Dicas‎ > ‎

ed57

DICAS





Dicas de Livro Dicas de Filme

 

Dicas de Livro




A Cidade dos Segredos 


Laura Della Scala, também chamada de Signorina Della Scala, viveu os últimos anos na tranquila e regrada vida de noviça, sob os rígidos comandos da abadessa, num convento. Quando seu pai a chama de volta para casa ela se vê sozinha, sua irmã está morta, seu pai só tem ganância e está disposto a dar sua mão em casamento a um velho estranho, Vincenzo, apenas para recuperar o poder e a situação financeira que um dia possuiu.

Sem sua irmã mais velha, que após a morte da mãe havia se tornado seu porto seguro ela se via sem rumo, vivendo de acordo com a manipulação do pai. Desesperada para se libertar do noivo ela se compromete com um grupo de mulheres chamado Segreta, então ela se vê obrigada a colocar todas as suas esperanças nessa sociedade que lhe cobra apenas um segredo pela ajuda. Mas que valor tem um segredo? E quais consequências têm a sua revelação?

A sociedade em que Laura vive está sempre voltada para a obtenção de poder. Mortes que parecem naturais se tornam mais frequentes e ela continua sentindo a falta de sua linda e forte Beatrice. A Signorina Della Scala se sente dividida entre as ordens do pai, a curiosidade sobre o que realmente aconteceu com sua irmã, as desconfianças sobre a sociedade de mulheres e uma forte atração por um galante pintor, Giacomo. Até que ponto ela poderá ir para descobrir a verdade sobre a morte de sua irmã? Até quando poderá viver numa sociedade de mentiras? Será que no meio de toda aquela manipulação ainda poderia existir um casamento por amor? Sem saber em quem confiar, Laura enfrentará dias totalmente incomuns na Cidade dos Segredos de Sasha Gould.

Natália Medeiros







Duma Key



Duma Key é um livro daqueles que mesmo depois de anos que foi lido, lembramos ainda não só do enredo, mas de frases, dos personagens, dos momentos. Nele, o grande empresário Edgar Freemantle está se recuperando de um acidente no qual perdeu seu braço direito e abalou sua memória. Enquanto lida com a penosa recuperação, a raiva é praticamente tudo que lhe resta.

Seu médico recomenda uma “cura geográfica”, uma nova vida longe da agitação da cidade e da empresa que levantou do nada. E ainda sugere que retome o velho hábito de desenhar.

Sem muitas alternativas, Edgar aceita as sugestões, decidindo ir para uma ilha pouco desenvolvida, mas de grande beleza na costa da Flórida, chamada Duma Key.

Finalmente Edgar parece encontrar a paz que desejava. Ao caminhar pela praia, conhece Wireman – que se torna um grande amigo, no mínimo peculiar. Assim, encorajado pela nova vida, Edgar começa a desenhar.

Seu talento para a arte surreal mostra-se notável. Chegando a ser comparado a Dalí, Edgar impressiona a todos na ilha. Contudo, somente ele sabe sobre a fonte da beleza singular de seus quadros.O que começou como algo inocente para passar o tempo, desenhar se tornou um instrumento poderoso – como uma arma. Enquanto a ilha escolhe Edgar para apresentar seu poder, algo muito diferente de tinta é derramado.

Duma Key é uma obra em que o leitor realmente sente viver a estória,cujos personagens se tornam tão familiares, que parecem nossos próprios amigos – ou inimigos. Por meio de uma narrativa imprevisível com um leve toque de Oscar Wilde, as páginas passam rápido, ao passo que o vento se torna mais forte... que quando o terror bate na porta, você simplesmente sabe que ele vai entrar.

Emilly Rennale Freitas de Melo


Dicas de Filme






Guardiões da Galáxia


Famosa pelos seus heróis das histórias em quadrinhos, a Marvel tem se aventurado pelo universo cinematográfico desde 2008, com o filme Homem de Ferro. Desta vez, a gigante dos quadrinhos resolveu apostar em heróis não tão conhecidos do público, pegou personagens obscuros e investiu milhões de dólares para tentar emplacar o sucesso. E o resultado não poderia ter sido diferente, a fórmula funcionou.

Desde o seu primeiro filme, a Marvel mostroudicas sobre seu universo cinematográfico, especialmente nas cenas pós-créditos, o que criou cada vez mais expectativas entre os fãs. A produtora criou então um universo coeso, onde heróis se encontram para derrotar os mesmos arqui-inimigos.

