Dicas de Livros
|
|
|
A Odisseia
A Odisseia é uma narrativa sobre um dos acontecimentos mais antigos da civilização, o pós-guerra de Tróia e a volta para casa de um dos comandantes da guerra, Ulisses. Em sua viagem de volta ele é submetido a duras provas e armadilhas, e isso o levou a uma viagem de 10 anos. Uma das consequências dessa história é o fato que o nome do livro resultou em uma palavra que significa exatamente o que ocorre no livro, a saga de um herói, uma Odisseia.
A história em sua versão mais original se perdeu ao longo dos anos, pois antes das narrativas serem escritas, elas eram cantadas. Assim, a versão escrita mais antiga dessa epopeia está em poema, que totaliza 24 cantos e 12 mil versos. Hoje, existem versões adaptadas em prosa para melhorar o entendimento da história como um todo.
Ulisses juntamente com sua tripulação, desvia-se do caminho facilmente pelas ilhas na qual atracam, e assim sua esposa Penélope vai ficando velha e sofrendo pressão por parte da sociedade para que se case e com isso a ilha de Ítaca posse a ter um rei novamente. Para não ceder ao casamento, pois possuía esperança que o marido já dado como morto retornasse, ela propõe um acordo no qual só iria se casar quando terminasse de tecer uma mortalha. A proposta foi aceita por todos os seus pretendentes, porém ela usava de uma artimanha, o que ela bordava de manhã ela desfazia de noite, conseguindo evitar por mais tempo o casamento e mantendo a esperança que seu marido voltaria para casa.
Para que Ulisses voltasse para casa ele recebeu ajuda de muitos deuses, pois se deparou com monstros e feitiços, tendo que muitas vezes provar sua determinação em voltar para os braços de sua amada. E mesmo assim, ao conseguir retornar ele se deparou com um outro desafio, tendo passado 10 anos ninguém o reconhecia, com isso teve que tecer um trama para que pudesse ser reconhecido pelo pai e pela esposa.
O livro escrito em prosa não deixa a desejar no envolvimento e fazer com que o leitor consiga imaginar como aconteceram todos os cantos. Essa história é tão empolgante e duvidosa ao mesmo tempo que até hoje é aclamada como uma história magnífica.
Saul Borges Nobre
|
 |
Ecos da Morte
Ecos da Morte é o primeiro livro da série The Body Finder da escritora americana Kimberly Derting. De maneira simples, recheada de suspense e romance, Kimberly prende o leitor da primeira à última página a partir de sua narrativa envolvente e misteriosa.
O livro conta a história de Violet Ambrose, uma adolescente de dezesseis anos que possui uma estranha habilidade. Desde criança, Violet segue “o seu extinto” de conseguir encontrar coisas mortas, o que a fez perceber que tem um dom, um dom mórbido. Ela pode seguir rastros e ecos que os mortos emitem por meio de ruídos, cores e cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinatos.
Junto a isso, há a paixão por seu melhor amigo, Jay Heaton. Com exceção da sua família, Jay é a única pessoa que conhece a habilidade de Violet, e na qual ela realmente pode confiar, por isso, receia tornar as coisas estranhas entre eles.
Diante de tantos sentimentos confusos, Violet se torna uma adolescente temerosa e insegura até quando estranhos sumiços de garotas vêm à tona. Descobre-se que um serial killer está atormentando a vida dos moradores da pacata cidade e a partir daí começa o desenrolar da trama.
Violet passa a sentir ecos diferentes dos anteriores, os ecos das garotas vítimas de assassinato e vê-se dentro da confusão. Torna-se uma peça essencial no quebra-cabeça para o grande mistério: quem é o assassino? Aos poucos, Violet se envolve inteiramente no caso, passando a perseguir o serial killer, e ele a ela. Então, com a ajuda de sua família e Jay, ela encara o desafio de acabar com a turbulência vivida na cidade.
Durante toda obra, a protagonista vivencia intermináveis situações de risco e aventura, ao longo de uma fluida e delicada narração dos cenários e diálogos, em uma leitura envolvente e acolhedora.
Wislayne Dayanne Pereira da Silva
|
Dicas de Filmes
|
|
|
Como Treinar Seu Dragão 2
O filme é uma produção americana dirigida por Dean Deblois e conta com a participação de atores como Jay Buracel (Soluço), Cate Blanchet (Valka) e Gerard Butler (Stoico). “Como Treinar seu Dragão” trouxe para os espectadores uma lição de tolerância e respeito mostrando que humanos e dragões podem conviver pacificamente. No segundo filme é dada continuidade a essa ideia, porém com muito mais aventura e desafios.
Cinco anos após convencer os habitantes de Berk de que os dragões não precisam ser caçados, Soluço junto com Banguela, seu dragão, buscam conhecer novos lugares. Durante uma de suas viagens, Soluço acaba encontrando um refúgio de várias espécies de dragões que são comandados por Valka, sua mãe, que havia sido afastada do filho quando bebê. Juntos, eles buscarão vencer Drago Bludvist, um homem malvado que busca controlar todos os dragões existentes.
Klynger Renan Menezes Dantas
|
|
Walter
Dirigido por Anna Mastro, o filme conta a história de Walter Gary, um homem com um emprego e uma vida comuns, mas um poder extraordinário.
Quando criança, depois da morte de seu pai, Walter faz um acordo com Deus e fica encarregado de julgar o destino de cada pessoa viva no mundo. Anos depois, trabalhando como bilheteiro em um cinema da cidade, ele segue uma rotina rigorosa, acordando todos os dias na mesma hora, percorrendo o mesmo trajeto e realizando as mesmas atividades no trabalho, levando uma vida comum, exceto quando tem que decidir quem vai para o céu ou para o inferno.
Walter sai de sua rotina quando Greg, um espírito que está na terra há muitos anos, começa a persegui-lo com a intensão de descobrir o seu destino. O problema é que ele só sabe julgar os vivos e não consegue decidir o caminho que Greg deve seguir. Mesmo assim, essa visita indesejada o fará questionar sobre sua vida e descobrir partes inimagináveis do seu passado.
O filme é uma comédia dramática, com revelações inesperadas ao longo da história e com um final surpreendente, indicado para aqueles que gostam de rir e se emocionar.
Camila de Oliveira Abrantes
|
Dica de Música
|
|
Jason Mraz's Beautiful Mess - Live On Earth
Jason Mraz é um cantor e compositor que tem seu gênero influenciado pelo reggae, rock, folk, pop, hip hop e jazz.
O seu primeiro trabalho musical foi A Jason Mraz Demonstration lançado em 1999 com oito faixas autorais. O seu primeiro albúm de estúdio só viria a ser gravado em 2002, intitulado Waiting for My Rocket to Come. Já o primeiro albúm ao vivo do cantor é do ano de 2001, intitulado de Live at Java Joe's, que foi gravado em San Diego, na Califórnia.
O albúm indicado não é um dos mais famosos e de maior sucesso do cantor, mas um dos que mais gosto. Ele é o último trabalho ao vivo de Jason, gravado no dia 13 de agosto de 2009 em Chicago, estado de Illinois. A obra é classificada como de gênero pop, mas envolve diversos sons diferentes e promove uma escuta bastante prazerosa contando com grandes sucessos do autor, como I’m Yours e Lucky que já integraram a trilha sonora de novelas brasileiras, além de músicas não tão conhecidas, mas não de menor qualidade, como Coyotes e The Dynamo of Volition.
Arthur Silva Vasconcelos
|
|
|
|