Dicas‎ > ‎

ed67

                                                                                                                                                                                                                                                        

DICAS



Dicas de Livros Dicas de Filmes Dica de Música

 

Dicas de Livros



Setenta e Oito Rotações 


Um livro bem escrito prende o leitor logo nas primeiras páginas. É o caso do livro intitulado “78 Rotações” de autoria do escritor paraibano Braulio Tavares. O título remete aos antigos discos de setenta e oito rotações por minuto ou 78 rpm, antecessores dos discos denominados LP (abreviatura de “Long Play”, em inglês) e dos atuais CD (abreviatura de “Compact Disc”, em inglês).

Para compor o livro foram selecionados setenta e oito textos publicados originalmente na coluna diária mantida por Braulio Tavares no Jornal da Paraíba, desde 2003.

De acordo com Braulio, o uso do termo “crônicas” para descrever esses textos é uma simples generalização, pois alguns podem ser contos ou enquadrados em outros gêneros literários.
Não sei se de forma proposital, mas os dois primeiros textos trazem como títulos: “A crônica” e “Uma crônica”.

No livro 78 Rotações, ao longo das 167 páginas, além das crônicas, o leitor encontrará reflexões do autor sobre os mais variados assuntos, tais como: política, música, poesia popular brasileira, cinema, filosofia, história e aforismos, como por exemplo: “Se você jogar 100 sementes num roçado, e apenas uma delas brotar, você deve considerar isto uma vitória por 1x0, e não uma derrota por 99x1”.

Professor Benedito Antônio Luciano







As Aventuras de Sherlock Holmes



Sherlock Holmes é o detetive mais aclamado de toda a literatura policial. Seu brilhantismo e peculiaridades tornaram-se inspiração para diversas outras obras, não somente da literatura, mas também do cinema, teatro, séries e histórias em quadrinhos. Se conhece algum personagem bastante racional, calculista, com conhecimentos sobre as mais diversas áreas de estudo, pouco sociável, cujas falas mais parecem frases de efeito e que soluciona um crime a partir de fatos obscuros e aparentemente sem relação alguma, pode ter certeza que este pesonagem tem um pouco de Sherlock em sua criação.

“As Aventuras de Sherlock Holmes” inclui doze primeiros contos de Holmes, publicados originalmente entre julho de 1891 e junho de 1892 na revista britânica Strand Magazine. Entre estes estão as histórias mais conhecidas do mestre de Baker Street, como “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, “Escândalo na Boêmia” e “A banda malhada”, todos fielmente narrados pelo seu grande amigo Dr. Watson, que após seu casamento decide visitar Holmes e assim não deixa de participar das aventuras do amigo.

Com direito a ilustrações originais, esta obra é indispensável para quem deseja conhecer mais sobre Sherlock, no que vai além de apenas os casos mais famosos, como “Um Estudo em Vermelho” e “ O signo dos Quatro”. É um ótimo livro também para quem quer ler narrativas curtas, mas sem perder a instigação e o suspense de um bom mistério.

"Meu nome é Sherlock Holmes. Meu ofício é saber o que os outros não sabem."

Emilly Rennale Freitas de Melo


Dicas de Filmes







Projeto Almanaque



Projeto Almanaque é um filme dirigido por Dean Israelite e que tem Michael Bay, que trabalhou na série Tranformers e, recentemente, no filme Tartarugas Ninjas, como produtor. Os atores principais são Jonny Weston, Ginny Gardner, Sofia Black-D’Elia e Allen Evangelista.

O filme trata de um grupo de jovens que descobrem instruções secretas antigas sobre a construção de uma máquina do tempo. Após isso, eles decidem construir a máquina, mas a utilização desta causa diversos trantornos. Lendo assim, o enredo parece passar longe de ser algo inovador. E passa mesmo. No entanto, a película chama a atenção por tratar de jovens e mostrar esse “poder” da viagem no tempo sendo utilizado para conseguirem notas melhores, serem mais populares e irem para festas, além dos tradicionais usos, como ganhar na loteria.

Outro ponto que chama a atenção no filme é que aborda bastante a tecnologia e também alguns conhecimentos relacionados à engenharia elétrica, principalmente durante o processo de montagem da máquina. Mesmo com eles tendo encontrado instruções sobre como a máquina deveria ser feita, o seu processo de montagem não é tão simples e eles encontram alguns problemas, sobretudo em relação à fonte de energia para a máquina.

Por fim, pode-se dizer que o filme é bastante interessante e divertido, embora seja, até certo ponto, previsível. Vale a pena assistir!
Arthur Silva Vasconcelosr


Gravidade



Em pleno espaço, três astronautas realizam consertos no telescópio espacial Hubble, quando são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrentes da destruição de outro satélite por um míssil russo. Um deles morre, e o ônibus espacial é destruído pelos destroços do míssil, e a única chance de se salvarem, é indo pra uma cápsula chinesa que está prestes a retornar ao solo na Terra.

O filme deslumbra incríveis visuais da Terra vista do espaço, e também a visão de dentro do capacete dos astronautas. Com uma excelência em efeitos visuais e sonoros, que retratam fielmente o que realmente acontece no espaço sideral, não era para menos, já que 90% das cenas foram realizadas em pleno espaço. Há ainda o incrível trabalho dos atores George Clooney, um astronauta experiente, e Sandra Bullock, uma astronauta iniciante, muito nervosa ainda, mas se fará de extrema importância no decorrer do filme.

Para quem gosta de assistir um filme que exibe fielmente o que acontece no espaço, as leis da física e da matemática, Gravidade certamente não irá decepcionar.

José Wemerson Farias Lima

Dica de Música





Is this it 



The Strokes foi uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente no começo dos anos 2000. A banda de rock de garagem formou-se ainda no fim dos anos 1990 e (se) destacou por ir na contramão da tendência da indústria fonográfica da época.

Em uma época em que os estúdios de gravação se modernizavam com equipamentos digitais de alta qualidade sonora, os jovens de atitude rebelde do Strokes se esforçaram ao máximo para fazer com que o CD parecesse mais uma gravação de fita cassete.

Apesar do caráter amador de gravação do disco, as músicas são extremamente contagiantes. Para os frequentadores de clubes noturnos da cidade de Nova York daquele tempo, as músicas não passavam de uma compilação das que eles já tocavam todos os fins de semana.

Isso por que o Strokes já era uma febre na cidade antes do lançamento do primeiro disco comercial.

A banda foi muito criticada inicialmente pelo comportamento contraditório dos seus membros: o vocalista Julian Casablancas é filho do fundador da Elite Model Management e estudou em internatos suíços junto com o guitarrista Albert Hammond Jr., filho de um conhecido compositor norte americano.

O primeiro disco da banda Strokes, Is This It, foi lançado no começo de 2001 inicialmente fora dos Estados Unidos da América. A capa original do álbum causou polêmica por ser sexualmente explicita e por conta disso teve de ser mudada quando o CD foi lançado na América, em setembro do mesmo ano.

Com um único CD, o Strokes despontou em uma turnê mundial e obteve muito sucesso. Is This It vendeu aproximadamente duas milhões de cópias e foi considerado um dos álbuns mais importantes dos anos 2000. Muitas bandas foram influenciadas por esse trabalho como os ingleses do Arctic Monkeys .

Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros







Dicas das Edições Anteriores





Comments