Dicas de Livros
|
|
|
Inferno
Você já deve ter pensado como deve ser a vida de um jovem em um favela. Pois bem, o livro intitulado de Inferno, escrito por Patrícia Melo, conta a saga de vida de Reizinho, um menino que mora na favela Berimbau, localizada no Rio de Janeiro, juntamente com a mãe, Alzira, e a irmã, Carolaine.
No decorrer do livro, Patrícia mostra inúmeras situações do cotidiano da vida na favela envolvendo drogas, tráfico, violência doméstica. A escritora consegue fazer inúmeras críticas às sociedade, como quando Reizinho adentra no mundo das drogas mesmo com a mãe batendo nele para tentar colocá-lo no “caminho certo”.
Em meio às várias noites com a jovem,unicamente observando enquanto ela dormia, o jornalista se lembra de como foi a sua vida sexual, em que seu relacionamento mais longo tinha sido com a empregada de sua casa e o restante de suas relações eram unicamente um acordo de compra.
A vida de Reizinho é um tanto turbulenta. Sua irmã, grávida ainda adolescente,torna-se mãe solteira no decorrer do livro,seu pai o abandonou ainda pequeno. Além disso, há sua admiração incondicional por Miltão, o chefe do morro e do tráfico de drogas da região e namorado de Suzana, por quem nutre uma paixão secreta.Com tantos fatores negativos em sua vida, José Luiz, assim como era chamado pela mãe Alzira, sai da escola e se torna olheiro para Miltão.
A mãe de Zé Luiz descobre que ele está envolvido com o tráfico e lhe bate. Depois disso, Reizinho decide fugir de casa e viver na rua. Após algum tempo,ele se vê obrigado a começar a roubar no centro do Rio de Janeiro e com isso, entregou-se às drogas. Após passar alguns meses desaparecido, ele retorna para o morro, mas dessa vez mudado com ânsia de poder, começando a adentrar no mundo do tráfico de drogas. E assim,as últimas 300 páginas no livro podem ser devoradas rapidamente em uma história cheia de traições, mortes e paixões, na qual a vida do menino ingênuo que vivia com a mãe sofre grandes mudanças, às vezes boas e às vezes ruins.
Saul Borges Nobre
|
 |
A Culpa é das Estrelas
“A Culpa é das Estrelas” é a obra de maior sucesso do escritor Jonh Green. De um gênero dramático e cheio de frases filosóficas, o romance é uma leitura inspiradora sobre as alegrias e tragédias da vida, indicada para aqueles que gostam de se emocionar.
O livro conta a estória de Hazel,uma adolescente de 16 ano sem estado terminal que foi diagnosticada com um câncer na tireoide aos 13,que, pouco tempo depois, sofreu metástase nos pulmões. Sem muitas esperanças de que vai viver muito, ela busca sempre ficar o mais distante possível dos outros, pois quer reduzir ao máximo o número de pessoas que vão sofrer quando ela partir.
Em busca de que Hazel tenha uma vida um pouco mais parecida com a das outras adolescentes da sua idade, sua mãe a impulsiona a frequentar um grupo de apoio a crianças com câncer, o que nunca foi a vontade da menina, que sempre preferia a companhia dos livros, filmes e da família.
Durante uma dessas reuniões Hazel conhece Augustus, um adolescente de 17 anos ex-jogador de basquete que perdeu uma das pernas devido a um osteosarcoma. Diferente dela, Gusadora fazer novas amizades e não quer ser esquecido, principalmente pela sua família e amigos. Eles vão ficando cada vez mais próximos, o que para Hazel não era algo bom, pois em sua concepção seria mais uma pessoa a quem ela magoaria. Entretanto, juntos, os dois passam a viver emoções e situações que antes ela achava não serem possíveis para alguém em seu estado.
Depois de um tempo,um fato doloroso faz com que muitas de suas opiniões e sentimentos mudem e ela se encontra em uma posição completamente diferente da que estava acostumada.
“A Culpa é das Estrelas”vai muito além de uma história de adolescentes com câncer. É um livro sobre amor, amizade, crises existenciais,relacionamentos e mudanças. Retratando muito bem asuperaçãodas durezas da vida e o medo do esquecimento e da morte.
Camila de Oliveira Abrantes
|
Dicas de Filmes
|
|
|
Os Miseráveis
Inspirado em uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, “Os Miseráveis” teve sua primeira versão adaptada para cinema lançada em 1998. Em 2012,foi regravado em forma de musical com a direção de Tom Hooper,contando com a presença de grandes atores como Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried e Russell Crowe.
