Dicas‎ > ‎

ed70

                                                                                                                                                                                                                                                        

DICAS



Dicas de Livros Dicas de Filmes Dica de Música

 

Dicas de Livros



Mémorias de Minhas Putas Tristes 


Escritor colombiano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez traz nesse romance a história de um jornalista e cronista, não nomeado na obra, que aos noventa anos decide se presentear com uma aventura, ter uma relação sexual com uma adolescente virgem de 14 anos.

Para conseguir tal desejo, ele manteve o contato de uma antiga amiga e a mais popular cafetina da cidade. Ao contrário de suas expectativas, o cronista acaba se envolvendo com a jovem e pela primeira vez em sua vida não tem a necessidade de ter relações sexuais com a pessoa que está na cama com ele.

Em meio às várias noites com a jovem,unicamente observando enquanto ela dormia, o jornalista se lembra de como foi a sua vida sexual, em que seu relacionamento mais longo tinha sido com a empregada de sua casa e o restante de suas relações eram unicamente um acordo de compra.

O romance mostra que amar não é somente uma questão do ato sexual em si, mas sim algo mais envolvente que não conhece idade. O leitor irá descobrir a mensagem quando repentinamente um banqueiro famoso aparece morto no bordel onde eles se encontravam,cuja versão oficial é que tenha sido um assassinato encomendado pelo partido liberal. Assim, o bordel é fechado e os dois são separados.

Após o ocorrido, o protagonista se encontra em um momento de desespero, no qual sente uma solidão maior que todas as que já teve, a falta de um amor que acabara de conquistar após quase um século de vida.

Depois de muito procurar, ele encontra a antiga cafetina e também a adolescente, que deixou de ser pura e se tornou uma mulher completamente diferente. No começo surge a fúria, mas depois a calma volta e ele continua com seus velhos hábitos, de apenas observar, presentear, amar de um jeito mais sereno. O jornalista então decide comprar o bordel, a casa e o pomar, mas a cafetina prefere fazer um acordo: quem morresse primeiro deixaria tudo para a menina, e assim o idoso vê que vai ter um final feliz após 100 anos de solidão, pois poderá morrer amando.

Saul Borges Nobre







O Caçador de Pipas



O caçador de Pipas é o primeiro romance escrito por Khaled Hosseini.O livro conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos órfãos de mãe, que moram em Cabul, no Afeganistão, e que vivem realidades bem diferentes.

Enquanto Amir é um menino rico e bem nascido, mas bastante medroso, que está sempre em busca da aprovação do pai, Hassan mal sabe ler ou escrever, mas é conhecido por sua bondade e coragem. Praticamente inseparáveis, os meninos participam todos os anos do campeonato de pipas, que é realizado para marcar o início do inverno em Cabul. Amir é campeão nessa competição e participa sempre com a parceria de Hassan, que é um talentoso caçador de pipas (alguém que apanha as pipas caídas para exibi-las como troféus).

Durante o campeonato de pipas, no inverno de 1975, Amir recebe a chance de mostrar coragem e bondade, mas ele não enxerga essa oportunidade e o fato de tê-la deixado escapar o acompanhará para sempre.

Misturado a acontecimentos históricos e políticos, O Caçador de Pipas é um belo conto de amizade e redenção, indicado para quem gosta de se emocionar.

Camila de Oliveira Abrantes


Dicas de Filmes







Into the Wild - Na Natureza Selvagem



Quando você sente que está envolvido demais na esfera social, amarrado à rotina, à correria, à imagem e sente que a sua liberdade não depende só de você, está se perdendo de si mesmo, com a alegria desligada... É hora de parar um pouco, fechar os olhos, sentir a sua respiração e conhecer a vida do Christopher McCandless.

“Na Natureza Selvagem” mostra a estória do homem que disse não às regras sociais, todo materialismo e conforto de uma vida burguesa dos anos noventa nos Estados Unidos. Aos 22 anos, ao terminar a faculdade, doa todo seu dinheiro a uma instituição de caridade, vende o carro que ganha de presente e abandona a prosperidade da casa de seus pais sem que ninguém saiba para uma longa jornada pela América do Norte e o deserto do Alasca em busca do desapego e autoconhecimento.

