Dicas‎ > ‎

ed58

DICAS





Dicas de Livro Dicas de Filme

 

Dicas de Livro





A Ilha 


Spinalonga foi por muito tempo o refúgio, mesmo que indesejado,da colônia de leprosos da Grécia no século XX. Entrelaçadas com a realidade de Plaka (vilarejo de Creta), as histórias vivenciadas na ilha atravessam a Segunda Guerra Mundial e desabrocham em um drama emocionante e envolvente que remonta o sentido de humanidade e de esperança.

A rica família Petrakis protagoniza a história ao estar intimamente ligada à doença que leva centenas de pessoas a serem isoladas em uma ilha: médicos, advogados, professores e bancários, que repentinamente assistiam às suas vidas se resumirem  a uma montanha cercada pelo mar.

A luta em busca da cura atravessa o tempo e rompe as fronteiras da ilha, envolvendo o vilarejo Plaka e seus moradores, que sem saber quais as consequências da vinda dessa colônia para região, viverão um drama comovente.

Bárbara Nicoly







O Labirinto



Escrito pela inglesa Kate Mosse, no livro são narradas as aventuras de duas mulheres separadas por 800 anos, Alice e Aläis. No ano de 2005 a jovem Alice, que participa de um grupo de escavações voluntárias no sul da França, descobre esqueletos de pessoas próximos a artefatos que lembram rituais de alguma seita. Paralelo a isso, a escritora descreve a história de Aläis, uma moça do século XIII que se envolve com artefatos ligados à existência do santo Graal.

O livro se aprofunda na cultura dos povos cátaros, que viveram no Sul da França até o período da Idade Média. Os cátaros seguiam uma cultura cristã com doutrinas próprias e por isso foram perseguidos pela Igreja. A cultura cátara descreve a existência do santo Graal como um conjunto de livros com origem no antigo Egito que escondem rituais de poder.

Ao longo da leitura, revela-se um labirinto do século XIII e se pode perceber que as histórias de Alice e Aläis se cruzam. Nas escavações feitas por Alice, objetos encontrados geram Déjà vus à medida que ela adentra cada vez mais no labirinto. Eventos que ocorreram há 800 anos atrás se repetem novamente e cabe a Alice seguir os passos de Aläis para evitar que o Graal caia em mão erradas. Apesar do livro fazer referências a elementos místicos, a leitura não é cansativa nem apelativa para esse quesito.

Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros


Dicas de Filme







X-Men: Dias de um Futuro Esquecido


X-Men é uma equipe formada por mutantes, indivíduos geneticamente alterados. Sua história começou nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics nos Estados Unidos. Após os quadrinhos, surgiram desenhos, filmes, dentre os quais o último lançamento foi “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”.

Dirigido por Bryan Singer, o qual dirigiu “X-Men” lançado em 2000, o filme conta com a participação de Hugh Jackman (Wolverine) e James McAvoy (Professor Xavier jovem).

O enredo se passa em um futuro no qual os mutantes são ferozmente caçados pelos Sentinelas (robôs criados por um cientista, Bolívar Trask, que almejava a extinção desses indivíduos). Os que não foram mortos precisam "viver nas sombras", escondidos. Entre os sobreviventes encontram-se: Wolverine, Professor Xavier, Tempestade, Magneto, Kitty Pryde e mais alguns poucos.

Como última esperança de sobrevivência, os mutantes decidem enviar a consciência de Wolverine, em uma viagem no tempo, com destino os anos 1970, onde ela ocupará o corpo do mesmo naquela época. Wolverine terá que convencer Professor Xavier e Magneto a trabalharem juntos no passado, para que possa vir a existir um futuro para todos.


Lucas Candeia Medeiros Maia


The Maze Runner – Correr ou Morrer


Baseado no livro futurista Correr ou Morrer, escrito por James Dashner, que inicia a trilogia The Maze Runner contando com as obras Prova de Fogo e A Cura Mortal, no filme "The Maze Runner – Correr ou Morrer", dirigido por Wes Ball, se passa a história do jovem Thomas (Dylan O’Brien) que, sem lembrar de absolutamente nada, acorda em um enorme labirinto.

Em um mundo pós-apocalíptico, Thomas é deixado em uma comunidade só de garotos após sua memória ter sido apagada. Assim como ele, o grupo de garotos não faz a mínima ideia do porquê de estarem naquele lugar e desconhecem os mistérios que os muros do labirinto escondem.

A curiosidade de Thomas o diferencia dos demais garotos e suas habilidades o tornarão líder do grupo. Será preciso unir forças para poderem escapar.

O ambiente e a tensão são suficientes para prender o espectador até o fim e os efeitos, em especial os do grande labirinto, são intimidadores. Vale a pena assistir, aguardo ansioso sua sequência!

William Pinheiro Silva

Dicas das Edições Anteriores














Comments