O filme conta a história de Jean Valjean. Um homem pobre que rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e por isso é preso e condenado a trabalhos forçados. Depois de nove anos, Valjean torna-se um homem livre, mas logo percebe que um ex-prisioneiro não consegue emprego e acaba na miséria. No entanto, após um encontro em que uma mão amiga lhe é estendida, ele decide começar a vida do zero e apaga sua identidade.
Anos depois, agora conhecido como Sr. Madeleine, Valjean consegue sucesso econômico e pessoal.Torna-se dono de uma fábrica e prefeito de uma pequena cidade, mas não demora muito até que alguém o reconheça, e isto é feito pelo inspetor da polícia, Javert. Decidido a provar que uma vez criminoso sempre criminoso, o inspetor passa a perseguir o ex-prisioneiro aonde quer que ele vá.
Mesmo preocupado em não ser preso novamente, Valjean tenta ajudar Fantine, uma ex-funcionária de sua fábrica, que se encontra na miséria e é obrigada a vender o próprio cabelo para sustentar a filha, Cosette. Mesmo fazendo tudo o possível, Fantine não resiste e Valjean adota a menina e a cria como se fosse seu pai.
O musical retrata uma história sobre pobreza e revolução, que certamente chama a atenção e nos põe a pensar sobre as questões sociais. Ganhador de três Oscars e três Globos de Ouro, “Os Miseráveis” é maravilhosamente bem produzido e conta com atuações impecáveis de grandes atores juntamente com canções marcantes e bem feitas.
Camila de Oliveira Abrantes
|
|
Perdido em Marte
Durante uma missão tripulada a Marte, uma equipe de astronautas norte-americanos, chefiada por Melissa Lewis, interpretada por Jessica Chastain, realiza um trabalho de campo quando é surpreendida por uma violenta tempestade de areia. Enquanto voltavam imediatamente para a base, o botânico Mark Watney, vivido por Matt Damon, é atingido por uma antena e dado como morto.
Devido ao incidente, a missão é abortada e Mark é deixado para trás. Porém, sobrevive e, até que o resgate chegue,tem que lutar pela sobrevivência no ambiente hostil do Planeta Vermelho. Abandonado, o personagem precisa realizar vários cálculos, analisar dados e plantar seu próprio alimento.
O astronauta, ao ser confrontado com uma situação extremamente delicada, descobre internamente sua força física e mental, emocionando e alternando momentos de tensão e de humor.
William Pinheiro Silva
|
Dica de Música
|
|
Burning Bridges - Bon Jovi
Bon Jovi é uma banda de Hard Rock estadunidense formada em 1983 no estado de Nova Jérsei e é considerada uma das bandas mais bem sucedidas da história do rock.
O grupo chamou atenção durante um show de abertura para a banda Scandal e conseguiu um contrato para a gravação de seu primeiro CD, Bon Jovi, que veio a vender mais de 500 mil cópias.
Após seu terceiro álbum, “Slippery When Wet”, que introduziu ao mundo os hits “You Give Love a Bad Name”, “Livin’ on a Prayer” e “Never Say Goodbye”, Bon Jovi começou a ser considerada uma das maiores bandas do momento.
Com o passar dos anos, o estilo da banda passou a se adaptar e teve como marco seu quinto álbum, “Keep The Faith”, que deixa de possuir letras românticas para trazer uma mensagem crítica da sociedade, e a partir desse álbum a banda adota um novo visual com cabelos diferentes.
Assim o grupo seguiu até os últimos anos: álbuns que mudam de estilo e de visual. É possível encontrar ao menos uma música no repertório para a maior parte dos estilos de rock existentes.
Porém, algo que nunca mudou na banda é a quantidade de turnês feitas. Tendo passado por todos os continentes, Bon Jovi estava sempre com uma turnê marcada. Isso pesou muito na decisão do guitarrista, Richie Sambora, de sair da banda, pois queria passar mais tempo com a família e acreditava que havia perdido boa parte da vida da filha.
Assim, em 2015, Bon Jovi lança seu primeiro álbum sem seu característico guitarrista, “Burning Bridges”. Um álbum que relembra o ouvinte de várias etapas da história da banda, o que não é uma surpresa, visto que este é composto de músicas que não haviam sido terminadas, concluídas e algumas novas. Ainda assim, nenhuma delas foi elaborada com o novo guitarrista da banda. O próximo álbum, dessa vez integrado apenas de músicas originais, está previsto para 2016, quando então a cara do novo Bon Jovi será mostrada ao público.
Giuseppe Di Giuseppe Deininger
|
|
|
|