
|
Hot Fuss - The Killers
The Killers foi formada em Las Vegas no ano de 2002. Após algumas trocas de integrantes, chegaram à formação que permanece até hoje. Curiosamente, seus artistas possuiam diversas ocupações antes de entrarem na banda, como porteiro de casino, estudante de filosofia e vendedor de roupas.
A primeira apresentação do grupo foi péssima, pois o clube em que eles tocavam não possuia um sistema de som, que foi a causa para o vocalista desafinar algumas vezes. Apesar disso, eles conseguiram chamar a atenção dos presentes a ponto de conseguirem um contrato com uma gravadora independente de Londres.
Com isso, o primeiro álbum da banda estaria a caminho, mas antes que fosse concluído, seus integrantes passaram por alguns acidentes, como um terremoto, um incêndio, e até por um avião cujo motor parou de funcionar e desceu em queda livre.
Depois de três meses, “Hot Fuss” foi lançado e muito bem recebido pela crítica. Nele estão alguns dos principais hits da banda, entre eles “Somebody Told Me”, “All These Thimgs That I’ve Done”, “Smile Like You Mean It” e principalmente “Mr. Brightside”, que além de ser a primeira música composta pelo grupo, é também a mais importante e a única a ser apresentada em todos os shows até hoje.
Giuseppe Di Giuseppe Deininger
|
|
|
|