“Guardiões da Galáxia” é um filme que se passa em um universo alternativo do século XXI. Peter Quill (Chris Pratt) ganha a vida como saqueador e autodenomina-se Senhor das Estrelas. Ao roubar um objeto de interesse do poderoso vilão Ronan, O Acusador, Peter passa a ser perseguido por caçadores de recompensas.
Para tentar descobrir a importância do poderoso objeto e tentar sobreviver, o Senhor das Estrelas une-se com quatro novos personagens: Groot, uma árvore humanoide (Vin Diesel), a misteriosa Gamora (Zoe Saldana, famosa por já se aventurar pelo espaço sideral, interpretando Ney’tiri em Avatar e a tenente Uhura em Star Trek), o guaxinim Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax (Dave Bautista).
O filme dirigido por James Gunn possui um incessante ritmo de aventura recheado com boas piadas, e este é um grande diferencial dos filmes de super-heróis estrelados até aqui, o humor. Elemento este que não foi poupado no longa e que juntamente com os excelentes efeitos especiais proporcionam diversão garantida para os expectadores.


Danilo Pequeno


Diário de uma Paixão


O filme é uma produção americana de 2004, baseado na obra de Nicholas Sparks, estrelado por Ryan Gosling (Noah Calhoun – jovem) e Rachel McAdams(Allie Hamilton – jovem).

Um casal de idosos vive em um asilo, o homem por escolha própria e a mulher por ser acometida do mal de Alzheimer. Todos os dias ele lê uma parte de uma história de amor para ela. O romance é protagonizado por Noah Calhoun e Allie Hamilton que se conhecem em um parque de diversão e acabam vivendo, durante as férias de verão, uma paixão intensa, amenizada pela separação dos dois ao final das férias.

Depois de sete anos, cada um deles vivia em mundos bastante diferentes. Noah vivia isolado e assolado por pensamentos em Allie enquanto ela havia ficado noiva, mas sempre perturbada pela lembrança de Noah. Porém, Allie ao ver um anúncio em um jornal com a foto de Noah resolve encontrá-lo e eles acabam reacendendo o seu amor. Enquanto a senhora escutava a história, sua memória era restaurada pouco a pouco, até perceber que a história ouvida era sobre a sua própria vida.

Klynger Renan Menezes Dantas

Dica de Música









17 Days 


A recente explosão de bandas independentes de gravadora foi tão significativa que acabou gerando um estilo próprio: o indie rock . Esse estilo já é marcado por famosas bandas fazendo tour ao redor do mundo como Arctic Monkeys e Black Keys. É esse contexto que se encontra o jovem George Barnett.

Com 21 anos, ele resolveu se empenhar no caminho da música e lançou um projeto chamado 17 Days: a cada 17 dias uma nova música seria lançada, feita a partir do zero. Ao terminar esse ambicioso trabalho, utilizou alguns meios de divulgação conhecidos, que lhe renderam certa visibilidade. O principal vetor que ele encontrou, porém, foi The Pirate Bay, um site de compartilhamento de conteúdo de forma ilegal que vai contra os padrões estabelecidos com direitos autorais de cópia e distribuição . Ironicamente, o site possui uma campanha que destaca projetos interessantes compartilhados na página com consentimento dos autores. Algumas bandas destacadas foram Corelia, de math metal e Ye Banished Privateers, com música pirata(?!).

George compartilhou seu árduo trabalho com uma faixa curta, especial, em que menciona que sabe como é não ter dinheiro para comprar as coisas, e mesmo assim querer apoiá-las. A partir disso, seu trabalho tomou proporções mundiais tais como as grandes bandas citadas.

O álbum possui diversos temas, mas em geral foca-se no cotidiano. Light a Fire expressa revolta sobre sistemas autoritários com uma batida viciante; Cassi mostra o contentamento dele com algumas pessoas ao seu redor, ao mesmo tempo que lembra de pessoas cujos sonhos não puderam ser realizados; e 17 Days, homônima ao álbum, que reflete sobre o ponto onde ele chegou com o sonho de ser músico e como as coisas serão desse ponto em diante.

Todas as faixas foram cuidadosamente compostas, gravadas e masterizadas por ele, a exceção de alguns instrumentos, como o saxofone, que vieram de participações especiais. 17 Days marca o começo de uma interessante carreira musical por George Barnett que, desde então, publica vídeos no YouTube sobre novas composições, shows e planos diversos (https://www.youtube.com/watch?v=Bjp8_kVbs0I).

Além disso, o artista também lançou uma versão única do hit Get Lucky, do Daft Punk, que também é uma ótimo pedido aos interessados em conhecê-lo. https://www.youtube.com/watch?v=0R_JtZQwiMk (George Barnett - Get Lucky)

Danilo Barreto Cavalcanti







Dicas das Edições Anteriores