Dicas‎ > ‎

ed73

                                                                                                                                                                                                                                                        

DICAS



Dicas de Livros Dicas de Filmes Dica de Música

 

Dicas de Livros



Looking for Alaska 


Meticulosamente escrito pelo autor bestseller John Green, Looking for Alaska é um livro peculiarmente interessante por muitas razões, dentre as quais, três se destacam. A primeira é a mistura sutil de bom humor com momentos de desalento e reflexão. A segunda é que se trata de uma obra que realmente faz o leitor pensar. Pensar sobre conceitos básicos, mas não por isso simples, da vida e da morte, em um contexto em que a amizade, o amor, o pesar e a culpa convivem diretamente. A terceira é que o livro também aborda sobre as últimas palavras de pessoas famosas.

O enredo é sobre um garoto chamado Miles Halter que vai para uma boarding school (algo como um internato) para cursar o ensino médio e para procurar o Great Perhaps (“Grande Talvez”), como ele costuma dizer. Uma vez lá, Miles finalmente fez amigos e começou experiências completamente novas para ele – as quais são a origem da maioria dos momentos mais engraçados do livro. Com seus amigos, o Colonel, Alaska, Takumi e Lara, Miles entra em diversas pranks e problemas, enquanto tem de lidar com suas aulas. A aula de Religião é uma das mais presentes em toda a narrativa, aparentemente porque é a que Miles mais gosta, apesar dele não se considerar religioso. Nessas aulas, os estudantes são levados a ponderar e a conhecer mais sobre a própria vida e como os seres humanos lidaram com seus mistérios ao longo da História. É impressionante como John Green conseguiu deixá-las intrigantes.

Não obstante os estudos e as pranks, Alaska é o real centro da estória, literalmente. O livro é estruturado baseado no que acontece com ela, dividido nos 136 dias antes e nos 136 dias depois. Alguns diriam que ela é aquele tipo de garota bonita e inteligente que todos os garotos se apaixonariam. Entretanto, mais que isso, ela é envolvida por mistério e tristeza. Em toda a narrativa, Miles tenta descobrir quem ela é, o que ela sente, o porquê de suas atitudes, contudo, ele nunca conseguiu a ver completamente. O que é uma das grandes metáforas do livro.

Eles irão encontrar o “Grande Talvez”? Alaska descobre seu caminho para fora do labirinto? Essas não são perguntas fáceis e nos convidarão à discussão e ao pensamento, como boa literatura deve fazer.

Emilly Rennale F. de Melo







O Mistério dos Sete Relógios



A Rainha do crime, Agatha Christie, é uma das maiores romancistas da história, perdendo apenas para a Bíblia e para Shakespeare. O segredo de Agatha está na engenhosidade da sua escrita que, com suavidade, consegue atrair o leitor até o final da obra,quandoo mistério é desvendado.

O Mistério dos Sete Relógios é uma das oitenta fantásticas obras da autora. Com um final surpreendentemente improvável, o livro não é apenas um mistério que precisa ser solucionado. O crime da trama causa intrigas e duvidosas colaborações de personagens enigmáticos, que dão origem a vários outros mistérios e precisam de uma solução simultânea.

A história acontece em uma época bem distante da atual, onde um grupo de jovens está passando uma temporada na mansão Chimneys. Rotineiramente, um desses jovens, Gerry Wade, atrasa o café da manhã dos hóspedes da mansão, devido a mania de acordar sempre muito tarde. Decididos a acabar com isso, os demais jovens resolvem dar uma lição no Sr. Wade. Para isto, eles compram oito despertadores e os escondem no quarto do rapaz.

Todavia, o que inicialmente era uma brincadeira de amigos se torna um mistério estranhamente sombrio. Gerry é encontrado morto na cama, no dia seguinte, vítima de uma dose excessiva de um medicamento para dormir. Além disso, apenas sete dos oito relógios são encontrados em fileira no local.

Um grande mistério se inicia a partir daí e cada detalhe passa a esconder uma pista relevante. E são essas pistas que Lady Eileen Brent e seus amigos, juntamente com o superintendente Battle, tentarão descobrir para evitar que novos crimes aconteçam.

Quando finalmente o mistério parece ser desvendado, acontece uma mudança repentina e a solução é conduzida por um caminho tão improvável quanto surpreendente. Sendo necessários alguns minutos para reler o final e refletir a genialidade da autora.

