Dicas‎ > ‎

ed64

                                                                                                                                                                                                                                                        

DICAS



Dicas de Livros Dicas de Filmes Dica de Música

 

Dicas de Livros



Senhores e Servos 


Apesar do inverno russo da década de 1860, a mente do negociante Vassíli Andrèitch continua aquecida por sua ambição: tornar-se mais rico. E a compra de uma floresta vizinha, por preço muito abaixo do mercado, faz seu objetivo parecer mais próximo. Nikita, camponês que passou a maior parte dos seus 50 anos trabalhando em casas e terras de outros, é antigo servo de Vassíli.

Nikita é um servo estimado por Andrèitch, não apenas pela honestidade, energia e bondade natural, mas também pelo que recebe, metade de um salário normal, que é quase sempre utilizado no armazém do próprio empregador.

Visto que donos de terras vizinhas haviam tomado conhecimento da barganha que iria fazer, Andrèitch decide apressar sua viagem e concluir o negócio o mais rápido possível. Por isso, na tarde seguinte ao Natal, ordena que preparem o trenó e, por conselho de sua mulher, parte ao lado do sempre disposto Nikita sobre o chão de neve.

As cenas seguintes tornam-se rapidamente dramáticas. Tomados por uma forte tempestade de neve, os dois homens e cavalo se perdem e terão de suportar uma noite fria e escura em campo aberto.

Todos os diálogos, pensamentos e acontecimentos daquelas lentas horas serão suficientes para que senhor e servo passem a enxergar um ao outro, assim como a brevidade da vida, de outra forma.

Humberto de Brito Rangel Neto







A Batalha do Apocalipse



“A batalha do apocalipse” conta a história de um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, os quais desafiaram a tirania dos poderosos arcanjos. Muitos anjos foram expulsos do paraíso e exilados, condenados a viver no mundo terreno até o dia em que viesse ocorrer o Juízo Final, momento no qual anjos exilados juntamente com o arcanjo caído, Lúcifer travarão uma batalha contra os demais Arcanjos e anjos do paraíso liderados pelo arcanjo Miguel. Esta batalha decidirá o destino não só da humanidade, mas também de todo o Universo.

Com um enredo envolvente e com uma descrição poética e meticulosa dos ambientes e personagens, a história perpassa pelo esplendor do Império Romano, pelos gelados castelos da Inglaterra Medieval e muitos outros lugares históricos.

Quando Park finalmente criou coragem para falar, foi como se todo um novo mundo tivesse aberto suas portas para Eleanor. Um mundo longe dos problemas com o padrasto em sua casa, longe de tudo que a prendia. Era quase como se ela estivesse livre. Quase.

Eduardo Spohr, o autor, foi muito competente na sua escrita. A paixão pela literatura e o seu interesse pelo estudo da história é perceptível ao longo do texto. Um fato interessante é como Spohr mostra a autodestruição da humanidade, como o mundo vem se degradando ao longo dos tempos.

A junção de todos esses aspectos e mais ainda o mesclar de momentos de empolgação, lutas heroicas, suspense e romance, torna a leitura leve e interessante.

Lucas Candeia Medeiros Maia


Dicas de Filmes







A teoria de tudo


Produzido em 2014 e previsto para ser lançado no Brasil em 29 de janeiro de 2015, o filme “A teoria de tudo”, dirigido por James Marsh, sob o título original “The Theory of Everything”, é baseado no livro de memórias “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, escrito por Jane Hawking, ex-mulher do astrofísico inglês Stephen W. Hawking.

"A teoria de tudo" é uma ideia poderosa e permanente na física e consiste na busca pela unificação de todas as forças da natureza, em uma mesma teoria, de fenômenos diferentes, assim como Newton unificou a queda dos corpos e o movimento planetário e Maxwell unificou a eletricidade e o magnetismo.

No filme, é apresentado como o jovem estudante da Universidade de Cambridge, Stephen W. Hawking, brilhantemente interpretado pelo ator Eddie Redmayne, fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa, esclerose lateral amiotrófica, que lhe tirou os movimentos do corpo e a fala, quando ele tinha apenas 21 anos.

Embora na época da descoberta da doença um médico tenha previsto que expectativa de vida do jovem estudante seria de cerca de dois anos, o prognóstico não foi confirmado e Stephen W. Hawking, que atualmente tem 72 anos, produziu obras de grande repercussão, como: “Uma breve história do tempo: do Big Bang aos buracos negros” e “O universo numa casca de noz”.

Indicado para concorrer ao Oscar, em cinco categorias, o filme “A teoria de tudo” foi o vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Eddie Redmayne) e Melhor Trilha Sonora.

Benedito Antonio Luciano, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG


De Volta ao Jogo”.


O filme, lançado em 2014, com produção americana, canadense e chinesa, apresenta um elenco de peso, com estrelas como Keanu Reeves, Michael Niqvist e Alfie Allen. Ação é o que não falta durante todo o filme.

A história do filme gira em torno de John Wick (Keanu Reeves) um assassino de alta categoria e bastante temido em Nova York, que trabalhava em parceria com a máfia russa. Porém um dia ele decide se aposentar e viver tranquilamente com sua esposa, mas esta é acometida de uma grave doença.

Antes de morrer ela deixa um cachorro para cuidar de John no período de luto. No entanto poucos dias após a sua morte, ladrões invadem sua casa roubam seu carro e matam seu cachorro, a última lembrança da sua mulher. A partir desse momento, John é invadido por um desejo de vingança: está “de volta ao jogo”.

Klynger Renan Menezes Dantas

Dica de Música





Piano Solos 


O compositor estadunidense Dustin O’Halloran tem ganhado destaque nos últimos anos pelo seu trabalho que mistura elementos do piano clássico e do contemporâneo, ajudando a popularizar a música instrumental.

Dustin tem formação em música clássica e lançou o seu primeiro disco, Piano Solos, em 2004. Diferente da maioria dos álbuns de pianistas, que convertem músicas populares em belos arranjos de teclas, O’Halloran apresenta composições de sua própria autoria.

Apesar desse tipo de música não possuir um forte espaço na indústria fonográfica comparado a estilos como Pop e Rock, Dustin conseguiu um notável reconhecimento com apenas um disco lançado. Críticos consideraram Piano Solos uma obra pós-clássica e anos mais tarde as músicas desse CD viraram trilhas sonoras para filmes como Maria Antonieta (2008), dirigido por Sofia Coppola.

A maioria das músicas de Piano Solos são intuladas Opus seguidas de alguma numeração. Esse termo é comumente utilizado para designar trabalhos de compositores clássicos, o que leva a crer que o álbum se trata de uma compilação de músicas escritas pelo músico em diferentes períodos.

Por fim, a experiência de escutar o disco é extremamente harmoniosa. É possível escutar sons ambientes de madeira rangendo do instrumento e o escorregar no sapato do pianista durante a gravação. Esses detalhes sonoros fazem o ouvinte imergir no ambiente da música e se sentir próximo do compositor.

Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros







Dicas das Edições Anteriores





Comments