Dicas‎ > ‎

ed55

DICAS





Dicas de Livro Dicas de Filme

 

Dicas de Livro




O Velho e o Mar 


Escrito em 1951 pelo reconhecido autor americano Ernest Hemingway, Nobel de Literatura em 1954, O Velho e o Mar conta a luta de Santiago, um pescador que, apesar de grandes histórias e pescarias na juventude, enfrenta 84 dias de fracassos em alto mar. Manolin, um jovem que trata Santiago como um pai, é um aprendiz de pescador e um dos poucos que acredita que no Velho e na experiência dele. Essa confiança do menino é peça importante para a coragem de Santiago em persistir e no 85º dia lançar-se ao mar com fé na grande sorte.

Munido de superstição, e um pouco de orgulho, o Velho Santiago enfrenta a solidão e as dificuldades de aventurar-se sozinho em alto mar. Ao conhecer os pensamentos do pescador, assim como certas paisagens cubanas, onde Hemingway morou por anos, o leitor consegue adentrar em um ambiente de simplicidade e comoção. Em águas profundas, o encontro do Velho com um enorme peixe torna visível toda a força, sonhos e lutas de Santiago pela sobrevivência. Uma personagem resiliente e humana com um singular final.

Humberto de Brito Rangel Neto







Louca por você



Renata, uma jovem da Zona Sul do Rio de Janeiro, viveu um grande amor em sua adolescência, um amor que ficou para trás e sem motivos para despertar. O namoro com Rodrigo vai bem, só precisa de um pouco mais de animação, romance e aventura da parte dele. Ela é uma daquelas pessoas que ama fazer aniversário, que fica feliz pela proximidade da data e que de forma alguma deixa que ela passe em branco. Ao fazer a lista de amigos, que receberiam o e-mail de convite para uma simples comemoração em uma boate da cidade, Renata resolve incluir Vítor, seu ex-namorado, na lista de destinatários.

A partir do momento em que o convite foi enviado, Renata começou a questionar-se “Será que ele vai?”, “E se ele nem mesmo tiver visto o e-mail?” e tudo muda ao encontrá-lo. Rê, como é chamada pelas amigas, sente o coração disparar e perde o fôlego ao ver Vitor naquela boate. Mas nada poderia acontecer; ela já tem Rodrigo e ele tem Tatiana (horrorosa e super criticada pelos amigos). Dias de indecisão se passam com muita conversa e conselho das amigas até que ela percebe que ainda é apaixonada por Vitor.

Simultaneamente, a mesma agência secreta começa a ter conhecimento do real propósito de um dos seus clientes e passa a considerar a Até que ponto vale a pena lutar por um amor? Existe a forma correta de fazer isso? Por quanto tempo você esperaria pelo incerto? Renata e Tatiana irão te fazer pensar muito sobre essas perguntas. “Louca por você” é a primeira obra da escritora Fernanda Belém e chega como um grande sucesso recebendo muitos elogios de seus leitores. Um romance jovem e leve, com personagens carismáticos e bem animados para mostrar o amor verdadeiro como um sentimento que o tempo e a distância não podem apagar e que prevalece mesmo quando pensamos o contrário.

Natália Medeiros


Dicas de Filme






Pi


Lançado em 1998, o primeiro filme de Darren Aronofsky chama atenção por ser em preto e branco e seus cortes de cenas serem bruscos. É enquadrado como um filme de ficção científica, entretanto, a forma como é abordado o enredo faz com que "Pi" lembre um suspense.

À medida que ele progride, um grupo de investidores de Wall Street procuram entrar em contato com ele. Paralelo a isso, as habilidades de Max são também alvo de um grupo de judeus locais que busca explicações sobre padrões numéricos encontrados na Torá.

Rodeado por números, pouco a pouco Max fecha-se do convívio social e passa a enfrentar problemas psicológicos que prejudicam o rendimento de sua pesquisa. Ele é constantemente alertado pelo seu mentor, Go, que relata ter estado em situações parecidas quando estudava padrões no número pi.


Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros


O preço do amanhã


O filme “O preço do amanhã”, dirigido por Andrew Niccol, tem como personagem protagonista Will Salas, interpretado por Justin Timberlake.

No longa é exibido um futuro no qual a tecnologia avançou ao ponto de não permitir que as pessoas envelheçam a partir dos 25 anos, idade na qual, segundo o filme, o ser humano não muda mais sua aparência. Mas com isso surgiu algo ruim: a moeda de troca passou a ser o tempo de vida que cada um ainda detinha, com o intuito de “controlar o crescimento populacional do planeta”, já que os seres humanos passaram a não morrer por velhice.

O protagonista Will é uma das pessoas que vive o dia presente, pois, por não ser “rica”, tem que se preocupar com o dia em que vive para conseguir mais tempo, trabalhando muito, quase em regime de escravidão, para poder viver outro dia. O filme possui uma cadeia de acontecimentos que mostrarão como os personagens do filme dão importância ao “dinheiro” podendo até mesmo matar por isso.

Apesar do tema futurista, o filme possui um visual estilístico muito retrô, com roupas e carros dos anos 80. A trama é basicamente de ação, mas possui uma crítica muito forte referente ao quanto damos valor ao nosso tempo no dia a dia e ao quanto damos valor ao termo dinheiro.

Saul Borges Nobre

Dica de Música









Stadium Arcadium 


O trabalho mais ambicioso dos trinta e um anos de banda, Stadium Arcadium (2006) é uma tentativa de consolidar tudo o que significa ser Red Hot Chili Peppers, desde seu começo com o funk-metal até ritmos alternativos e mais calmos, no estilo dos hits Under the Bridge e Californication. Essa tentativa encontrou sucesso nas vinte e oito músicas do álbum duplo, que ganhou cinco das sete nominações ao Grammy em 2007, incluindo o prêmio de Melhor Álbum de Rock e o de Melhor Box ou Edição Especial. Foi também o último álbum em que participou o famigerado ex-guitarrista da banda, John Frusciante. Ele não poderia desejar uma despedida melhor.

O primeiro CD, azul e de nome Júpiter, parece ser um aperitivo para o segundo, vermelho e de nome Marte. Em Júpiter, músicas como Desecration Smile, Tell me Baby e Hard to Concentrate logo começam a mostrar o diferencial desta obra, que com letras bonitas e ritmo de “não sair da cabeça”, faz quem escuta se perguntar se ainda é possível ficar melhor.

E é. Em Marte, Dani California, Snow, Charlie e Wet Sand, dentre outros títulos, demonstram o porquê das inúmeras premiações para Stadium Arcadium. Canções carregadas de emoção, com o tipo de música que os Chili Peppers fazem de melhor: um “rock-funk-punk-metal-psicodélico” com direito a toques alternativos, mostram o melhor estágio dos integrantes. Características típicas do guitarrista Frusciante destacam-se bastante, como harmonias e duelos em falsete, simutaneamente com solos de guitarra, ratificando o crédito de grande parte da profundidade do trabalho, que desde o Californication (1999), álbum de volta do Frusciante à banda, deixou evidente a diferença que faz no grupo.

Anthony Kieds também não decepciona, cujo vocal continua a melhorar em uma idade em que muitos cantores de rock deixam as notas mais altas para o cargo dos cantores auxiliares. O baixista Flea cada vez torna mais claro ser um dos melhores de todos os tempos e, juntamente com Chad Smith, recentemente considerado entre os dez melhores bateristas de música alternativa, completam o quarteto dos Chili Peppers, os quais com Stadium Arcadium mostram que não é preciso que algo seja de outro planeta para ser marcante.

Emilly Rennale Freitas de Melo







Dicas das Edições Anteriores













Comments