Para os amantes de romances policiais, O Mistério dos Sete Relógios, é uma ótima escolha para leitura. Especialmente para quem tiver um dia inteiro disponível para lê-lo sem interrupções.

Wislayne Dayanne Pereira da Silva


Dicas de Filmes







Capitão Phillips



Capitão Phillips é um filme de ação e suspense lançado em outubro de 2013, tendo como diretor Paul Greengrass e como protagonista Tom Hanks. Baseado no livro Dever de Capitão de Richard Phillips, o filme é um relato biográfico da fatalidade vivenciada por ele em 2009, no qual durante um ataque ao seu navio cargueiro foi feito refém de piratas somalis.

A história começa quando Phillips (Tom Hanks) embarca no cargueiro Maersk Alabama no porto de Omã, rumo à perigosa e desprotegida região do chifre da África, que constantemente é atacada por piratas somalianos.

Como previsto, quando estão sozinhos na imensidão do oceano e armadossomente com mangueiras de água, Capitão Phillips e sua tripulação, são obrigados a usar toda inteligência, força e coragem para enfrentar três piratas armados e liderados por um capitão impulsivo e inexperiente, mas extremamente determinado a saquear e sequestrar o navio.

Além de ser muito realista, o filme surpreende pelo fato de não adotar uma visão de heróis e vilões, como é esperado. O ponto de vista dos dois capitães é retratado sob um aspecto humanizado. De um lado estão os piratas somalis, repletos de improviso e miséria, e um país não civilizado, oprimido pela escassez e violência. Do outro, Phillips e sua tripulação, guiados pornormas e rotinas, vindo de um país civilizado, no qual a liberdade, a abundância e a segurança estão presentes.

Entretanto, mesmo diante de mundos tão distintos,é possível notar algo comum entre os capitães, ambos estão dispostos a atacar o inimigo para proteger seus homens e sua missão.

Certamente o filme Capitão Phillips não retratou o drama na dimensão do que aconteceu na realidade. Todavia é perceptível que o diretor conseguiu produzir um filme de alta qualidade e com excelente atuação, tornando-o realista o suficiente para levar o público a refletirsobre as consequências da globalização em dois extremos.

Wislayne Dayanne Pereira da Silva



Jogos Vorazes - A Esperança Parte II



Ainda se recuperando dos acontecimentos da Parte I, KatnissEverdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Após o súbito ataque de Peeta (Josh Hutcherson), Katnisspassa a conviver lado a lado com o suposto inimigo. O que acontece com o jovem não tem relação propriamente com o seu relacionamento com a heroína da série, mas simcom as inevitáveis consequências de uma guerra.

No Distrito 2, Katniss ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. A união de todos os distritos é fundamental para iniciar o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland), só que a protagonista tem seus próprios planos para o combate e, com a ajuda de seus melhores amigos, parte em uma missão com o grupo do Distrito 13, arriscando suas vidas para libertar os cidadãos de Panem e planejando a tentativa de assassinato do Presidente Snow, que está cada vez mais obcecado em destruí-la.

As armadilhas, os inimigos e as escolhas desafiarão Katniss mais do que qualquer arena que ela tenha enfrentado nos Jogos Vorazes.

William Pinheiro Silva

Dica de Música





Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We - The Cranberries  



Ode To My Family, Linger, Zombie. Com certeza você saberá alguma dessas músicas. Elas pertencem todas à mesma banda, The Cranberries. Inicialmente chamada de Cranberry Saw Us, a banda Irlandesa é uma das bandas mais importantes do cenário internacional. Teve seu início no fim dos anos 80, alcançando sucesso comercial na década de 90 pela mídia dos EUA.

Após alguns ensaios, a banda decidiu gravar algumas fitas demo e enviar para gravadoras. Após obterem retorno, conquistaram fama com o primeiro single e mundialmente conhecido como hino do grupo, a canção Linger.

Marcada pela voz de Dolores O' Riodan, Cranberries vinha acompanhado de um rock alternativo e letras carregadas de emoção e verdade, como em Zombie (No Need to Argue) - um protesto sobre a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte; sendo uma das bandas de rock mais bem sucedida dos anos 90, com mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo, servindo como fonte de inspiração para muitas pessoas.

Weverton Domingos de Medeiros







Dicas das Edições Anteriores





Comments