Influenciado pelas suas leituras, Chris se decide por saciar seu desejo de liberdade, com objetivo principal de chegar ao Alasca e viver na natureza pura e selvagem, longe do homem e das relações hipócritas, carregadas de falsos sentimentos e manipulação social. O percurso transforma o jovem em um ícone de resistência e bravura.

O Sean Penn mede perfeitamente a dosagem de expressão que cada cena do filme transmite ao telespectador, proporcionando uma experiência cinematográfica singular, em contato direto com os sentidos de quem assiste.

Mas seria Chris McCandless um aventureiro heroico ou um idealista ingênuo e irresponsável?

Isso só irás saber ou entender quando assistir “Into the Wild” (Na Natureza Selvagem) e sentir a experiência da estóriade vida de Christopher McCandless.

Bárbara Nicoly M. Oliveira


O Senhor das Armas



O filme, escrito e dirigido por Andrew Niccol, retrata Yuri Orlov, interpretado pelo famoso ator Nicolas Cage. O diretor insere no início do longa uma pequena história de uma bala que segue uma trajetória, desde a sua confecção, manuseio e venda, até chegar ao uso em uma metralhadora e atingir a cabeça de uma criança em uma guerra civil africana.A obra é impactante ao contar, em primeira pessoa, o destino de um traficante de armas que contrabandeia em países africanos, para que estes se mutilem.

Yuri Orlov é filho de imigrantes ucranianos e ainda criança vai para os Estados Unidos.) Seduzido pelo american way of life, o ambicioso Orlov optou por ascender economicamente à margem da sociedade seguindo uma vocação que lhe parece natural: o contrabando de armas. Assim, fez uma grande carreira como homem de negócios imorais, conquistando admiração de seus irmão e de sua esposa, interpretada pela bela Bridget Moynahan.

Orlov narra sua trajetória sem sentir nenhum remorso em suas vendas, mesmo presenciando mortes de pessoas que nem na guerra estão. Finalizando o filme com a famosa:“A cada 12 pessoas no mundo há uma arma. A minha preocupação é: como armar as outras 11?", Yuri Orlov deixa o público mais informado e impactado com o que acontece pelo mundo do crime e das guerras.

José Wemerson Farias Lima

Dica de Música





Burning Bridges - Bon Jovi 



Bon Jovi é uma banda de Hard Rock estadunidense formada em 1983 no estado de Nova Jérsei e é considerada uma das bandas mais bem sucedidas da história do rock.

O grupo chamou atenção durante um show de abertura para a banda Scandal e conseguiu um contrato para a gravação de seu primeiro CD, Bon Jovi, que veio a vender mais de 500 mil cópias.

Após seu terceiro álbum, “Slippery When Wet”, que introduziu ao mundo os hits “You Give Love a Bad Name”, “Livin’ on a Prayer” e “Never Say Goodbye”, Bon Jovi começou a ser considerada uma das maiores bandas do momento.

Com o passar dos anos, o estilo da banda passou a se adaptar e teve como marco seu quinto álbum, “Keep The Faith”, que deixa de possuir letras românticas para trazer uma mensagem crítica da sociedade, e a partir desse álbum a banda adota um novo visual com cabelos diferentes.

Assim o grupo seguiu até os últimos anos: álbuns que mudam de estilo e de visual. É possível encontrar ao menos uma música no repertório para a maior parte dos estilos de rock existentes.

Porém, algo que nunca mudou na banda é a quantidade de turnês feitas. Tendo passado por todos os continentes, Bon Jovi estava sempre com uma turnê marcada. Isso pesou muito na decisão do guitarrista, Richie Sambora, de sair da banda, pois queria passar mais tempo com a família e acreditava que havia perdido boa parte da vida da filha.

Assim, em 2015, Bon Jovi lança seu primeiro álbum sem seu característico guitarrista, “Burning Bridges”. Um álbum que relembra o ouvinte de várias etapas da história da banda, o que não é uma surpresa, visto que este é composto de músicas que não haviam sido terminadas, concluídas e algumas novas. Ainda assim, nenhuma delas foi elaborada com o novo guitarrista da banda. O próximo álbum, dessa vez integrado apenas de músicas originais, está previsto para 2016, quando então a cara do novo Bon Jovi será mostrada ao público.

Giuseppe Di Giuseppe Deininger







Dicas das Edições Anteriores





Comments